Como fazer um churrasco para amigos e familiares?

Churrasco: como fazer um churrasco para amigos e familiares? Fim de semana vai chegando e com ele aquela vontade de reunir os amigos ou a família pra um churrasco, não é?

Mas para preparar um bom churrasco você não deve ficar atento apenas às carnes, o carvão, a churrasqueira e os temperos. Um bom churrasco vai muito além disso; e vamos mostrar para você como fazer um churrasco para amigos e familiares pra ficar marcado, afinal o churrasco é sim um evento social, que reúne pessoas que você gosta.

Dicas de como fazer o churrasco perfeito para amigos e familiares

Vamos começar as nossas dicas pela escolha da carne. Com tantas variedades, qual carne escolher para fazer um bom churrasco para amigos e familiares?

Como acender a churrasqueira?

Coloque o carvão na churrasqueira e abra um buraco no meio. Faça um cone de papel, despeje óleo nele, coloque-o no meio do carvão e ponha fogo nesse cone. É importante que a parte de baixo do cone esteja bem fechada. Não aconselhamos a usar o álcool para acender. É perigoso!

Como preparar Picanha, Fraldinha e Costela para o churrasco?

Como fazer picanha no churrasco?

A picanha é um tipo de corte de carne bovina tipicamente brasileira. A origem do nome Picanha advém do tratamento talhante Italiano, nomeadamente do corte Picatta.

Para um bom churrasco é fundamental que ela tenha gordura porque esta ajuda a carne a ficar mais macia e suculenta. A própria gordura vai regando a carne.

Uma boa picanha possui mais ou menos 1,1 kg. Se a peça vendida é muito mais pesada do que isso, provavelmente traz uma parte de coxão duro. As mais avermelhadas são melhores. Evite as que estão com sangue escuro.

Modo de preparo da picanha para o Churrasco

Corte bifes de 2cm a 3cm, aproximadamente. Coloca-se sal grosso 10 minutos antes de ir a grelha. Tira-se o excesso de sal e doura-se dos dois lados até o ponto desejado.

Vire as carnes apenas uma vez. Espere que o sangue comece a aparecer em maior quantidade na parte superior e, então, inverta o lado com um pegador.

O ideal é assar só com o calor das brasas. As chamas de fogo queimam a carne e o sabor fica amargo.

Como fazer Fraldinha para o churrasco

A fraldinha é uma boa carne para churrasco, com preço mais acessível e saborosa. Está localizada entre a parte traseira e a costela do animal. As mais avermelhadas são melhores. Evite as que estão com sangue escuro.

Modo de preparo da Fraldinha para o Churrasco

A preparação não tem segredo. Faça cortes transversais na parte da gordura da fraldinha para o sal penetrar mais. Passe o sal grosso triturado de maneira uniforme dos dois lados. A carne do espeto deve estar virada pra cima. Comece pela ponta dela e vai costurando para que ela fique bem firme na carne. Ela precisa ficar bem compactada (justa) no espeto. Não fure a gordura, passe o espeto por baixo dela. Sele a fraldinha 15cm da brasa por uns 10 minutos (cada lado). Depois passe para 40cm da brasa para assar por uns 40 minutos. Faça o primeiro corte pra quem gosta dela ao ponto (ou mal passada) e depois volte pra churrasqueira pra quem desejar um pouco mais assada.

O ideal é assar só com o calor das brasas. As chamas de fogo queimam a carne e o sabor fica amargo.

Esse mesmo tipo de preparação pode ser feito ainda para alcatra e contrafilé, maminha.

Como fazer costela para churrasco?

O osso deve ficar para baixo. Deixe uma meia hora, depois vire de um lado, em seguida para o outro lado. Por fim, a parte do osso fica para cima. Esse processo dura, em média, 1h20.

Se optar pelo papel alumínio, enrole a carne, não importa o lado do papel. Deixe primeiro a parte do osso para baixo e depois vire-a para cima. O calor do interior que irá assá-la.

É bom pra costela ficar macia que ela tenha gordura. Não confunda gordura com gordurosa. É preciso que a costela tenha uma boa parte de carne.

Churrasco pra quem não come carne vermelha

churrasco-vegetariano

Claro que você pode colocar na churrasqueira file de frango, tulipa, picanha suína e até peixes. Mas se ainda assim você tiver entre os convidados alguém que não coma nenhum tipo de carne, separamos algumas sugestões para agradar os vegetarianos.

Churrasco vegetariano

Abacaxi: corte em rodelas, coloque um pouco de canela e coloque na grelha.

Abobrinha: corte em fatias ou rodelas, tempere com sal (agosto), azeite e ervas finas, e grelhe por alguns minutos.

Alho-poró: corte as folhas, abra o talo no sentido do comprimento e coloque para assar.

Cogumelos: escolha cogumelos grandes. Higienize-os, tempere como preferir e grelhe. Caso preferir, faça também espetinhos com os menores.

Maçã: asse na brasa com papel alumínio e jogue mel, canela e nozes por cima.

Palmito: utilize do tipo pupunha in natura. Basta enrolar no papel alumínio e colocar perto da brasa por duas horas. Coma temperando com azeite e sal.

Tofu: corte em fatias grossas, tempere com molho shoyu, cebola picadinha, um pouco de gengibre ralado e grelhe por alguns minutos.

Banana: coloque sobre a grelha, com casca, por alguns minutos até cozinhar. Retire a casca quando estiver pronta e sirva com sorvete de creme.

Berinjela: corte fatias em comprimento ou rodelas, tempere com sal (a gosto), azeite e ervas finas e grelhe por alguns minutos.

Cebola: corte ao meio, tempere com azeite, sal e pimenta do reino. Embrulhe em papel alumínio e deixe sob a grelha até ficar macia.

Qual a quantidade de carne para fazer o churrasco?

Essa parece ser a parte mais complicada, não é mesmo? Cada um come uma quantidade de carne. Há os que comem muito. Há os que comem pouco. Há quem prefira ficar apenas na salada (será?).

Há que use a média de 300 gramas por pessoa. Há que prefira, subir a média para 500 gramas por pessoa e garantir que não falte carne pra ninguém.

Churrascômetro: Clique aqui e calcule a quantidade de carne para seu churrasco. No site, preencha as lacunas da calculadora e saiba o quanto comprar de picanha, linguiça, costela e até de acompanhamentos.

Como receber amigos e familiares para um churrasco?

churrasco-em-casa-familiares-almoco-domingo

E se o churrasco é um evento social, como afirmamos no início deste texto, vamos às dicas de como receber os amigos e familiares para um churrasco em casa.

Se o churrasco for à noite, pense em como será a Iluminação do ambiente. Pense em uma iluminação que favoreça a diversão.

E por falar em diversão, boa música não pode faltar. Ou você contrata um bom DJ ou faça você mesmo uma boa playlist de músicas que vão agradar aos mais variados gostos de seus convidados.

Sirva uns petiscos até o churrasco ficar pronto. Castanhas, amendoins, nachos com molhos. Até a famosa torradinha com orégano vale.

Bebida à vontade é sempre bom, não é?. Cerveja, Caipirinha com frutas variadas, refrigerante e até sucos… sim você não pode esquecer da galera que prefere algo mais natureba. Então, porque não pensar também como entrada uma boa salada bem colorida?


Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *