Como manter o corpo em forma durante o inverno?

Treinar ou praticar uma atividade física durante o inverno é coisa de guerreiro, não é? Deixar a cama quentinha durante o dia para ir pra academia ou para uma corrida matinal é necessário ter muito foco no objetivo e, claro, na saúde.

Mesmo para quem treina depois do expediente não é fácil, já que a temperatura começa a cair após às 17h. E, convenhamos, parece que o corpo pede cama, pipoca e Netflix. 😉

Você sabia que para que não haja desconforto e equilíbrio interno do corpo as atividades físicas são recomendadas entre 20ºC e 25ºC? É isso mesmo, abaixo de 14 ºC o corpo pode sofrer com risco de parada cardíaca, caso a temperatura não suba rapidamente; confusão mental, reação física e coordenação motora comprometidas; dificuldades de respiração e calafrios.

No frio, enquanto ainda estiver aquecido pela atividade física, tome o devido cuidado para não se expor a situações climáticas extremas, pois uma queda de temperatura corporal brusca pode causar danos que vão de uma gripe a confusões mentais.

Atividade física: hidratação durante o inverno

Durante o inverno é natural consumir menos água, mas continue investindo na sua hidratação. Beba água durante a prática de exercícios.

Lesões durante as práticas esportivas durante o inverno

Alongar-se e fazer um aquecimento prévio antes da sua atividade física minimiza as lesões, seja no inverno ou em qualquer estação do ano.

Sim, elas podem ocorrer com mais frequência, pois há redução no diâmetro dos vasos sanguíneos) e redução da circulação sanguínea periférica, portanto invista um pouco mais de tempo no aquecimento e também nos alongamentos antes (e depois) de praticar a sua atividade física. Não deixe isso apenas para a água quente do chuveiro. ;P

Natação durante o inverno

Boa parte das piscinas nos espaços que oferecem a atividade é aquecida. Mas todo o cuidado com o choque térmico é recomendável. Pra quem tem problemas respiratórios a natação ou a hidroginástica faz muito bem para o corpo, principalmente durante o inverno, quando a umidade do ar fica muito baixa, causando crises em quem sofre com a dificuldade em respirar.

Pode manter a atividade física com gripe ou resfriado?

Durante o inverno aparecem as doenças respiratórias. Durante a gripe ou o resfriado os sintomas mais comuns são: espirros, tosse, dor no corpo, coriza e, às vezes, febre.

Quando isso ocorre é porque o corpo está dizendo que há algo errado, portanto, os especialistas e indicam que é melhor dar um tempo nas atividades físicas e repousar, já que qualquer esforço, nessas condições, pode agravar os sintomas.

O que fazer depois de uma atividade física durante o inverno?

Invista em líquidos quentes. Recomendamos um bom chá quente relaxante ou que tal um chimarrão? O chimarrão possui alcaloides, que são substâncias responsáveis por eliminar o cansaço físico e mental e a fadiga.


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