fbpx

Novembro Azul: um papo de macho sobre o câncer de próstata

Novembro Azul: você sabia que o câncer de próstata provoca 307 mil mortes no mundo todos os anos. Em 2013, no Brasil, foram 13.772 mortes devido ao câncer de próstata. A estimativa dada pelo INCA para 2018 é de 68.220 mil novos casos da doença.

Não é brincadeira, caros amigos. O homem costuma brincar com a saúde, mas diante dessa informação e a facilidade de descobrir e tratar o câncer de próstata quando diagnosticado bem cedo – as chances de cura podem chegar a 90% – você não vi ficar dando bobeira, não é?

Já quando o câncer de próstata é diagnosticado tardiamente, os procedimentos para a cura podem causar sequelas muito temidas pelos homens, como disfunção erétil, infertilidade ou incontinência urinária.

Conteúdo do artigo

Quando procurar o médico para os exames de câncer de próstata?

O recomendado é que os homens procurem seus médicos a partir dos 50 anos. Caso haja algum fator de risco 45 e, se ele possuir algum parente de primeiro grau diagnosticado com câncer de próstata, o ideal é aos 40 anos”, lembra.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Exame de Câncer de próstata | Medo e preconceito

Como já informamos no início desse texto, os homens são meios relaxados quando o assunto é ir ao médico, e, infelizmente, no caso do exame contra o Câncer de Próstata, muitos homens postergam a sua ida ao consultório por medo ou preconceito.

Além do exame ser feito apenas depois de confirmada a necessidade, o toque retal, quando feito pelo especialista, é um exame indolor, com pouco desconforto, realizado em poucos segundos e é mais eficiente porque pode detectar nódulos, o que não acontece com o PSA – o exame de PSA livre é feito da mesma maneira que o exame do PSA total, através da coleta de uma pequena amostra de sangue.

Mito ou verdade: Câncer de Próstata é mais comum em negros?

Verdade. O câncer de próstata afeta mais homens negros, com uma incidência duas a três vezes maior do que o restante da população masculina. O dado epidemiológico foi obtido a partir de uma campanha para prevenção da doença realizada em 1998 no Hospital das Clínicas, em São Paulo, que atendeu 3.000 homens.

“Embora dados dos EUA já indicassem a prevalência, essa é a primeira vez que dados brasileiros correlacionam a doença com a raça negra”, disse o urologista Sami Arap, coordenador da campanha do HC-USP.

O câncer de próstata que afeta os negros (chamado adenocarcinoma) ocorre mais precocemente e é mais grave do que outros tipos.

A incidência elevada do câncer de próstata em negros deve-se principalmente a fatores genéticos, acreditam os cientistas.

Campanha Novembro Azul

Novembro Azul 2015 | Combate ao Câncer de Próstata

Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. A ideia foi criada na Austrália, em 2003, e o movimento Novembro Azul tornou-se internacional.

Uma das ações propostas na Austrália foi a de fazer a barba e deixar o bigode crescer até 30 de novembro e ir postando fotos a medida que o bigode vai tomando forma. A iniciativa é um incentivo para que todos possam discutir sobre o tema e, claro, estimular os homens a realizarem o exame de toque retal.

Outa ação é iluminar prédios públicos na cor azul, assim como é feito no Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização contra o Câncer de Mama.

Já no Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida, uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de interesse público (OSCIP), foi o órgão responsável por disseminar o Novembro Azul.

Porque existe o Novembro Azul?

O Novembro Azul é um movimento que foi realizado pela primeira vez na Austrália e objetiva alertar a população sobre o câncer de próstata. Comemorado inicialmente na Austrália em 2003, esse mês foi escolhido porque é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Como foi criado o Novembro Azul?

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17/11 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

Qual é o objetivo do Novembro Azul?

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização a respeito do câncer da próstata. Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata.

Novembro Azul: Dia Mundial do Diabetes

Além disso, o Novembro Azul também é um mês de conscientização do diabetes. Entre várias iniciativas, no dia 14 de Novembro é assinalado o dia mundial do diabetes.

Entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%. Isso significa que a doença passou de atingir 5,5% da população e, agora, atinge 8,9% das pessoas. Entre as mulheres, o índice é de 9,9% e, entre os homens, de 7,8%. Os dados são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde.

Número de diabéticos no Brasil

Dados da Federação Internacional de Diabetes – IDF mostraram que em 2017, 12,5 milhões de pessoas já eram diabéticas no Brasil. Segundo a mesma estimativa da Federação, no mundo já existem 400 milhões de diabéticos. Considerando que essa é uma doença crônica e progressiva, a estima-se que neste mesmo período mais de 16,8 milhões de brasileiros tenham desenvolvido o estágio inicial desta doença, mas apenas 1/3 destes pacientes foram diagnosticados.

Número por cidades de diabéticos no Brasil

Rio de Janeiro é a cidade com maior numero, com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes. Depois aparecem: Natal e Belo Horizonte (ambos com 10,1), São Paulo (10), Vitória (9,7), Recife e Curitiba (ambos com 9,6). Boa Vista tem a menor prevalência com apenas 5,3 casos por 100 mil habitantes.

Número de mortes por Diabetes no Brasil

O diabetes matou 406.452 pessoas no Brasil entre 2010 e 2016, segundo  o balanço mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde. Em 2016, 61.398 brasileiros foram vítimas fatais da doença crônica.

 


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.