Novembro Azul: um papo de macho sobre o câncer de próstata

Novembro Azul: você sabia que o câncer de próstata provoca 307 mil mortes no mundo todos os anos, e que no Brasil, um homem morre a cada 40 minutos?

Não é brincadeira, caros amigos. O homem costuma brincar com a saúde, mas diante dessa informação e a facilidade de descobrir e tratar o câncer de próstata quando diagnosticado bem cedo – as chances de cura podem chegar a 90% – você não vi ficar dando bobeira, não é?

Já quando o câncer de próstata é diagnosticado tardiamente, os procedimentos para a cura podem causar sequelas muito temidas pelos homens, como disfunção erétil, infertilidade ou incontinência urinária.

Quando procurar o médico para os exames de câncer de próstata?

O recomendado é que os homens procurem seus médicos a partir dos 50 anos. Caso haja algum fator de risco 45 e, se ele possuir algum parente de primeiro grau diagnosticado com câncer de próstata, o ideal é aos 40 anos”, lembra.

Exame de Câncer de próstata | Medo e preconceito

Como já informamos no início desse texto, os homens são meios relaxados quando o assunto é ir ao médico, e, infelizmente, no caso do exame contra o Câncer de Próstata, muitos homens postergam a sua ida ao consultório por medo ou preconceito.

Além do exame ser feito apenas depois de confirmada a necessidade, o toque retal, quando feito pelo especialista, é um exame indolor, com pouco desconforto, realizado em poucos segundos e é mais eficiente porque pode detectar nódulos, o que não acontece com o PSA – o exame de PSA livre é feito da mesma maneira que o exame do PSA total, através da coleta de uma pequena amostra de sangue.

Campanha Novembro Azul

Esta iniciativa tem como objetivo a sensibilização dos homens para a importância do diagnóstico precoce do câncer da próstata. A ideia foi criada na Austrália, em 2003, e o movimento Novembro Azul tornou-se internacional.

Uma das ações propostas na Austrália foi a de fazer a barba e deixar o bigode crescer até 30 de novembro e ir postando fotos a medida que o bigode vai tomando forma. A iniciativa é um incentivo para que todos possam discutir sobre o tema e, claro, estimular os homens a realizarem o exame de toque retal.

Outa ação é iluminar prédios públicos na cor azul, assim como é feito no Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização contra o Câncer de Mama.

Além disso, o Novembro Azul também é um mês de conscientização do diabetes. Entre várias iniciativas, no dia 14 de Novembro é assinalado o dia mundial do diabetes.


Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Um comentário em “Novembro Azul: um papo de macho sobre o câncer de próstata
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *