Slow living: a tendência agora é desacelerar
Vivemos em um mundo acelerado. Em outras palavras, tudo precisa ser feito “para ontem”, dos compromissos profissionais aos pessoais. Nesse contexto, a sobrecarga é quase certa, nos deixando esgotados e sem ânimo.
Exatamente por isso, cada vez mais pessoas estão decidindo abraçar uma alternativa interessante: a tendência do slow living. Basicamente, a ideia é desacelerar, fazendo escolhas conscientes para valorizar o momento presente até alcançar o equilíbrio.
Mas será que você sabe o que significa o slow living? Ou, então, como levar esse conceito para o seu dia a dia? Se não, acompanhe este artigo e veja como dar o primeiro passo!
Conteúdo do artigo
O que é slow living?
Para começar, vamos entender o que, de fato, significa slow living. De modo geral, o termo teve origem no movimento slow movement, que nasceu ainda nos anos 1980, com o conceito de gastronomia slow food.
A proposta era dar prioridade aos ingredientes sempre frescos, locais e sazonais, preparados com tranquilidade e atenção — ou seja, na contramão do famoso fast food. Com o passar do tempo, essa ideia foi se expandindo para diferentes nichos da sociedade.
Atualmente, o slow living é visto como filosofia de vida, já que os seus adeptos procuram valorizar aquilo que realmente importa, além de cultivar hábitos mais saudáveis, com foco em desacelerar e garantir o bem-estar. Bacana, não é mesmo?
Quais são as vantagens do slow living?
Não é por acaso que, a cada dia, mais pessoas abraçam o slow living. Uma vez em ação, esse conceito consegue garantir inúmeros benefícios, ajudando a repensar o modo como você se relaciona com o tempo. Entre esses pontos positivos, podemos destacar os seguintes.
Menos estresse
Quando vivemos acelerados, não dá outra: logo começamos a sofrer com a ansiedade e a pressão. Porém, ao investir no slow living, conseguimos mudar esse jogo, organizando as nossas prioridades para evitar a sobrecarga mental.
Aumento da produtividade
Sem dúvida, quando reduzimos as nossas atividades diárias, conseguimos aumentar a nossa concentração. E o resultado disso? Com o slow living, temos mais foco e otimizamos a qualidade das nossas entregas.
Melhora na saúde
Entre as mudanças oferecidas pelo slow living, podemos destacar a possibilidade de dormir melhor, reservar um tempo para praticar atividades físicas e priorizar uma alimentação de qualidade.
Juntos, esses hábitos promovem uma melhora na saúde física e mental, ajudando você a ter mais energia e disposição.
Como adotar o slow living?
Agora que você já sabe o que é slow living, chega o momento de descobrir como colocar essa ideia em prática. A seguir, reunimos algumas dicas acessíveis e eficientes, que farão toda a diferença no seu dia a dia. Anote já!
Organize o seu tempo
Sempre que possível, dê uma olhada em sua agenda e faça o seguinte questionamento: “quais tarefas são realmente essenciais”? Em muitos casos, dizer “não” é importante para se livrar da sobrecarga e construir uma rotina mais saudável.
Crie rituais para o dia a dia
Que tal começar a adicionar pequenos rituais diários na sua rotina? Você pode, por exemplo, realizar caminhadas diárias, preparar um bom café da manhã ou, simplesmente, separar alguns minutos para meditar. São hábitos simples, mas que, ao longo do tempo, ajudam a promover um lifestyle mais tranquilo.
Desconecte-se
Quando ficamos muito tempo online, não conseguimos aproveitar bem os nossos momentos livres. Além disso, essa prática amplia a sensação de pressa, causando ainda mais estresse e ansiedade. Para mudar essa situação, tente passar alguns períodos longe da internet, especialmente antes de dormir e relaxar.
Olhe para o simples
Ao invés de sair em busca de experiências cada vez mais inovadoras e exclusivas, considere começar a valorizar a simplicidade da vida.
Desfrute dos prazeres que passam despercebidos aos nossos olhos, como preparar uma refeição saborosa com calma, ouvir uma música nova, conversar com os amigos, ir ao parque e por aí em diante.
Para encerrar, é válido ressaltar que não existe uma receita pronta para quem deseja abraçar o slow living. O segredo é adaptar o conceito de acordo com o seu perfil e as suas necessidades.
Comece repensando o que é importante para você e, em seguida, busque reduzir os excessos. A diferença será notória!
E então, gostou de descobrir mais sobre slow living e quer conferir outras reflexões e dicas? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Nelas, é possível encontrar conteúdos que estimulam o autoconhecimento. Aproveite!
Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?
Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?
