fbpx

Como combinar roupas formais e casuais?

Equilíbrio é tudo! E ele pode ser alcançado também na hora de se vestir. Seja para trabalhar ou curtir, dá para combinar roupas formais e casuais para produções estilosas e personalizadas.

Inclusive, atualmente poucas empresas cobram um dress code muito rígido de seus colaboradores, como blazer, camisa e calça social.

No entanto, grande parte ainda não adotou um código de vestimenta com roupas casuais demais, como bermuda.

Na maioria dos casos, a mistura entre peças nos dois estilos ajuda você a parecer mais arrumado, mas sem tanta formalidade.

E os calçados, claro, têm papel fundamental nisso. Continue a leitura do nosso artigo e confira dicas para a combinação ideal!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Conteúdo do artigo

Entenda a diferença entre roupas formais e casuais

Primeiramente, antes de aprender a misturar os dois estilos, é preciso entender as características de cada um para fazer combinações de um jeito harmônico.

Afinal, misturá-los dá mais possibilidades na hora de se vestir. É como se você conseguisse multiplicar seus looks com as peças que já tem.

Confira os detalhes em seguida.

Roupas formais

Quando falamos em roupas formais, muita gente pensa logo em terno, gravata, sapato social… Mas a verdade é que o conjunto é ainda maior!

Isso porque são consideradas formais aquelas peças com corte reto, ajustado ao corpo de um jeito elegante, como é o caso das camisas, inclusive a polo.

Os calçados, claro, fazem toda a diferença para um visual arrumado. Afinal, não dá para usar roupas formais e tênis de corrida.

Entre as roupas formais também há diferentes estilos, que variam de acordo com o quão alinhado você precisa estar. Por exemplo, temos o esporte fino, o passeio, o passeio completo e até o black-tie.

De maneira geral, essas são peças mais indicadas para ocasiões formais, como sugere o nome do estilo. Isso inclui situações de trabalho, casamentos, jantares e outros eventos com dress code refinado.

Roupas casuais

Já as roupas casuais são mais despojadas, perfeitas para situações informais, como uma festa de aniversário, um almoço ou um happy hour, entre outras ocasiões.

São aquelas peças do dia a dia, como calças e bermudas confeccionadas em jeans ou sarja. Na parte de cima, camiseta, camisa de flanela e jeans estão entre as opções.

Para os pés, sapatênis ou slip on são ideais. O primeiro fica bacana na combinação com jeans. O segundo vai bem também com bermuda.

Lembre-se apenas de deixar os tênis de corrida ou academia — aqueles com amortecedores — exclusivamente para as práticas esportivas. De maneira geral, eles tornam a produção menos sofisticada.

Aprenda a combinar roupas formais e casuais

Entre os estilos formal e casual há muitas outras nuances que você pode experimentar. Isso inclui shapes como o chamado esporte fino, por exemplo, que mistura diferentes elementos.

Assim, fazem o meio-termo entre a formalidade e informalidade e são ideais para apostar em diversas situações.

Para ajudar a compor essas produções, reunimos algumas dicas:

  • tom sobre tom — ou seja, a mistura de peças da mesma cor — é uma dica para um look elegante, mesmo combinando roupas formais e casuais;
  • camisa de alfaiataria aberta com t-shirt lisa e calça jeans é uma alternativa de produção que coordena roupas formais e casuais;
  • camisa com blazer também é uma combinação equilibrada, que pode ser complementada com jeans ou calça de sarja;
  • calça jeans com a barra dobrada, mostrando um pouco do tornozelo, traz para o visual um ar moderno e jovial, porém alinhado;
  • oxford, mocassim e derby são boas opções de calçado para combinar com roupas formais e casuais;
  • sapato de camurça é outro meio-termo que vai bem com jeans e faz a linha “arrumadinho”;
  • suéter por cima de uma camisa de botão combina com calça jeans em dias frios.

Evite peças que contrastem muito, principalmente se você for mais baixo, porque isso “corta” a silhueta. Além disso, prefira roupas com caimento similar, para manter a harmonia.

Como você deve ter percebido, a escolha do calçado faz toda a diferença para dar o tom da sua produção.

Se quiser conferir modelos de mocassins, sneakers, sapatênis, botas ou sapatos sociais, acesse a loja virtual da Ferricelli!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.