fbpx

Guia completo do sapato social masculino

Na hora de montar um visual caprichado, é preciso se atentar para todos os elementos da produção: a camisa, a calça, o terno e, inclusive, o calçado. No entanto, ao contrário do que acontece com as mulheres, os homens não têm tantas opções para vestir os pés, sendo o sapato social masculino a mais comum e certeira delas.

A boa notícia é que o mercado conta com diferentes versões do modelo — desde aquelas exclusivas para oferecer conforto até as mais ousadas e estilosas. Tudo dependerá da natureza da combinação e da ocasião na qual você pretende marcar presença. Independentemente da sua escolha, o ideal é investir nas alternativas de maior qualidade.

Mas afinal, como tomar a decisão correta e fazer com que esse investimento valha a pena? Se você não sabe por onde começar, é só continuar a leitura. Neste material, criado pela Ferricelli, explicaremos todos os detalhes que envolvem o universo do sapato social masculino: quais estão em alta e como usar o seu. Confira!

Como usar sapato social masculino no dia a dia?

Há quem imagine que os sapatos sociais masculinos são todos iguais e devem ser usados somente em ocasiões formais com trajes de alfaiataria.

No entanto, o mercado da moda trabalha com uma grande variedade desse tipo de calçado, o que faz dele uma excelente solução para que os homens consigam adequar os seus looks conforme o evento e a necessidade.

E o melhor caminho para descobrir como usar tais pisantes no dia a dia é conhecer melhor as versões disponíveis e suas principais finalidades. Vamos lá?

Oxford

Quer saber qual o sapato social masculino mais confortável? Comece conhecendo o oxford.

De todos, este também é o modelo mais sofisticado, adaptável no pé e capaz de transmitir elegância em uma produção, principalmente aquelas criadas para eventos refinados, como reuniões de negócios, formaturas ou casamentos.

Criado na Escócia, tal calçado era o preferido do rei Eduardo VII e, posteriormente, ganhou o seu nome graças ao uso intenso pelos alunos da Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Não reconhece o tipo de calçado de que estamos falando? Em suma, o oxford é um sapato que não tem abas, apresenta bico arredondado e costuras em toda a sua superfície. Ele é encontrado principalmente nas tonalidades preta e marrom.

Combina facilmente com ternos, blazers, camisas sociais e calças de alfaiataria.

Monk strap

Com o seu visual diferenciado, o monk strap é um modelo que divide opiniões. Ainda assim, ele ganha, a cada dia, mais popularidade entre aqueles que curtem uma combinação mais original e ousada.

A razão para tanta polêmica é uma só: em vez dos tradicionais cadarços, essa versão de sapato social masculino apresenta alça e fivela.

A origem do calçado vem de muitos séculos. Ao que tudo indica, o pisante foi desenvolvido pelos monges da Europa que buscavam um sapato capaz de substituir as suas sandálias e, com isso, proteger mais os pés.

O modelo faz o seu estilo? Ótimo! Extremamente versátil, essa é uma alternativa que pode ser integrada em eventos casuais e formais — desde que seja usado com as roupas adequadas para cada momento.

Visite a nossa loja virtual e tenha já o seu sapato social masculino para todas ocasiões.

Derby

O derby é outro sapato social masculino bastante popular. A princípio conhecido como blucher, apresenta cadarços e bico levemente quadrado. Contudo, o que realmente chama a atenção são as suas abas — bem abertas e posicionadas na altura do cadarço.

Embora o seu visual seja um pouco menos sofisticado e formal que a versão oxford, também é uma excelente alternativa para compor looks com blazer e calça social, dispensando o uso da gravata. Às vezes, dependendo da ocasião, o calçado ainda consegue garantir uma combinação harmoniosa com calça jeans de recorte reto e lavagem escurecida.

Vale lembrar que, por conta do seu formato, o derby é um calçado que se adequa melhor em rapazes com o peito do pé mais elevado, oferecendo, assim, mais conforto e bem-estar ao longo do dia.

Aproveite e adquira agora mesmo o seu calçado em apenas um clique!

Brogue

É provável que você já tenha visto um sapato brogue por aí. Considerado uma variação do oxford, esse modelo também foi criado pelos escoceses, mas era voltado aos caçadores, trabalhadores e demais indivíduos que passavam parte do tempo realizando atividades no campo.

As décadas se passaram e, graças à sua funcionalidade, os britânicos se apaixonaram por ele. Tal sucesso foi possível por conta do seu design repleto de furinhos, que facilitava o escoamento da água durante os dias de chuva, agilizando, assim, o processo de secagem.

Aliás, falando em furinhos, esses detalhes podem ser encontrados tanto na ponta quanto em volta do produto. O bico, por sua vez, costuma apresentar um visual mais arredondado e fino, em comparação aos demais. Todas essas características tornam o sapato brogue uma boa opção para quem deseja montar produções urbanas e casuais.

Em uma combinação, por exemplo, ele vai bem tanto com roupas sociais quanto com aquelas mais despojadas e compostas por elementos jeans. Nessas ocasiões, que não exigem tanta formalidade, a dica é investir nas versões em preto, que são versáteis e combinam bem com uma ampla variedade de roupas.

Loafer

Quando a pergunta é: “qual sapato social masculino está na moda?”, prontamente destacamos o loafer — um modelo desenvolvido em 1930 nos Estados Unidos, mas que vem marcando presença nas produções masculinas até hoje. Após a sua criação, e com o objetivo de tornar o calçado mais popular, um homem chamado George Henry Bass resolveu incluir os chamados “weejuns” no produto.

Em resumo, esse detalhe consiste em uma faixa de couro em formato de losango e localizada na altura do peito do pé. Incrivelmente, tal ação deu certo e, nos anos 1960, essa versão ficou famosa entre os estudantes norte-americanos que frequentavam as universidades.

Ao contrário das demais opções, o loafer não tem cadarço ou fivela — fato este que faz com que ele seja uma alternativa bastante casual. Nas produções do dia a dia, o ideal é não usá-lo com trajes sociais, mas sim com peças em jeans, camisas polo e outros itens em algodão e com um design mais despojado.

Como escolher sapato social masculino?

“Qual o melhor sapato social masculino?”, “qual o sapato social mais confortável?” ou “qual sapato social masculino está na moda?” — tais perguntas são constantes na hora de escolher o calçado ideal. No entanto, como uma maneira de facilitar a tarefa, basta considerar alguns aspectos que são importantes e farão toda a diferença durante o uso do produto.

As principais são: o seu estilo na moda, a ocasião em que o calçado será usado, as suas necessidades e, vez ou outra, até o formato do seu pé.

Seja qual for a sua escolha, também é importante estar aberto a novas possibilidades. Se você nunca usou um sapato com diferentes detalhes ou acabamentos inusitados, considere fugir do óbvio e apostar em algo diferente.

Atualmente, essa indústria cresceu bastante e vive em busca de métodos para desenvolver produtos que sejam esteticamente bonitos e, principalmente, proporcionem o máximo de conforto aos seus consumidores. Ou seja, se for possível unir um bom design e alta tecnologia em um mesmo modelo, melhor ainda!

Caso você ainda esteja inseguro em relação à sua compra, é só continuar a leitura e conferir abaixo mais detalhes exclusivos para saber qual sapato social comprar.

Eleja um modelo que converse com o seu estilo

De nada adianta comprar aquele sapato social masculino que bomba nas ruas se, mais tarde, você não conseguirá usá-lo de fato — seja porque o produto não é confortável ou não combina com o seu estilo de vestir.

Por isso, a nossa primeira recomendação é procurar um calçado de acordo com as suas roupas e os locais que você visita com frequência.

Se você é um rapaz que gosta de marcar presença em casamentos, formaturas e eventos corporativos, vale a pena investir em uma versão mais sofisticada, como o oxford. Agora, se a intenção é somente usar o sapato no dia a dia, considere as alternativas mais simples e sem tantos rebuscamentos. Esse é o caso do loafer e do brogue.

Fique de olho no bico do calçado

Você pode até imaginar que o bico do sapato social masculino tem somente função estética. Grande engano! Além de embelezar a produção, tal detalhe serve para criar diferentes efeitos na aparência.

As versões redondas são atemporais e excelentes para manter a combinação mais equilibrada. Os modelos de bico quadrado, por outro lado, costumam ser bastante usados por homens altos e grandes, uma vez que conseguem deixar a silhueta mais longilínea.

Priorize calçados de alta qualidade

Quer adquirir um sapato social masculino de boa qualidade e longa durabilidade? Então, invista nos modelos produzidos a partir do couro!

No mercado da moda atual, existem várias opções para os rapazes que desejam se vestir bem, é verdade. Entretanto, as opções em couro são as mais clássicas e capazes de promover uma série de vantagens, sendo as principais:

  • permitem que o pé respire melhor;
  • apresentam excelente vida útil;
  • não deformam ou descascam com o passar do tempo;
  • são bastante confortáveis e se moldam mais facilmente no pé.

Analise o solado com atenção

Escolher um calçado com o solado adequado também é fundamental. Nesse sentido, durante a sua escolha, procure analisar o material que se encontra na parte de baixo do produto.

Boa parte das opções do mercado têm uma sola emborrachada, que é indicada para eventos casuais — como um churrasco, um almoço no fim de semana, um happy hour e por aí em diante.

Gostou? Clique aqui e garanta já o seu sapato social masculino casual! 

Se a sua intenção for utilizar o sapato social masculino em ocasiões que sejam mais formais e exigem um certo nível de requinte, a recomendação é priorizar as alternativas com solado de couro. Tal detalhe conta com boa resistência e, por consequência, ajuda a manter a produção mais sofisticada sem muito esforço.

Considere outros elementos

Durante a sua busca pelo calçado perfeito, não deixe de conferir outros detalhes essenciais. O acabamento da peça é um deles. Essa análise deve ser realizada em todas as partes do produto.

Na parte interior, confira se o material está bem costurado e se os itens que o compõe garantem conforto durante a pisada.

O mesmo cuidado deve ser mantido no exterior da peça. Analise se o acabamento consegue valorizar o visual do pisante, sem comprometer a sua durabilidade. Dessa maneira, a sua compra será certeira e você garantirá um excelente investimento.

Como cuidar do sapato social masculino?

Assim que você escolher o calçado ideal, precisará tomar certos cuidados diários para que o produto mantenha o visual impecável por mais tempo.

Essa atenção também é fundamental para que o seu uso seja mais confortável e capaz de proporcionar bem-estar em todas as atividades.

Confira abaixo algumas dicas exclusivas de manutenção:

  • mantenha o seu calçado armazenado em um local seco. Se possível, guarde o produto com uma forma de madeira na parte de dentro, para manter o seu formato e evitar o desenvolvimento de rugas ou dobras;
  • jamais limpe a superfície do produto com água. Essa prática pode danificar o calçado com facilidade. Em vez disso, limpe o material utilizando um pano úmido;
  • tome cuidado com os produtos aplicados para polir o sapato. Cremes ou graxas à base de querosene devem ser completamente evitados, já que conseguem ressecar o couro com facilidade. O ideal é sempre priorizar os produtos compostos à base de água;
  • não use o sapato por mais de um dia seguido. Os modelos de alta qualidade são, geralmente, forrados na parte interna com couro natural. Isso faz com que o material absorva rapidamente o suor dos pés, causando mau cheiro ou deformações. Para mantê-lo impecável por mais tempo, permita que o produto respire ou, ao menos, tente secá-lo algumas horas antes do uso.

Como lacear sapato social masculino?

Mesmo após seguir todas as recomendações, você percebeu que o calçado está um tanto apertado no pé? Ou então, a sua compra foi realizada pela internet e, ao recebê-la, notou que o produto incomoda em alguns cantos específicos? Tudo bem!

Essas situações são bastante comuns e, para revertê-las, não é necessário se desfazer do sapato. Basta seguir algumas recomendações infalíveis para laceá-lo com mais facilidade e deixá-lo perfeito para a caminhada.

Use meias grossas

Uma das soluções mais práticas e populares para lacear o sapato social é utilizar meias grossas. Funciona da seguinte maneira:

  • calce uma meia bem grossa. Se não tiver esse modelo em casa, considere vestir duas meias em cada pé;
  • depois, coloque o sapato que será laceado;
  • ligue um secador de cabelo e mantenha o calor do aparelho sobre os pés por alguns minutos;
  • com o calçado ainda quente, tente caminhar um pouco pela casa. Repita o processo por mais três vezes, até sentir que o produto já está mais macio e confortável. Simples!

Experimente um jornal

Essa é uma tática que é igualmente simples e pode ajudá-lo a lacear o calçado rapidamente. Comece separando uma quantidade de jornal que seja suficiente para preencher todo o interior do sapato social masculino.

Logo depois, amasse bem e umedeça o papel com um pouco de álcool. Armazene esse material em toda a parte interna do calçado, para que ele fique bem apertado. Com o passar dos minutos, o álcool evaporará, fazendo com que o jornal se expanda e, consequentemente, laceie o pisante.

Atenção: essa recomendação é segura apenas para produtos com o forro de couro e escuro. Caso contrário, o álcool poderá manchá-lo, ainda mais quando se trata de versões em camurça e com tonalidade clara.

Aplique creme hidratante nos pés

Ainda com dificuldades para usar o seu sapato social masculino? Então, experimente aplicar um pouco de creme hidratante nos pés. Garantimos que não há segredo:

  • passe bastante creme nos pés;
  • em seguida, calce o sapato e dê algumas voltas pela casa até que o produto fique mais confortável;
  • repita o procedimento diariamente. Se necessário, leve o creme hidrante na mochila e reaplique ao longo do dia.

Com esse método, o seu sapato ficará bem mais largo e com o formato adaptado ao seu pé. Caso prefira, também é possível substituir o hidratante pelas tradicionais espumas amaciantes, que são vendidas em lojas especializadas em couro.

Como combinar sapato social masculino com diferentes trajes?

Se existe uma dúvida frequente entre o público masculino é: como combinar sapato social com diferentes tipos de vestimentas?

Como mencionamos, já faz um tempo que esse tipo de calçado deixou de ser restrito aos ambientes corporativos e começou a ser usado em eventos casuais e despojados. Ainda assim, sempre bate uma certa insegurança no momento de combiná-lo com calças jeans, camisas polo e outros elementos que fazem parte do closet dos homens.

Para começar, é interessante ter em mente que tudo dependerá do seu estilo, bom senso e, inclusive, da ocasião onde será usado o traje. De qualquer modo, separamos algumas recomendações que podem ajudar você nessa missão.

Sapato social com calça jeans

Podemos dizer que a calça jeans é a peça mais versátil do guarda-roupas masculino, já que ela transita bem em eventos casuais e formais.

E, diferente do que se pensa, esse traje consegue combinar tranquilamente com um sapato social masculino. Portanto, aprenda como usar sapato social com calça jeans:

  • jamais combine sua calça jeans com um sapato muito formal, como o oxford ou as versões envernizadas. Recorra aos modelos com visual casual, sendo o derby, o brogue e o loafer os mais indicados;
  • as versões em preto também devem ser evitadas. No lugar delas, prefira modelos em marrom, caramelo, vinho ou pinhão, que apresentam uma tonalidade mais próxima do jeans;
  • as calças jeans de tom escuro são as melhores para essa proposta. Também é interessante prezar pelas alternativas com recorte reto e sem muitos detalhes. Quanto mais discreta for a peça, maiores as suas chances de acertar na produção.

Sapato social com bermuda

Quem disse que não pode usar sapato social com bermuda? Quando integradas da maneira correta, essas duas peças conseguem garantir um resultado caprichado e estiloso na medida certa.

O truque é investir em uma bermuda com aparência mais formal, exatamente como as versões em alfaiataria e pautadas por tons escuros. Preto, cinza e azul-marinho são boas pedidas. A parte de cima do seu look também deverá ser escolhida com atenção.

Em vez de camisetas de algodão, prefira os modelos de camisa social ou blusas de tricot. Aqui, o uso do blazer também é bem-vindo e pode ser uma excelente ideia para os dias de outono ou inverno.

Sapato social com camiseta

“Pode usar sapato social com camiseta?” — você também deve se perguntar. A resposta é: depende. As t-shirts estão liberadas, desde que as demais peças do look sejam formais, como a calça ou bermuda de alfaiataria, que acabamos de citar.

Procure investir em modelos neutros, de cores sóbrias e sem estampas, logos ou ilustrações, para impedir que o resultado da combinação fique exagerado.

Sapato social com meias

Logo após uma longa procura, para, finalmente, encontrar o calçado ideal, vem a pergunta: quais meias usar com sapato social?

As versões sociais e clássicas são as que mais combinam com a proposta, podendo ser de microfibra ou seda. Tais opções são bastante elegantes e, normalmente, produzidas a partir de materiais que auxiliam no processo de absorção do suor, evitando a proliferação de fungos e garantindo mais conforto durante o dia.

Em relação ao tom do acessório, tudo dependerá do seu estilo e ocasião. Homens clássicos tendem a escolher meias de tonalidades neutras, como o preto, o azul-marinho, o cinza, o bege e o marrom.

No entanto, se você se identifica mais com um visual despojado, urbano e moderno, está liberado apostar nas alternativas coloridas e, até mesmo, estampadas. Só não se esqueça: tal detalhe fará com que toda a atenção do look seja direcionada, exclusivamente, aos seus pés.

Peças que devem ser evitadas

Não sabe quais roupas evitar na hora de combinar com sapato social? Na maioria dos casos, aquelas pautadas pelo estilo esportivo ou casual demais. Bermudas de nylon, moletom, peças jeans com acabamento destroyed, regatas ou calças com modelagem do tipo jogging são alguns dos itens que devem ser deixados de lado nesse tipo de produção.

O uso dos acessórios também precisa ser analisado com cuidado. Jamais combine o calçado com bonés, viseiras ou pochetes. O melhor caminho é investir em peças que sejam clássicas e tenham um toque de sofisticação. Anote!

Qual a melhor marca de sapato social masculino?

Priorize sempre as boas marcas que trabalham somente com matérias-primas de primeira linha. A Ferricelli é uma delas. Atuando no mercado de calçados desde 1995, a empresa é conhecida por ser a pioneira do setor, se destacando pela enorme variedade de opções e suprindo as necessidades de homens de todos os estilos.

Entre os seus princípios básicos estão qualidade, conforto e design. Ou seja, tudo o que o público masculino precisa para manter um visual impecável, sem esforço e em qualquer ocasião.

E aí, após a leitura ficou claro como escolher e usar o sapato social masculino da melhor maneira? Continue seguindo as nossas dicas e, aos poucos, você perceberá como o seu look ficará mais completo e capaz de favorecer a sua imagem e autoestima.

Para conferir alguns modelos de calçados que conversam bem com todos os gostos, aproveite o momento e faça uma visita à loja virtual da Ferricelli!


Você quer saber mais sobre como se vestir melhor gastando pouco?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as próprias peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.