fbpx

Afinal, como combinar os diferentes tipos de tênis e calças?

Como você já deve ter notado, o universo da moda masculina conta com diversos tipos de tênis. Afinal, opções para todos os gostos — dos esportistas e aventureiros até aqueles que prezam por um visual “mais arrumadinho”. Pouca gente sabe, mas essa onda começou ainda nos anos 1950, quando celebridades como Marlon Brando decidiram abraçar a ideia.

No período, tal calçado só era utilizado nas escolas americanas e, aos poucos, conquistou o gosto de um público que desejava criar combinações mais casuais e originais. Assim, não demorou até que diversas marcas passassem a confeccionar o produto. Hoje, não temos dificuldade alguma em encontrar tênis para todos os gostos e bolsos.

Contudo, quando chega o momento de montar o visual, muitos rapazes ainda não sabem como combinar esse elemento com as suas calças e garantir um resultado estiloso para variadas ocasiões. Se identificou? Então, nada de preocupação! No post de hoje, mostraremos quais são os principais tipos de tênis e como usar cada um da melhor maneira.

Conteúdo do artigo

Tipos de tênis: tênis esportivo

No início, os tênis esportivos eram usados apenas pelos atletas que praticavam corrida. No entanto, na década de 1980, o público começou a usar esse modelo por ser um calçado bastante confortável. Em pouco tempo, ele conquistou fãs no mundo inteiro e se tornou ainda mais popular após jogadores de basquete e outros ícones criarem as suas próprias coleções.

Atualmente, é fácil encontrar esse modelo em diversas lojas de moda esportiva ou masculina. Eles apresentam um visual mais pesado, com solado grosso e emborrachado. Fora outros adereços ideais para facilitar a prática de exercícios físicos, como o amortecimento.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Embora muito comum, essa versão exige um certo cuidado antes de ser integrada a um look. Para não errar na composição, o ideal é usar o tênis esportivo somente com roupas que conversam bem com essa proposta.

Ou seja, trajes unicamente casuais, leves e despojados. Esse é o caso das calças de moletom, legging, modelos de malha Dry Fit ou, no máximo, uma calça jeans. Vale lembrar que esse tipo de calçado é indicado para ocasiões despretensiosas, sendo as principais:

  • um passeio no shopping;
  • uma corrida no parque;
  • uma caminhada pela cidade;
  • um churrasco entre amigos.

Já nos demais eventos, como aqueles que pedem por um dress code “arrumadinho”, a melhor alternativa é investir em outros modelos de tênis.

Tipos de tênis: tênis casual

Os modelos casuais são os tipos de tênis mais usados pelo público masculino. O motivo para tanto sucesso? Essa opção pode se adaptar facilmente a diferentes ambientes, além de conversar bem com os mais variados estilos de moda. Para você ter uma ideia, existem pessoas que usam esse calçado tanto para passear quanto para trabalhar — caso o ambiente corporativo permita, é claro.

Além disso, o modelo costuma atrair a atenção dos rapazes por conta do seu extremo conforto e, principalmente, visual despojado. Boa pedida para quem deseja montar combinações com mais personalidade!

Vale lembrar que os tênis casuais são extremamente versáteis e, portanto, podem ser usados com diferentes modelagens de calça, como:

  • calça masculina jeans;
  • calça masculina de sarja;
  • calça masculina jogging;
  • calça de alfaiataria, no caso dos tênis mais sofisticados.

Dica: se a ideia é investir em um calçado para o office, a nossa recomendação é que você aposte nas alternativas em couro, que carregam uma atmosfera chique e conversam perfeitamente com ambientes corporativos. Não tem erro!

Gostou deste modelo? Compre em nossa loja virtual!

Tipos de tênis: tênis de cano alto

Quer conhecer mais um entre os diversos modelos de tênis que fazem sucesso entre os homens? Então, anota aí: o tênis de cano alto. É isso mesmo!

Em um primeiro momento, algumas pessoas podem acreditar que esse calçado é típico do universo infantil. Mas não caia nessa. Nos últimos anos, tal modelo começou a ser muito usado por rapazes que desejam montar um look atual e original.

O seu único diferencial é que essa versão tem o cano mais elevado, fazendo com que ele lembre bastante uma espécie de botinha. Juntas, essas características conseguem manter a casualidade do calçado e, ao mesmo tempo, proporcionar todo o conforto que somente um bom tênis é capaz.

No dia a dia, as opções mais usadas pelos rapazes são as nas cores preta ou marrom, que combinam com quase todas as tonalidades de vestimenta masculina.

Em relação ao melhor modelo de calça, a dica é apostar na modelagem skinny, que evidencia o cano elevado. Para os ambientes formais, você ainda pode optar por uma de sarja e arrematar a produção com um blazer de tonalidade clara, sendo as versões em nude ou cinza excelentes escolhas.

Gostou deste modelo? Compre em nossa loja virtual!

Tipos de tênis: tênis iate

Moderno e prático, o tênis iate consegue conquistar rapazes no mundo inteiro. Isso acontece porque o modelo deixa uma parte do calcanhar em evidência, sendo excelente para criar um visual despojado e, de quebra, transmitir a impressão de uma silhueta mais longilínea.

Ao longo da semana, tal calçado funciona bem quando usado com uma dupla muito conhecida entre os homens: a calça jeans e a camiseta básica.

Surgiu um evento importante na agenda? Tudo bem! Para almoços com os amigos, festas de aniversário ou demais encontros especiais, considere usar o seu tênis iate com uma calça de sarja de cor semelhante ao do calçado. Se preferir, ainda é possível arrematar o look com um cinto da mesma cor que o sapato e adicionar uma camisa, reforçando a ideia de um visual bem formal.

Gostou deste modelo? Compre em nossa loja virtual!

Tipos de tênis: sapatênis

Com um design que transita entre o formal e o casual, o sapatênis pode ser facilmente utilizado nos dois mundos. Sabe aquele evento em que você precisa estar apresentável, mas sem a necessidade de usar um sapato social? Quando isso acontecer, esse calçado será a sua melhor escolha.

Quando surge uma festa à noite, um barzinho com os amigos ou um passeio com a namorada, tal modelo é perfeito para quem deseja unir sofisticação e conforto em um único look.

De todas as combinações possíveis do sapatênis, a mais certeira é com calça jeans. Contudo, é fundamental investir nos trajes que apresentem bom caimento, não ficando largo ou justo.

As versões com recorte reto e lavagem escuras são excelentes. Caso esteja com planos de usar o calçado no ambiente corporativo, é melhor ir aos poucos. Mas antes de combiná-lo com uma calça de alfaiataria, prefira substituir a vestimenta pelos modelos de sarja ou jeans black, finalizando a produção com camisa social e blazer.

Em último caso, se precisar usar o modelo com um jeans claro, evite as tonalidades escuras. Para fazer bonito, recorra aos sapatênis marrons, beges ou nudes, que conversam bem com qualquer lavagem de calça.

Gostou deste modelo? Compre em nossa loja virtual!

Como vimos, combinar os diversos tipos de tênis com as calças pode ser mais fácil do que parece. Teste as nossas dicas e você não se arrependerá!

Também aproveite para fazer uma visita à loja virtual da Ferricelli. Lá, você encontrar calçados para todos os estilos e as ocasiões. Certamente, tem um que ficará fantástico com o seu look!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.