fbpx

O verão vem aí! Como combinar boné?

Você sabe como combinar boné? Não? Então, este post é todo seu! Há décadas, o acessório é usado em massa pelo público masculino e, em alguns momentos, até pelas mulheres. Embora ainda haja quem torça o nariz para ele, não há como negar: tal elemento pode, sim, fazer parte do seu dia a dia de um modo simples e equilibrado. Principalmente durante as altas temperaturas!

Contudo, por se tratar de um elemento extremamente despojado, o boné não é indicado para produções formais e, inclusive, está banido em determinadas ocasiões. Compromissos profissionais, casamentos, formaturas ou jantares com a gata? Esquece! Prefira injetar o produto em situações casuais, como um churrasco entre amigos ou aquela ida ao parque.

De qualquer forma, para que você não erre na composição do look, criamos um miniguia com todas as informações relevantes sobre o assunto. Acompanhe para descobrir como combinar boné e dar uma boa repaginada no seu estilo!

Conteúdo do artigo

Escolha o boné de acordo com o formato do seu rosto

Pode até parecer balela, mas sabia que dá para escolher o boné perfeito ao analisar o formato do seu rosto? Pois é! Atualmente, esse é o principal truque para quem deseja usar o acessório de maneira equilibrada e estilosa em uma produção.

Portanto, anote já: antes de sair por aí criando as mais inusitadas combinações, tente escolher um modelo que seja bacana e converse com os seus traços. Rapazes com o rosto redondo ou oval, por exemplo, podem investir sem medo nas versões de aba reta. Já aqueles que têm a face mais longilínea devem dar preferência às opções com a aba curvada ou usar a peça virada para trás.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Existem ainda aqueles que têm o rosto mais quadrado. Nesse caso, a melhor saída é optar pelo boné no estilo militar, uma versão que apresenta aba menor e modelagem bem baixa e um tanto achatada. Normalmente, tais itens são encontrados com mais facilidade com a estampa camuflada ou nas cores verde-musgo e preto.

Conheça os principais tipos de boné existentes no mercado

Além de extremamente estiloso, o boné tem uma funcionalidade que vale ser ressaltada: a de proteger o rosto e a cabeça durante os dias de sol intenso.

Por essa razão, nas lojas especializadas é possível encontrar os mais variados modelos disponíveis — que vão desde os mais simples e discretos até aqueles coloridos, estampados ou diferenciados.

Antes de aprender como combinar boné, a dica é conhecer melhor as versões disponíveis. Veja a seguir a nossa seleção.

Boné simples e neutro

Não é todo dia que acordamos com o cabelo arrumado e pronto para encarar a rotina. Quando isso acontece, uma solução para cumprir as tarefas casuais é usar o bom e velho boné neutro.

Prático e discreto, o modelo pode ser encontrado nas tonalidades preta, branca ou azul-marinho e tem um design um pouco mais fechado que os demais. É uma boa opção para usar com camisetas de algodão, bermudas largas, calças jeans ou de moletom e tênis esportivo.

Boné estampado ou colorido

Em contraponto, também é fácil encontrar bonés estampados ou coloridos. Usados, especialmente, por jovens e skatistas, essas versões podem apresentar estampa floral, geométrica, bordados ou grafismos específicos.

Por ser uma peça que chama bastante a atenção, o ideal é combiná-la com um figurino neutro, composto por bermudas cargo e camisetas brancas e lisas.

Boné trucker cap

É provável que, em algum momento, você já tenha usado um boné no estilo trucker cap. Basicamente, a peça é composta por uma espécie de tela na parte de trás, possibilitando que o couro cabeludo respire melhor.

Dito isto, a peça é indicada para os dias bem quentes, típicos de verão, que pedem por um traje mais leve e despojado. Esse é o caso de quem está com planos para curtir uma praia ou fazer uma trilha, por exemplo.

Boné de aba reta

Este é um modelo muito conhecido entre os rappers. Como o próprio nome revela, a sua aba não tem curvatura. Porém, em alguns casos, a altura do produto costuma ser um pouco mais elevada.

Com uma estrutura bem estilosa, essa opção conversa bem com jaquetas jeans ou de couro, além de tênis que apresentam um visual rústico ou descolado.

Descubra como combinar boné da maneira correta

Após eleger o acessório que melhor conversa com o seu perfil, chega o momento de aprender como combinar boné com diferentes peças de roupa.

Com camisetas de algodão

É unânime: a camiseta é a peça que melhor combina com boné. Isso porque o modelo tem uma aparência leve e discreta, permitindo que o acessório ganhe mais destaque no visual. A recomendação, porém, é escolher um traje básico, sem estampas ou padronagens chamativas.

Com camisa xadrez

Você não terá dificuldade de encontrar por aí celebridades utilizando a combinação de boné e camisa xadrez. Principalmente artistas que carregam um espírito jovem e despojado, como o ator Ashton Kutcher.

Um clássico, essa dupla é perfeita para encontros entre amigos ou qualquer outra ocasião que não exija nenhuma formalidade. Para alcançar um visual ainda mais completo, considere vestir as duas peças com uma camiseta branca básica. Já na parte de baixo, o uso de calças jeans ou de sarja é excelente.

Com o calçado ideal

Para que o seu visual fique completo, o sapato também deve combinar com o boné. Caso contrário, você correrá o risco de montar uma produção desajustada e, até mesmo, “cafona”.

Entre todos os calçados masculinos existentes, os tênis são os mais recomendados para essa finalidade, já que, assim como o acessório, também apresentam um visual esportivo, urbano e despojado.

Aqui, as versões em tecido, emborrachadas, em couro ou com cano alto são as mais indicadas para fazer com que a combinação fique moderna e estilosa. Botas, coturnos ou sapatos sociais? É melhor evitá-los!

E as cores?

Outro fator interessante é analisar a combinação das cores. Você precisará escolher uma tonalidade de acessório que consiga conversar com o restante do visual. É bem fácil!

Opção 1: use o boné como destaque

Monte um look todo neutro (preto, jeans ou branco) e escolha um modelo de acessório para se destacar. Pode ser um boné vermelho, verde, amarelo ou qualquer outra tonalidade da sua preferência.

Opção 2: aposte em um boné da mesma cor do look

Essa dica vai para quem tem medo de errar. A melhor maneira de escolher a cor do boné é eleger um acessório que apresente a mesma tonalidade do restante da produção. O seu visual está todo azul? Vista um boné igualmente azul. O mesmo vale para qualquer outro tom.

Opção 3: invista em um boné de cor complementar

As tonalidades complementares são aquelas opostas ao tom. Mesmo assim, elas conseguem dar um resultado legal para qualquer composição. Esse é o caso de algumas duplas infalíveis, tais como:

  • laranja + azul;
  • vermelho + verde;
  • azul + laranja.

Você pode aproveitar essa estratégia para criar produções inusitadas. Por exemplo: dá para combinar um boné verde com uma camiseta vermelha. Coloque a sua imaginação para funcionar!

Agora que você já sabe como combinar boné e garantir um resultado bacana, o que acha de conferir alguns sapatos legais para completar a produção?

Acesse a nossa loja virtual e encontre calçados incríveis para todos os gostos e bolsos. Vale a pena!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.