Calça masculina: 4 modelos que todo homem deve ter

Todo homem tem, ao menos, um modelo de calça masculina. No entanto, na hora de montar uma produção, a maioria desse público tem o costume de recorrer às versões mais práticas e versáteis, como o bom e velho jeans.

Mas será que você já imaginou que existem alternativas igualmente estilosas e úteis — seja para o dia a dia ou um evento especial? Não? Então, pare tudo o que estiver fazendo e acompanhe o post.

Já faz tempo que a moda voltada para os homens se diversifica. Atualmente, não é difícil encontrar opções de calças de diferentes tecidos, cortes, cores ou texturas. Cada uma delas é indicada para ocasiões específicas e, portanto, o ideal é sempre ter uma boa variedade no armário, aumentando, assim, as suas chances de acertar na produção.

E caso não saiba por onde começar essa tarefa, já vamos logo adiantando: encontrar modelos de calça masculina bacanas pode ser bem mais fácil do que parece. Para facilitar a missão, reunimos aqui algumas das variações mais usadas pelos rapazes modernos. Basta você identificar qual delas melhor combina com o seu estilo e os eventos que costuma frequentar.

Vamos lá?

1. Calça masculina de sarja

Logo atrás do jeans, podemos afirmar que a calça de sarja é uma das mais versáteis do mercado. Ao investir no modelo, você conseguirá garantir um look caprichado para diversas ocasiões, principalmente se a peça escolhida for pautada por tons neutros.

Quais são eles?

  • o preto;
  • o azul-marinho;
  • o chumbo.

Por exemplo: nos eventos formais, é possível combinar uma boa calça masculina de sarja com camisa lisa, blazer, sapato social e cinto. Isso acontece porque tal tipo de traje consegue transitar com facilidade entre o mundo formal e o casual, fazendo com que seja um verdadeiro curinga para o seu dia a dia.

Se a sua intenção for tirar o visual da mesmice, você também pode investir em outras cores. Os tons terrosos são boas pedidas e ficam incríveis quando usados à noite, principalmente ao longo do verão. Sendo assim, não tenha medo de apostar em modelos nas tonalidades marrom, nude, bege, terracota ou areia. É um tiro certeiro!

2. Calça cargo

Contar com calças masculinas atemporais é bom. Contudo, também é interessante ter um ou outro modelo que faça sucesso nas ruas, não acha?

Para os rapazes que gostam de manter o estilo atualizado, uma boa alternativa é a famosa calça cargo. Muito popular nos anos 1990, essa peça retomou o seu espaço nas ruas e marca presença nas produções de celebridades mundo afora, como o cantor Anthony Kiedis, da banda Red Hot Chili Peppers.

O seu recorte é reto e básico. No entanto, o que chama mesmo a atenção são os bolsos — largos e volumosos. Juntos, esses elementos são excelentes para garantir um visual descolado e esportivo para a vestimenta.

Gostou? Antes de usá-la, é importante saber como criar uma combinação bacana. Em linhas gerais, a calça cargo é uma boa solução para aqueles que procuram por visuais capazes de tornar a rotina mais prática e funcional.

Quando for montar o look, vale usá-la com camisetas de algodão, jaquetas jeans, tênis de couro ou casacos de nylon. Também é possível adicionar alguns acessórios para deixar o resultado mais colorido. Bonés, bolsas e cintos são bons exemplos disso.

3. Calça masculina esportiva

Nas últimas temporadas, o estilo esportivo deixou de ser algo restrito ao universo das academias e passou a aparecer, timidamente, nas ruas. Aos poucos, as pessoas aderiram ao movimento e entenderam que é possível manter o visual em dia e, ainda assim, prezar pelo conforto e pela praticidade.

E se você faz parte desse time, a recomendação é investir em uma boa calça que siga esse conceito. De todas, a versão “jogger” é a mais indicada. Primeiro, porque é um modelo que virou tendência absoluta entre homens e mulheres.  Segundo, porque você conseguirá usá-la em diversas ocasiões casuais — aquele barzinho com os amigos, um cineminha no fim de semana ou, até mesmo, um churrasco em família. As possibilidades são diversas!

A calça masculina jogger, também conhecida como jogging, costuma apresentar um caimento mais largo na parte superior e um recorte ajustado nos tornozelos. Fora isso, ela pode possuir um elástico ou cadarço na cintura.

Nas lojas, você encontrará esse traje nos mais variados tecidos. O ideal é escolher o seu conforme a ocasião. As produzidas a partir de moletom, por exemplo, carregam uma proposta despojada. Contudo, também é possível encontrar opções mais sofisticadas, que vão da sarja até o couro.

4. Calça de alfaiataria

Por mais que você não seja um frequentador assíduo de ambientes formais, contar com peças típicas para esses espaços é sempre bom. E um dos trajes obrigatórios no closet de todo homem moderno é a tal da calça de alfaiataria. Versátil e bastante sofisticado, o modelo conversa perfeitamente com escritórios, casamentos, reuniões importantes de negócio, festas de formatura e por aí em diante.

O melhor? Você não precisa, necessariamente, vestir a calça masculina de alfaiataria com um blazer e uma gravata. Em vez disso, é possível deixar o paletó de lado e montar produções mais arrojadas, combinando a peça com camisetas básicas de algodão, suéteres ou camisas do tipo polo. Há ainda os rapazes que usam o traje com jaqueta de couro e tênis, criando, assim, um combo repleto de estilo e personalidade.

Dica: vale lembrar que a calça de alfaiataria pode ser encontrada em variadas tonalidades e não apenas no tradicional preto. Cinza, azul-marinho, terracota e caqui são alguns dos tons mais procurados pelos homens. Para não ter erro, escolha aquele que melhor conversa com o restante das suas roupas.

E então, após as nossas dicas sobre calça masculina você conseguiu aprender como deixar o seu closet mais funcional? Não tem erro: sigas as recomendações e conheça bem o seu estilo. Assim, os seus looks serão um verdadeiro sucesso!

Para conferir outros conteúdos bacanas como este, acompanhe a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Esperamos você!


Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.