fbpx

Como combinar acessórios e calçados masculinos? Descubra!

Se você é um cara que gosta de se vestir bem, certamente já deve ter ouvido por aí um truque de styling muito famoso: combinar cintos e calçados masculinos. A princípio, essa é uma das principais dicas para quem deseja montar um visual equilibrado.

Mas é claro que a estratégia não se limita a isso. Pelo contrário: na hora de criar uma combinação, existem outros fatores que devem ser cuidadosamente analisados. Esse é o caso das cores, das estampas e, até mesmo, dos materiais que compõem os sapatos e os demais detalhes de uma produção — pulseiras, lenços, gorros, colares etc.

O mais legal é que, após aprender a alinhar esses elementos, você terá facilidade para ficar impecável em qualquer ocasião! Portanto, o que acha de descobrir algumas estratégias infalíveis, colocar a mão na massa e ficar em dia?

Para inspirar, selecionamos dicas valiosas que farão toda diferença na sua rotina. Confira!

Aprenda a combinar o cinto com os calçados masculinos

Para começar, aprenderemos o truque mais fácil de todos, que é o de combinar o cinto com o sapato. É isso aí! Há décadas, muitos homens investem nesse método de styling para criar combinações harmoniosas sem muito esforço.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Tudo o que você precisa é usar cintos e sapatos que conversem bem entre si. Dito isto, será necessário analisar algumas questões importantes, sendo a cor dos itens a principal delas. Normalmente, usa-se a mesma tonalidade para os dois elementos. Mas é claro essa não precisa ser uma regra absoluta.

Caso você esteja a fim de diversificar, é possível apostar nos chamados tons variantes. Basicamente, tais opções consistem em cores semelhantes, mas que podem surgir em versões mais claras ou escuras que a tradicional.

Um bom exemplo de tonalidades variantes são azul-marinho, azul-royal e azul-claro.

Quer ver como isso funciona na prática? É assim: se você pensa em usar um calçado preto, é possível apostar em um cinto do mesmo tom ou, até mesmo, em um modelo cinza. O mesmo vale para os sapatos caramelos, que funcionam bem com acessórios de cores terrosas, sendo as peças em marrom, creme e bege as principais delas. Bem simples!

Escolha acessórios e sapatos com materiais semelhantes

Além de prestar atenção nas tonalidades dos elementos, existe outra dica bem interessante: a de escolher as peças de acordo com os seus materiais. Como isso pode ser feito? Basta eleger um sapato para usar no look e procurar acessórios produzidos a partir de matérias-primas similares às do modelo.

Não tem mistério. Para acertar em cheio na combinação, uma ótima pedida é investir no bom e velho sapato de couro, que pode ser combinado com um cinto, uma pulseira ou mochila do mesmo material.

Também existem outros componentes que, vez ou outra, marcam presença nas produções masculinas: o veludo, a camurça e o verniz. Embora carreguem uma proposta mais ousada e diferenciada, tais elementos podem, tranquilamente, surgir em produções para vários estilos e ocasiões. Basta saber usá-los corretamente.

Ainda está com medo de errar? Então, durante a produção, dê prioridade aos trajes neutros e sem estampas. Deixe o diferencial do look para os acessórios e calçados masculinos.

Calçados masculinos

Adicione outros acessórios na produção

Cansou de combinar os calçados masculinos apenas com os cintos? Uma alternativa bacana é completar o look com outros elementos igualmente estilosos e funcionais. Dessa maneira, você conseguirá acrescentar informação no visual e, consequentemente, fazer com que ele fique mais interessante.

Para o ambiente de trabalho, é possível incluir um relógio de pulso e uma bolsa ou mochila sofisticada. Por outro lado, nos eventos casuais, temos a chance de ousar mais e, inclusive, brincar com itens divertidos. Chapéus, gravatas, pulseiras, lenços de bolso, cachecóis e armações de óculos inusitadas são apenas alguns que permitem inovar na composição.

Só não se esqueça, hein? Sempre que possível, siga o truque das cores e dos materiais. Assim, a sua produção ficará elegante e estilosa na medida certa.

Calçados masculinos

Leve mais cor para os looks casuais

Quando o assunto é combinar acessórios com calçados masculinos, a maioria dos especialistas de moda recomenda atenção total às tonalidades. Como falamos acima, o caminho mais certeiro é sempre equilibrar as cores dos calçados com os demais detalhes de uma produção — da gravata ao chapéu.

No entanto, existem situações em que você pode deixar essa regra de lado e ousar um pouco mais. Isso é possível, principalmente, nos eventos casuais, como um almoço em família, uma ida ao cinema com a gata ou aquele barzinho com a galera.

Nesses momentos, procure manter a combinação do cinto com o sapato. Em paralelo, será possível utilizar acessórios de tonalidades diferentes. O relógio de pulso é um deles: ele pode surgir tanto com a pulseira quanto com o mostrador colorido.

O nosso único conselho é se atentar ao modelo. As opções esportivas, ou seja, aquelas com a pulseira emborrachada e o visor digital, devem ser usadas, exclusivamente, em ocasiões casuais ou para praticar exercícios físicos. Estes acessórios também conversam bem com tênis de tecido ou couro, botas e os famosos sapatênis.

Já os eventos formais, como ambientes de trabalho, reuniões de negócios, formaturas ou casamentos, exigem relógios com design formal. São os produtos com pulseira de couro ou metal, mostrador de ponteiros e visual discreto. Estes são fáceis de combinar, uma vez que ficam perfeitos quando usados com calçados masculinos sociais, mocassins, docksides e oxfords.

Dica bônus

Por último, antes de adotar qualquer dica de moda, é importante investir no autoconhecimento e descobrir qual é o estilo de look melhor conversa com a sua personalidade.

Esse cuidado é fundamental para acertar na escolha dos elementos com facilidade e, principalmente, se sentir mais confortável. É rápido e vale a pena!

Calçados masculinos

Com esta leitura, ficou mais fácil aprender como combinar acessórios e calçados masculinos? Depois de se tornar um expert no assunto, aproveite para conferir a loja virtual da Ferricelli.

Ao visitá-la, você encontrará sapatos sociais, tênis, mocassins e outros modelos para deixar a sua produção incrível em segundos. Esperamos você por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.