fbpx

Qual é o sapato masculino apropriado para cada ocasião?

As mulheres são conhecidas por serem apaixonadas por sapatos. Basta dar uma espiada em seus armários que, facilmente, conseguimos encontrar opções de todos os estilos e para várias ocasiões. Por outro lado, esse não costuma ser o ponto forte de muitos homens por aí. Provavelmente, você já até deve ter notado rapazes que, vez ou outra, combinam bermuda com sapato masculino social ou montam produções pautadas pelo tradicional tênis de academia e roupas formais.

A princípio, essas produções — um tanto inusitadas — podem parecer totalmente inofensivas. Mas acredite: na maioria das vezes, elas fazem com que o visual fique desequilibrado, interferindo, inclusive, na maneira como as pessoas enxergam você.

Pensar nos sapatos usados no dia a dia é tão importante que há, até mesmo, estudos capazes de identificar a nossa personalidade com base nos modelos em nossos pés. Por isso, nada melhor do que se aprofundar no assunto e descobrir qual é a opção é a mais indicada para os ambientes que você frequenta.

Curioso? Então, confira as nossas dicas e monte looks impecáveis daqui para frente!

Conteúdo do artigo

Sapato masculino para o ambiente de trabalho

Foi-se o tempo em que todo ambiente de trabalho exigia que os seus profissionais seguissem um dress code formal. Atualmente, existem inúmeras empresas com um espírito jovem e descolado, permitindo que os seus colaboradores trabalhem de maneira confortável.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Belos exemplos disso são agências e startups, onde os funcionários têm o direito de usar sapatênis, mocassins ou tênis.

Por conta disso, a escolha do sapato masculino ideal dependerá tanto da sua profissão quanto do seu cargo. Ainda que o office libere uma vestimenta casual ao longo da semana, é importante sempre ter um belo par de calçados mais “arrumadinho”, principalmente caso surja uma entrevista de emprego ou uma reunião de negócios.

Tais sapatos são produzidos a partir do couro e podem ser encontrados em diferentes versões no universo da moda. Dê uma olhada nas principais:

  • oxford: é um modelo bem tradicional. Apresenta bico arredondado, cadarço e uma costura reforçada no peito do pé;

  • derby: também apresenta cadarços. A diferença está no bico, que pode ser encontrado em um design quadrado;

  • monk: ao contrário dos demais, este modelo não apresenta cadarço, mas sim uma faixa de couro que é presa com o auxílio de uma ou duas fivelas metálicas.

Dica bônus

A grande vantagem de contar com um calçado social no armário é que esses modelos também podem ser usados em outras ocasiões especiais — formaturas e casamentos são algumas delas. Noivos e padrinhos de casórios, por exemplo, devem investir nas versões derby e oxford. Convidados, porém, podem apostar nos modelos monk.

Quer garantir a compra certa? Então, escolha um sapato masculino social de cor neutra, preferencialmente, preto ou marrom. As versões envernizadas também são ótimas para dar mais destaque aos pés e valorizar a combinação. Bem simples!

Sapatênis Monkey Strap Outback

Sapato masculino para os momentos de lazer

Pintou um churrasco com a galera ou uma oportunidade de curtir uma praia no fim de semana? Boa! Aqui, o legal é deixar de lado os calçados mais sofisticados e priorizar as opções práticas e confortáveis.

Para programas realizados ao ar livre, invista sem medo em sandálias ou chinelos. Agora, se a proposta exige que você fique com o visual em dia, considere usar um sapato masculino fechado, sendo o sapatênis uma excelente pedida.

Basicamente, o modelo consiste em um tênis com pegada mais formal, transitando facilmente entre o casual e o social. É uma maneira prática e acessível de fazer com que a produção ganhe ares sofisticados, mesmo que você esteja em um momento de descontração entre amigos.

E quer mais uma? O sapatênis é tão versátil que vai bem, até mesmo, em um look de balada. Mas se você achar que o visual ficou “formal demais”, tudo bem! O jeito é desencanar e combinar um sneaker bem estiloso com calça jeans e camiseta de algodão. Não tem erro!

Sapato masculino para as viagens

Que atire a primeira pedra o camarada que não passa boa parte do ano sonhando com as férias. Quando esse período chega, tudo o que queremos é dar aquela afrouxada na gravata, fazer as malas e conhecer um destino novo.

Para evitar incômodos e sair bem nas fotos da viagem, precisamos pensar nas roupas e nos calçados que serão usados. Para não errar, o ideal é analisar com cuidado a região que será visitada. Por exemplo: se você pensa em viajar para uma cidade que tem baixas temperaturas, a melhor saída é eleger uma boa e confortável bota de couro para ser a sua companheira na aventura.

Mas isso não vale para regiões quentes e com clima tropical, hein? Nesse caso, prefira usar o dockside ou as alpargatas, que são extremamente leves e evitam que o pé transpire tanto.

Tênis Bolt Masculino

Sapato masculino para praticar esportes

Correr no parque, fazer caminhada, andar de bike, jogar tênis ou malhar: todas essas atividades são mais agitadas. Portanto, pedem por um calçado com bom amortecimento, como os tênis esportivos.

Em geral, esses sapatos são desenvolvidos a partir de diferentes tecnologias, responsáveis por fazer com que o solado seja firme e a palmilha confortável para absorver bem os impactos. Ao optar por esses modelos, você não somente poderá montar um look propício para a ocasião, como também terá mais facilidade de proteger os seus pés e evitar uma série de lesões nos músculos e na coluna.

Usar sapatênis, sneakers ou mocassins para realizar essas práticas? Nem pensar! Reserve esses modelos para as opções sociais, preferindo as versões específicas para o tipo de esporte que você pretende fazer. O seu corpo agradece!

Agora que você já virou um especialista em sapato masculino, que tal conhecer os modelos exclusivos da Ferricelli? Em nossa loja virtual, é possível encontrar opções bonitas, de alta qualidade e para todas as ocasiões. Corra já e garanta a sua!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.