fbpx

Afinal, como usar roupa preta no verão?

Há décadas, os homens são conhecidos por serem extremamente práticos e prezarem por trajes sem muitas informações. Diante de tal cenário, não é raro encontrar rapazes que, vira e mexe, estejam vestindo roupa preta por aí — seja para ir ao trabalho, curtir um happy hour ou marcar presença em um jantar romântico.

Não é para menos: de todas as cores, esta é a mais versátil, já que combina bem com variados estilos e pode ser utilizada tranquilamente em qualquer ocasião — das despojadas até as formais. Em resumo, um verdadeiro curinga em meio a uma agenda repleta de compromissos.

Mas nem tudo é perfeito. O problema surge quando as temperaturas começam a subir, uma vez que o preto é conhecido como um tom capaz de reter bastante calor. E aí, o que fazer? Bem, a boa notícia é que temos várias soluções para essa situação.

Para saber quais são elas e continuar montando as suas produções escuras, basta acompanhar a leitura e ficar por dentro!

Conteúdo do artigo

Quer usar roupa preta no verão? Aposte em tecidos naturais!

Assim que a estação mais quente do ano se aproxima, vários veículos e especialistas sugerem que os looks sejam pautados por tons claros. Isso acontece porque essas tonalidades conseguem garantir mais frescor e leveza para o visual, além de nos deixar bem confortáveis para encarar uma rotina cheia.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Contudo, se você for um cara que gosta de usar roupa preta em dias de sol, tudo bem! Como solução, sugerimos apostar nas peças produzidas a partir de fibras naturais, que são agradáveis e permitem que a pele respire com mais facilidade.

Esse é o caso dos trajes em linho ou em algodão. Camisas, camisetas, calças e bermudas são algumas das inúmeras opções que cumprem essa proposta. Portanto, escolha a sua preferida!

Coordene a sua roupa preta com peças claras

Outra maneira eficiente de usar roupa preta durante o verão é combinar uma peça escura com outra clara. Por exemplo: caso você decida utilizar uma camisa nesse tom, prefira completar a produção com uma calça ou bermuda branca. Dessa maneira, o seu visual ficará mais equilibrado e, principalmente, confortável para encarar os dias de calor intenso.

O mesmo vale para as vestimentas estampadas. Sempre que for adotar esse tipo de peça, analise o fundo da padronagem e procure coordená-la com tons amenos. É uma alternativa simples, porém eficaz, de garantir mais praticidade ao longo da estação.

Ainda está sem ideias interessantes de misturas de cores? Abaixo, selecionamos algumas opções que são estilosas e valem a sua atenção:

  • preto + branco;
  • preto + cinza-claro;
  • preto + bege;
  • preto + azul-claro;
  • preto + off-white;
  • preto + verde-claro.

Use a criatividade!

Para quem deseja usar roupa preta no escritório, a solução é coordenar a peça escura com um jeans claro. Simples e elegante, essa combinação é uma das mais usadas pelo público masculino, principalmente nos ambientes formais. Já nos pés, o uso de um sapatênis da mesma tonalidade que uma das peças também é bem-vindo.

Aposte em modelagens curtas ou sem mangas

No verão, tudo o que mais queremos é montar produções leves e incapazes de nos incomodar ao longo do dia. Para tanto, muitas pessoas preferem deixar parte de pele à mostra, utilizando roupas com recortes curtos ou largos.

No universo masculino, esses detalhes podem ser encontrados nas boas e velhas bermudas, que são excelentes para manter as pernas de fora e adicionar um toque despojado ao visual. Se o modelo escolhido for de linho ou algodão, melhor ainda!

E não acaba por aí. Existem mais alternativas para investir na proposta, como a blusa no estilo polo e a camisa social de mangas curtas. Essa última ainda pode ser utilizada com os botões abertos, acompanhando uma camiseta lisa e clara por baixo.

Experimente vestir uma t-shirt decotada

Até aqui, já sabemos que você não pretende abrir mão das suas produções em preto, mesmo durante as altas temperaturas. Então, uma saída bacana é substituir as clássicas camisetas com decote em “U” pelos modelos bem cavados.

Normalmente, essas peças apresentam uma modelagem larga e um decote em formato de canoa que é mais profundo do que o habitual. É uma opção bastante utilizada por rapazes adeptos do estilo urbano, que possuem tatuagens nos braços ou no peito e desejam criar produções extremamente autênticas.

Curtiu? Para não errar, prefira vestir esse modelo com calças mais justas, como a skinny, além de sapatos de cano médio, sendo os tênis em couro os mais indicados.

Invista em truques de styling

Fora a escolha das modelagens e dos tecidos, existem alguns truques de styling exclusivos para aqueles que desejam usar roupa preta no verão. O principal é o método de dobrar a barra da calça, permitindo, assim, que alguns centímetros do seu tornozelo fiquem em evidência e, consequentemente, você passe menos calor.

Em relação às peças utilizadas na parte de cima do look, o pensamento é o mesmo. Caso esteja vestindo uma camisa escura, não pense duas vezes e dobre alguns centímetros das mangas. Além de ser excelente para não sofrer com as altas temperaturas, esse cuidado ajuda a deixar o visual mais charmoso e elegante.

Use sapatos pretos, mas confortáveis

Pode até não parecer, mas os nossos pés também são prejudicados durante o verão. E isso fica ainda mais óbvio quando estamos calçando um modelo de sapato fechado e produzido em materiais bem grossos e quentes, como o couro ou o veludo.

A solução? Investir nos modelos pautados pela cor preta, mas que sejam confortáveis e típicos do clima tropical. Durante os programas casuais, por exemplo, as alpargatas são ótimas indicações e podem acompanhar você desde um barzinho com os amigos até um passeio na orla da praia.

Por outro lado, se a ocasião exigir certa sofisticação, considere apostar nos famosos mocassins ou docksides, que contam com um sistema de amarração diferenciado e foram criados para serem usados em alto-mar, sendo opções que têm tudo a ver com os dias de sol.

Diz aí: após a leitura, ficou fácil aprender como usar roupa preta e, mesmo assim, garantir o máximo de estilo e bem-estar durante o verão?

Se sim, aproveite para compartilhar essas dicas com os seus amigos nas redes sociais. Eles também vão curtir se aprofundar no assunto!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.