fbpx

Esportes aquáticos: que tal praticá-los nas férias de verão?

Para driblar o calor do verão e manter a saúde em dia, muitas pessoas investem nos esportes aquáticos — opções acessíveis e dinâmicas, excelentes para quem deseja curtir o sol.

Felizmente, existem inúmeras modalidades que se encaixam nessa categoria, podendo ser realizadas tanto na cidade quanto no litoral durante o período de férias.

Bateu a curiosidade? Então, para incentivar você a se mexer e ter mais qualidade de vida, listamos os principais esportes aquáticos e as suas vantagens no artigo de hoje. Continue a leitura e anime-se!

Conteúdo do artigo

Quais são os principais esportes aquáticos?

Primeiramente, temos uma boa notícia: a lista de esportes aquáticos é grande. Portanto, você poderá escolher desde modalidades leves até outras que envolvem técnicas repletas de adrenalina. Confira as mais procuradas do momento.

Natação

Iniciando a nossa lista de esportes aquáticos, não poderíamos deixar de citar a natação.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Afinal, é uma modalidade muito fácil de ser realizada. Você pode, por exemplo, praticá-la em uma piscina esportiva, caseira ou, até mesmo, no mar. Então, que tal começar?

Essa atividade é considerada completa — já que, ao praticá-la, o atleta consegue exercitar todos os grupos musculares do corpo.

Além disso, a natação é uma alternativa que oferece inúmeros benefícios à saúde física e mental, entre eles:

  • fortalecimento do sistema cardiorrespiratório;
  • melhora no fluxo sanguíneo;
  • queima de gordura;
  • tonificação dos músculos;
  • condicionamento físico;
  • disposição e bem-estar;
  • alívio do estresse e mau-humor.

Stand Up Paddle

Seguindo com a nossa lista de esportes aquáticos, temos o Stand Up Paddle.

Basicamente, essa modalidade é realizada com o uso de um remo e uma prancha, sobre a qual o esportista precisa se equilibrar e remar de pé.

Nos últimos anos, a atividade ganhou fama no Brasil e, hoje, já faz parte da rotina de muitas pessoas residentes no litoral ou que, simplesmente, estão a passeio.

A dica para os iniciantes é experimentar esse exercício em áreas de águas tranquilas, como uma lagoa. Posteriormente, conforme o seu desenvolvimento, você poderá avançar para um rio ou o mar.

Mergulho

Podemos dizer que existem dois tipos de mergulho.

O primeiro deles é o realizado com a ajuda de um cilindro de oxigênio. Nessa modalidade, o praticante consegue mergulhar em áreas amplas, atingindo bons níveis de profundidade.

O segundo é o mergulho voltado para os iniciantes, que consiste em mergulhar na água utilizando apenas nadadeiras e óculos especiais.

Em geral, essa segunda alternativa tem como objetivo somente permitir que o atleta observe a superfície do local.

De todo modo, ambas são muito prazerosas e permitem que o indivíduo conheça — e admire — as mais variadas espécies aquáticas.

As únicas recomendações é que você tenha ao lado um bom instrutor e, obviamente, domine as técnicas de nado.

Surf

Por fim, temos nada mais, nada menos que o surf.

Um dos mais famosos esportes aquáticos em todo o mundo, essa modalidade é, para muitos de seus praticantes, um verdadeiro estilo de vida.

Para começar, não é preciso muito. A sua única missão é comprar uma boa prancha e aprender como pegar as mais diversas ondas.

Nesse processo, indicamos que você conheça minimamente as características de cada praia, siga uma alimentação balanceada e procure praticar exercícios físicos para manter o corpo preparado.

Uma vez no mar, será possível esvaziar a mente, relaxar totalmente e melhorar consideravelmente o seu foco. Sem dúvida, vale experimentar!

Diz aí: após essas ideias, você se sente pronto para praticar algum desses esportes aquáticos? Qual dessas modalidades é a sua preferida?

Em 2022, tenha como objetivo movimentar o corpo e aproveitar as vantagens dessas atividades. Os resultados serão surpreendentes!

Se você curtiu a leitura e quer conferir outras dicas como essas, acompanhe os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Esperamos você por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.