fbpx

Competências técnicas: evolua na sua carreira profissional

Já falamos aqui no blog sobre as habilidades comportamentais. Contudo, para se tornar um profissional completo, você também precisa ficar de olho no desenvolvimento de competências técnicas.

Elas são fundamentais para que uma pessoa exerça as suas atividades. Sendo assim, devem ser uma prioridade na sua vida.

Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, está no lugar certo! Vamos contar do que se trata, mostrar as competências técnicas mais valorizadas pelo mercado e dar dicas de como chegar lá!

Conteúdo do artigo

O que são as competências técnicas e qual é a importância delas?

As competências técnicas são aqueles conhecimentos que você adquire por meio da educação e da profissionalização. 

Isso acontece de diferentes maneiras, formais ou não. Afinal, é possível aprender tanto em uma graduação quanto em uma oficina.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Sem falar nas competências técnicas que você aprende ao longo da carreira profissional, por meio da experiência.

No entanto, vale mencionar que elas costumam ser pré-requisitos para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Sendo assim, muitas empresas exigem experiências anteriores na função ou diplomas e certificados que comprovem que você tem determinado conhecimento.

Portanto, é importante se atentar a alguns quesitos na hora de elaborar o seu currículo ou criar o seu perfil do LinkedIn.

Entre eles está o seu nível de escolaridade, o que envolve a formação acadêmica. Além disso, cursos profissionalizantes podem ajudar a comprovar as suas habilidades.

Idiomas também são importantes, sobretudo para multinacionais. Outros conhecimentos ainda ajudam a se destacar, como em métodos e softwares que a empresa use.

Quais são as competências técnicas mais valorizadas atualmente?

Se você já entendeu a importância das competências técnicas, mas ainda precisa descobrir qual caminho seguir, vamos ajudar!

Na sequência do artigo, conheça as habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho nos dias de hoje.

Informática e tecnologia

O mundo é digital. Por exemplo, foi a internet que permitiu que muita gente continuasse a trabalhar durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Acontece que a tecnologia está em constante evolução. E você precisa acompanhar tudo de perto para não ficar para trás.

Portanto, fique de olho nas competências técnicas voltadas para informática, como hardwares e softwares que facilitem o dia a dia no trabalho.

Busque dominar as ferramentas que são mais usadas na sua área de atuação. E garanta ao menos o domínio básico das genéricas, como o Pacote Office.

Análise de dados

Tomar decisões com base em dados aumenta as chances de sucesso. Entretanto, você precisa olhar para números e outras informações, interpretar e aplicar no dia a dia.

Além disso, a leitura correta pode ajudar a resolver problemas, propor novos produtos ou abordagens e por aí vai.

Gestão de projetos

Essa é uma das competências técnicas fundamentais para quem almeja cargos de liderança. Afinal, é preciso saber organizar e priorizar as demandas para entregar os projetos de forma eficiente. 

Para isso, é necessário desenvolver habilidades como planejamento orçamentário, gestão de tarefas e análise de desempenho, entre outras.

Marketing digital

Muitos segmentos de mercado se aproveitam de conceitos e ferramentas de marketing digital para crescer. Portanto, não importa a sua área: garanta essas competências técnicas.

Entenda como funcionam os sites de busca, as redes sociais, automações de marketing e por aí vai. Você pode se surpreender com as possibilidades!

Como desenvolver competências técnicas?

Se você quer conquistar os seus objetivos profissionais mais rapidamente, uma das dicas é aprimorar as suas competências técnicas.

Há diferentes caminhos para se obter conhecimento e se destacar no mercado de trabalho. Para ajudar, listamos alguns dos principais:

  • graduação é um dos primeiros passos para se profissionalizar. Hoje em dia, há muitos cursos, incluindo aqueles chamados de tecnólogos, que têm duração menor;
  • pós-graduação é ideal para quem já terminou a faculdade e quer que o seu currículo se destaque entre os demais. Pode ser uma especialização ou um mestrado, por exemplo;
  • cursos livres estão disponíveis em todas as áreas de conhecimento. Em muitos casos, as aulas podem acontecer online, o que facilita para aqueles que têm uma rotina agitada;
  • workshops também são uma boa forma de conquistar competências técnicas. Além disso, neles você pode aproveitar para conhecer pessoas que atuam no mesmo ramo;
  • palestras são interessantes porque, geralmente, é possível aprender com histórias e experiências de outros profissionais;
  • eventos e congressos voltados para diferentes mercados acontecem em todo o Brasil. São oportunidades para se atualizar e fazer networking.

E as dicas não param por aí! Aqui no nosso blog tem muito mais conteúdo para ajudar você a se tornar um profissional melhor.

Acompanhe todas as novidades nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.