fbpx

Como controlar o estresse de uma vez por todas?

Este é um dos maiores problemas da atualidade. Ele atinge pessoas do mundo inteiro e prejudica a vida do homem moderno. Mas você sabia que tem como controlar o estresse?

Pode parecer uma tarefa difícil. Afinal, o dia a dia é cheio de situações que envolvem excesso de atividades, informações e cobranças.

Contudo, se você buscar autoconhecimento e mudar hábitos, vai ver como é possível controlar o estresse. Nas linhas a seguir, listamos algumas dicas importantes. Confira!

Conteúdo do artigo

1. Identificar gatilhos para saber como controlar o estresse

Esse é um importante exercício de autoconhecimento. Se você parar para pensar, vai identificar quais são as situações que mais lhe causam estresse.

O ideal é evitar esses cenários desagradáveis. No entanto, tendo em mente que, muitas vezes, eles são necessários e até fazem parte do dia a dia.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Sendo assim, você deve entender como lidar da melhor maneira possível com esse tipo de situação. Ter pensamentos positivos pode ajudar.

Além disso, é muito comum darmos mais importância do que deveríamos a certas questões, como é o caso de quem vive remoendo o passado ou temendo o futuro.

Entenda que não há como evitar algumas situações e que, muitas vezes, elas fogem do seu controle. Não se cobre e não se julgue tanto. Seja gentil consigo.

2. Evitar substâncias nocivas

Cigarro, álcool e cafeína são recursos que muitas pessoas usam quando buscam formas de como controlar o estresse. Porém, eles tendem a ter o efeito contrário.

A nicotina e a cafeína, por exemplo, são estimulantes. Já o álcool pode ser um depressor, quando consumido em grandes quantidades, ou um estimulante, quando em poucas.

3. Praticar exercícios é dica de como controlar o estresse

Você já deve ter ouvido falar que praticar atividades físicas é uma alternativa de como controlar o estresse. Mas sabe o motivo?

É que o estresse aumenta os níveis de hormônios como o cortisol. Já a prática de exercícios reduz essas taxas.

Além disso, produz dopamina, endorfina e serotonina, que são conhecidos como hormônios da felicidade. Sem falar que ajuda a reduzir desconfortos como dores e tensões.

Nesse caso, vale de tudo, se você quer saber como controlar o estresse. Dá para escolher entre funcional, crossfit ou musculação, esportes… Basta encontrar a sua alternativa preferida!

4. Dormir bem

Pessoas estressadas tendem a ter sono interrompido e insônia. E dormir pouco ou quase nada ajuda a elevar os níveis de estresse. 

Ou seja, uma verdadeira bola de neve!

Portanto, dormir bem é uma das formas de controlar o estresse. Se esse é um desafio para você, aqui vão algumas dicas:

  • cuide do seu ambiente de descanso, que precisa ser confortável e escuro;
  • pratique exercícios e coma bem;
  • crie uma rotina para dormir, como respeitar os horários de descanso e fazer atividades relaxantes à noite;
  • evite aparelhos eletrônicos, no mínimo, meia hora antes de deitar.

5. Experimentar técnicas de relaxamento

A meditação é uma das técnicas de relaxamento mais conhecidas. Contudo, ela é só uma das formas de como controlar o estresse.

Se você não conhece ou nunca praticou, vale a pena experimentar algumas opções para entender qual funciona melhor no seu caso.

Hoje em dia, há diversos aplicativos para celular que reúnem técnicas de relaxamento para diferentes situações.

6. Gerenciar melhor o tempo

Ter uma quantidade enorme de afazeres tende a causar muito estresse. É por isso que o gerenciamento do tempo pode ajudar.

Faça uma lista com o que precisa ser feito por ordem de prioridade. Busque identificar o que pode ser delegado para outras pessoas.

No seu planejamento, inclua tempo para o descanso e para o lazer. Afinal, isso é essencial para quem quer entender como controlar o estresse.

7. Buscar ajuda

Desabafar pode ajudar você a controlar o estresse. Sobretudo com pessoas compreensivas e empáticas, que estão dispostas a escutar.

No entanto, nem sempre é o suficiente. Por mais que tenhamos bons familiares ou amigos e coloquemos em prática as dicas anteriores, os níveis de estresse podem ser muito altos, fugindo do controle.

Nessas situações, o ideal é buscar ajuda profissional. Principalmente se você estiver sentindo sintomas físicos, como dores, tontura e problemas de pele.

Um psicólogo, por exemplo, pode ajudar na busca pelo autoconhecimento. Além disso, é capaz de ensinar formas de controlar o estresse.

Porém, pode ser necessário fazer uso de alguma medicação. Nesse caso, o psicólogo tende a encaminhar para o psiquiatra.

Agora que você já sabe algumas formas de como controlar o estresse, que tal passar as informações adiante? Compartilhe este conteúdo com outras pessoas!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.