fbpx

Crossfit ou academia: qual é a melhor opção para você?

Manter o corpo em movimento é essencial. Afinal, as atividades físicas oferecem vários benefícios ao organismo humano: saúde, disposição e visual renovado. No entanto, muitos rapazes se questionam em qual modalidade investir — crossfit ou academia? 

Ambas as opções estão em alta e promovem vantagens para o corpo e a mente. Ainda assim, você precisará considerar alguns detalhes antes de bater o martelo e começar a se exercitar. Os seus objetivos e até o seu condicionamento físico entram nessa lista. 

Pensando nisso, resolvemos ajudar você nessa empreitada fitness. Neste artigo, entenda as características dessas práticas e decida, de uma vez por todas, qual é a mais indicada para a sua realidade. Vamos lá?

Em dúvida entre crossfit ou academia? Aprofunde-se no assunto! 

Apesar de gerar bastante dúvida entre o público, as duas modalidades possuem exercícios e focos bem distintos. Inclusive, elas devem ser escolhidas a dedo, sempre considerando o seu lifestyle e as suas preferências. Veja os detalhes sobre cada uma delas. 

Um panorama sobre a academia

Tradicionalmente, a academia é conhecida por oferecer treinos muito completos aos usuários. Nela, é possível fazer tanto atividades aeróbicas quanto musculação. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

E, dependendo do ambiente onde você decidir treinar, ainda há a possibilidade de experimentar outras práticas, como dança, natação, pilates, funcional e até artes marciais. Portanto, essa é uma solução excelente para quem tem um perfil dinâmico e adora variar. 

Aqui, também é importante frisar que a academia é bastante procurada por aqueles que gostam de realizar os seus treinos sem distrações. Ou seja, de um jeito mais solitário, apenas com os seus fones de ouvido e uma boa playlist de músicas.

Benefícios da academia

  • ampla variedade: você encontrará diferentes equipamentos, que facilitam o planejamento de séries específicas para cada parte do corpo; 

  • acompanhamento profissional: esses espaços contam com instrutores para monitorar os seus exercícios e, na maioria dos casos, montar treinos personalizados; 

  • no seu tempo: pratique as atividades conforme as suas limitações, sem se preocupar com o desempenho do restante do grupo.

Um panorama sobre o crossfit

Sucesso do momento, o crossfit também é bastante procurado pelos rapazes. Entretanto, tenha em mente que este é considerado um treino de altíssima intensidade, que visa exercitar todas as partes do corpo.

Assim que se tornar um “crossfiteiro”, como dizem por aí, você perceberá maior força, resistência, flexibilidade e até uma melhora na coordenação motora. 

E mais! Destacamos que a modalidade é indicada para todas as idades, desde adolescentes até idosos. Os únicos cuidados são buscar a autorização de um médico qualificado e realizar um acompanhamento adequado.

Benefícios do crossfit

  • mais intensidade: os seus treinos serão superdinâmicos, compostos por corridas, levantamentos de peso, agachamentos, abdominais, flexões etc. Porém, diferentemente da academia, você utilizará poucos equipamentos durante a prática;

  • livre-se das calorias: é uma alternativa famosa por queimar o excesso de calorias de uma só vez; 

  • em equipe: nesse processo, as atividades são feitas em grupo, com competições e séries recreativas. Desse modo, a solução tende a ser vantajosa para os indivíduos que se saem melhor nas práticas coletivas, pautadas por constantes desafios; 

  • é bom se cuidar: apesar dos seus diferenciais, o crossfit exige que o atleta tenha cautela durante os exercícios. Por serem mais intensos, os treinos podem acabar causando lesões a médio e longo prazo. Com isso em mente, o acompanhamento de um especialista é indispensável. 

Dica bônus

Continua indeciso entre crossfit ou academia? Por fim, considere conversar com alguém que já realiza uma dessas modalidades. Pode ser um familiar, um amigo, um colega de trabalho ou até um vizinho.

Pergunte a opinião dessa pessoa a respeito dos treinos e peça para que ela compartilhe situações reais de uma aula. Quem sabe, você ainda pode fazer uma sessão experimental e decidir na prática qual a alternativa ideal.

E aí, após a leitura deste artigo você conseguiu optar entre crossfit ou academia? Agora, não perca tempo e comece a correr atrás do prejuízo. Encontre um bom espaço para treinar e dê adeus aos dias de preguiça. 

Já se quiser continuar por dentro de outros conteúdos como este, aproveite para acompanhar os nossos perfis nas redes sociais: Facebook, YouTube e Instagram. Nelas, é possível encontrar dicas e novidades exclusivas do universo masculino. Até mais!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.