fbpx

Novembro Azul 2015 | Combate ao Câncer de Próstata

Chegamos a mais um ano do NOVEMBRO AZUL, uma campanha de conscientização sobre o Câncer de Próstata. Você sabia que entre a população masculina, o câncer de próstata representa a segunda causa de mortalidade por neoplasias. Esse tipo de câncer ocorre mais entre homens idosos, com um aumento significativo de incidência a partir dos 60 anos e maior mortalidade após os 80 anos. Mas entre homens de 20 a 59 anos, esse tipo de câncer representa a 12ª causa de mortalidade por neoplasias. A cada 100 mil homens 91 morrem devido ao câncer de Próstata.

Segundo Fabiano Parra Rodrigues, um dos diretores da Ferricelli –marca de calçados masculinos de Franca-SP, esse tipo de campanha é importante. “Quando você recebe informações preciosas você tem a oportunidade de se cuidar. Campanhas desse tipo podem salvar vidas”.

Conteúdo do artigo

História da campanha Novembro Azul

A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003. O movimento ocorreu durante comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro.

Já no Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida, uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de interesse público (OSCIP), foi o órgão responsável por disseminar o Novembro Azul.

A ideia da campanha Novembro Azul é a de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Desde 2014, assim como o Outubro Rosa, há ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Em vários países, o Movember, como é conhecido, é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos bagos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros. Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus.

Novembro azul 2015: Diagnóstico do Câncer de Próstata

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

Novembro Azul 2015: Fatores de Risco do câncer de Próstata

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Novembro azul 2015: Prevenção do Câncer de Próstata

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.