fbpx

Treino funcional: você já considerou essa possibilidade?

As atividades físicas são indispensáveis para a nossa saúde. No entanto, muitas pessoas fogem das academias por não gostarem de realizar musculação ou não se identificarem com outras modalidades do universo fitness. Para elas, o treino funcional pode ser uma opção.

Recentemente, graças a ele, muitos indivíduos consideram voltar aos exercícios e, com isso, aproveitar os inúmeros benefícios de movimentar o corpo — que vão desde uma maior disposição até a melhora do condicionamento físico.  

Sabendo disso, o que acha de saber mais a respeito desta tendência e começar a considerá-la para o seu dia a dia? Continue a leitura deste artigo e descubra tudo sobre o treino funcional: o que é, como funciona, quais são as vantagens e a quem se destina.

Vamos lá!  

Conteúdo do artigo

O que é o treino funcional?

Indo direto ao ponto: o treino funcional é um conjunto de exercícios que são realizados para promover um melhor condicionamento físico. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Nessas atividades, é necessário realizar séries que imitam os nossos movimentos do cotidiano — estimulando, assim, as mais variadas partes do corpo.  

Em um primeiro momento, o treino funcional começou a ser aplicado no campo da Fisioterapia, como uma maneira de reabilitar pacientes que sofriam com algum tipo de limitação física. 

No entanto, diante de tantos resultados positivos, tal método passou a repercutir entre as pessoas que desejam ter mais resistência, ganhar massa muscular e, obviamente, manter a saúde.

E a parte boa? Diferentemente do que muitos acreditam, o treino funcional pode ser realizado em qualquer ambiente, não somente dentro de uma academia. 

Para você ter uma ideia, existem pessoas que o fazem em casa, praças, parques e por aí em diante. Assim, essa opção consegue abranger diferentes capacidades físicas. 

Tudo isso acontece de um jeito muito integrado, capaz de estimular tanto a força quanto a potência, a estabilidade, o equilíbrio e a resistência cardiorrespiratória. Bem interessante! 

Como funciona na prática?

Um treino funcional é formado por diferentes exercícios, que devem ser feitos utilizando tanto o peso do próprio corpo quanto os chamados pesos livres. 

Estamos falando de equipamentos como os halteres, as barras, os sacos de areia e os kettlebells, assim como acessórios variados: bolas, cordas, fitas elásticas e de suspensão etc.  

Os movimentos precisam ser multiarticulares, ou seja, envolver pelo menos duas articulações ao longo de sua execução. 

Para ilustrar, destacamos algumas das práticas mais comuns em um treino funcional:   

  • agachamento;
  • flexão de braços;
  • prancha;
  • abdominais;
  • corrida;
  • barra fixa;
  • saltos em bancos ou caixas;
  • pular corda.   

Quais são as vantagens do treino funcional?

Não é por acaso que o treino funcional conquistou o interesse das pessoas. Ao realizar essas atividades, é possível aproveitar inúmeros benefícios. 

Dentre eles, os principais são a evidente melhora no condicionamento físico, assim como o aumento da força muscular e da capacidade cardiorrespiratória. 

No entanto, existem mais alguns pontos que merecem ser ressaltados, como o aprimoramento da coordenação motora, uma maior flexibilidade e até o equilíbrio postural.  

Quem pode fazer?

Felizmente, o treino funcional é indicado para a maioria das pessoas, ainda mais em situações específicas. Ele é especialmente interessante para quem:

  • leva uma vida sedentária e deseja voltar às atividades físicas;
  • quer conquistar mais força e resistência corporal;
  • já realiza musculação, mas pretende complementar o seu treino;
  • deseja perder peso e reduzir os quadros de estresse e ansiedade.  

E aí, agora que você já conhece as características e os benefícios do treino funcional, o que acha de começar a praticar esta modalidade durante a semana?  

Para não ter erro, conte com o apoio de um profissional especializado no assunto, preferencialmente formado em Educação Física. 

Assim, será possível investir nas atividades corretas, conquistar resultados melhores e, claro, minimizar as chances de lesões.  

Curtiu este conteúdo? Aproveite e compartilhe o link nas redes sociais para que os seus amigos fiquem por dentro do assunto. Sem dúvida, eles vão gostar e ter mais bem-estar. Nos vemos na próxima!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.