fbpx

Roupas esportivas: como incorporá-las de um jeito estiloso no dia a dia?

As roupas esportivas são uma tendência que ganhou força de 2020 para cá. Afinal, com o isolamento social, as pessoas passaram a priorizar peças confortáveis para ficar em casa.

Assim, se antes elas eram pensadas só para o uso durante a prática de exercícios ou esportes, agora ganharam modelagens, tecidos e até cores diferentes.

É o que chamamos de athleisure. O termo em inglês mistura duas palavras: athletics e leisure. Em tradução literal, “atletismo” e “lazer”.

Ou seja, são peças que podem ser usadas facilmente no dia a dia, em combinação com outras do guarda-roupas masculino. Contudo, não são aquelas que você usa para ir à academia.

E é justamente aí que pode haver uma confusão. Por isso, vamos explicar quais são as roupas esportivas e como usá-las. Acompanhe!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Conteúdo do artigo

Afinal, quais são as roupas esportivas?

Mesmo antes de ser tendência, as roupas esportivas já faziam parte da rotina de muitos homens. Isso porque o público masculino costuma priorizar o conforto e a praticidade.

Então, vários pensavam: por que não usar as mesmas peças da academia para ir à faculdade ou ao cinema, por exemplo?

Acontece que as roupas esportivas, quando voltadas para a prática de exercícios, têm cortes e tecidos específicos para essa finalidade. Assim, dão mobilidade, ajudam a pele a respirar e secam rapidamente.

Entretanto, para incorporá-las à sua rotina seguindo o athleisure, elas precisam seguir esse estilo de um jeito mais sutil.

Por isso, praticamente qualquer peça pode ser esportiva, desde que remeta à prática de exercícios, mas com cortes, tecidos e cores não necessariamente iguais.

As peças de moletom são um bom exemplo disso. Também é possível mesclar com uma jaqueta corta-vento e por aí vai.

Como usar roupas esportivas no dia a dia de um jeito estiloso?

Quando falamos em utilizar roupas esportivas no dia a dia, pode vir à cabeça aquele tênis colorido ou uma bermuda de tactel. 

Entretanto, os outfits nesse estilo não necessariamente incorporam todas as peças usadas na prática de atividades físicas.

Até porque, geralmente as roupas no athleisure têm características ideais para o uso na rotina, não para ir à academia. Veja as dicas para usar!

Mescle roupas esportivas com outros estilos

A principal dica é combinar roupas casuais e esportivas. Por exemplo, calça de moletom + t-shirt; casaco de moletom + calça jeans; ou jeans + t-shirt + sneaker + jaqueta corta-vento.

São muitas as possibilidades. O ideal é tentar encontrar um equilíbrio, para não parecer que você está indo diretamente da academia.

Prefira cores neutras

As peças destinadas à prática de exercícios físicos costumam ser bastante coloridas e chamativas. Por isso, para incluir roupas esportivas no dia a dia, prefira aquelas em tonalidades neutras.

Dessa maneira, fica muito mais fácil combinar com outras que você já tem, pois elas tendem a ser discretas.

Gosta de cor? Destaque uma peça

Mas, claro, tem aquelas pessoas que preferem outfits mais vivos. Nesse caso, o ideal é escolher apenas uma peça chamativa e combinar com outras que sejam neutras.

Pode ser um tênis colorido com um conjunto de moletom preto ou cinza mescla, por exemplo. Ou, ainda, uma produção com roupas esportivas brancas e uma jaqueta verde ou azul. 

São muitas possibilidades!

Lembre-se que tecido e corte fazem a diferença

Na hora de inserir roupas esportivas no seu dia a dia, fique de olho nesses dois aspectos. Moletom e tactel dão um ar despojado ao outfit sem nenhum esforço.

Agora, alguns cortes específicos também são a cara de quem curte esportes. É o caso da calça jogger, que pode aparecer em diferentes tecidos, incluindo a sarja.

Escolha peças que remetem aos esportes

Por fim, uma dica interessante é escolher peças que tenham elementos que remetem a esportes. É o caso de uma t-shirt com numeração, como se fosse uma camisa de time.

O mesmo pode acontecer em uma bermuda ou um casaco com a tendência chamada de logomania, ou seja, com marcas estampadas.

Outra ideia é o colete masculino puffer ou a combinação entre moletom e jaqueta jeans, que dão um ar esportivo aos looks de frio.

Alguns tênis também parecem muito com os usados em atividades físicas, mas na verdade são calçados casuais e ótimas escolhas para quem quer seguir esse estilo mais informal, como o sapato com elástico.

Inclusive, você pode conferir diversos modelos em um só lugar! Acesse a loja online da Ferricelli e encontre o tênis ideal para usar com roupas esportivas.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.