fbpx

Organização de guarda-roupa: 6 dicas para homens práticos

Você é daquelas pessoas que sempre encontram dificuldades no momento de se arrumar? Ou seja, frequentemente se dá conta de que falta espaço no seu closet e não consegue encontrar peças adequadas? Em caso positivo, saiba que, talvez, todo esse sufoco pode ser contornado com uma simples organização de guarda-roupa.

Durante a quarentena, você pode aproveitar o tempo livre em casa para desapegar daqueles itens que não são mais usados, categorizar os objetos conforme o seu uso e, por fim, colocar em ordem os seus pertences. Assim que seguir algumas dicas práticas e eficazes, será possível ganhar mais praticidade e conservar melhor as suas coisas.

Nesse período, queremos participar de todas essas transformações. Por isso, no artigo de hoje, você encontrará dicas valiosas, voltadas para homens que não gostam de perder tempo e, mesmo assim, apreciam ter as suas roupas e os seus acessórios prontos para o uso. É só continuar a leitura para saber mais sobre o assunto!

Conteúdo do artigo

6 dicas de organização de guarda-roupa para homens

Os principais truques para uma organização de guarda-roupa eficiente são:

1. Desapegue do que não usa mais

Certamente, a primeira regra para quem deseja garantir a organização de guarda-roupa é, simplesmente, desapegar. Até porque é normal não percebermos que alguns itens presentes no armário já não oferecem utilidade.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Dessa forma, eles acabam ficando esquecidos em algum canto, ocupando um espaço que poderia ser bem aproveitado. A melhor saída? Identificar quais são essas peças, realizando uma limpa completa no local.

Comece retirando todos os seus pertences do armário e separando por categorias:

  • itens que ainda podem ser usados;
  • peças que podem passar por um conserto;
  • coisas que podem ser doadas ou vendidas em um brechó;
  • objetos que, infelizmente, não possuem utilidade alguma.

Nessa etapa, considere o seu estilo, os lugares que costuma frequentar e o dress code do seu trabalho. Dessa forma, ficará fácil filtrar as peças e usá-las com sabedoria daqui em diante.

Organização de guarda-roupa

2. Tenha alguns acessórios à mão

O universo da organização é mais vasto do que parece. Para facilitar a rotina das pessoas, os profissionais da área desenvolveram vários truques e acessórios que podem ser aproveitados durante a arrumação do armário.

As caixas são as mais conhecidas. Disponíveis em diferentes materiais, tamanhos e cores, elas são ótimas para armazenar meias, roupas íntimas, cintos e, inclusive, as vestimentas da estação passada.

Fora isso, existem organizadores exclusivos, como é o caso das colmeias. Nelas, você conseguirá incluir sapatos, dispensando as embalagens originais e otimizando o espaço.

Já para deixar em ordem objetos específicos, considere o uso de cabides próprios para gravatas ou lenços, que devem ser utilizados conforme a quantidade de peças presentes no seu closet.

Organização de armário

3. Use etiquetas

Se você não quer mais perder tempo procurando os seus pertences, considere investir nas boas e velhas etiquetas. Práticas e acessíveis, elas facilitam no momento de identificar embalagens e packs, especialmente se esses objetos não forem transparentes.

Podemos exemplificar com as caixas de sapatos. Muitas vezes, possuímos mais de um par da mesma marca, o que pode acabar nos confundindo durante a procura. Para que isso não aconteça, as etiquetas são importantes aliadas.

Com uma simples identificação fora da caixa, você saberá exatamente o modelo de calçado que estará pegando. No fim, esse cuidado ajudará a evitar bagunça e perda de tempo.

Organização de guarda-roupa

4. Determine um espaço para cada item

Não adianta apostar em acessórios e etiquetar os objetos se os seus pertences não possuem um lugar definido no armário. Quando isso acontece, todo o trabalho vai por água abaixo e, no dia a dia, você acaba sentindo falta de um pouco mais de organização.

Afinal, se uma parte de suas camisas está em um compartimento, por que outra não?

Logo, é interessante estipular um espaço único para cada tipo de roupa. Camisas e casacos, nos cabides. T-shirts, bermudas e blusas de inverno, nas prateleiras. Os sapatos, por sua vez, podem ficar tanto nas colmeias quanto na parte inferior do armário.

Escolha os locais de acordo com o espaço disponível e, claro, as suas necessidades diárias. Seguindo esse truque, vai ser mais fácil manter tudo em ordem, bem como encontrar cada item com agilidade em meio à correria da semana.

Organização de armário

5. Organize as suas roupas por cor

Há quem acredite que é besteira, mas organizar os seus trajes por cor é um método excelente para manter a organização de guarda-roupa.

Ainda que você não seja um rapaz que gosta de vestir peças coloridas, esse hábito ajudará na hora de montar combinações e identificar caso alguma roupa esteja em desuso ou seja repetida. Com isso, sentirá bem-estar ao abrir o armário, já que todos os itens estarão organizados em degradê.

Para não ter que desfazer todo o seu trabalho, outra tática é manter os cabides virados para dentro e, conforme for utilizando as roupas, inverter a posição do acessório para saber o que já foi usado na semana. Bem fácil!

Organização de guarda-roupa

6. Limpe os sapatos antes de guardá-los

Sabemos que os sapatos são os elementos do armário que mais acumulam micro-organismos. Isso porque eles vivem em contato direto com o chão, seja em casa ou fora dela.

Em um universo perfeito, bom mesmo seria poder contar com uma sapateira grande, repleta de compartimentos para guardar os nossos modelos prediletos. Porém, a realidade é diferente e nem sempre as pessoas possuem espaço de sobra em casa para esse móvel.

Como alternativa, sugerimos que você higienize muito bem seus calçados, ainda mais em tempos de coronavírus. Antes de entrar em casa, retire os pisantes e passe um papel-toalha umedecido com água e sabão neutro na sola. Se puder, também é interessante deixar os sapatos descansarem em um local fresco e arejado.

Para uma higienização completa, prefira passar uma escovinha seca e macia nas laterais. Esse truque é ótimo para eliminar sujeiras ou, simplesmente, retirar a poeira. Caso elas não sejam eliminadas, é provável que sujem o guarda-roupa ou os seus demais pertences. Portanto, muito cuidado!

Organização de armário

Esperamos que essas dicas de organização de guarda-roupa sejam úteis para você. Aproveite o tempo em casa para colocar os pertences em ordem e ter uma rotina mais descomplicada.

Se você gostou das nossas dicas e quer receber conteúdos como este, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook e Instagram. Será um prazer vê-lo por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.