fbpx

Cortes de carne: um guia para entender e escolher os melhores

Existem vários cortes de carne no mercado. Cada um pode ser melhor utilizado em diferentes preparos, seja para um churrasco, para uma refeição básica no dia a dia ou para uma bela feijoada no fim de semana.  

Dito isto, o que acha de saber mais a respeito do assunto e descobrir como escolher o corte de carne ideal para a sua receita favorita? Abaixo, explicamos tudo sobre as principais variedades e formas de utilização. Confira! 

Conteúdo do artigo

Os cortes de carne bovina e as suas indicações 

Muito além do tempero ou do preparo, o segredo para o sucesso de um prato também pode estar na escolha correta dos cortes de carne. 

E esse cuidado é ainda mais importante quando falamos de receitas preparadas na brasa, como o bom e velho churrasco

Mas, afinal, quais são as principais opções disponíveis no mercado e como aproveitá-las da melhor maneira? É o que mostramos a seguir. Anote! 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Cupim 

Esse é um corte de carne que está situado na corcova bovina, sendo caracterizado por contar com uma alta concentração de fibras e gordura. 

Dessa forma, estamos falando de uma carne altamente suculenta e macia, muito utilizada em churrascos ou em receitas que levam molhos.  

Acém  

Popularmente chamado de \”lombinho\”, o acém é uma carne de segunda, apresentando pouca concentração de gordura. 

Trata-se de um corte ideal para o preparo de picadinhos, refogados e cozidos. Já em outras situações, essa alternativa pode ser aproveitada em bifes ou moída.

Alcatra  

Situada na parte traseira do boi, a alcatra consiste em um corte bem macio, com pouca gordura. 

É uma alternativa ideal para churrascos, tanto em espetinhos quanto em bifes mais grossos, assados diretamente na grelha. 

Para não ter erro, a dica é evitar os cortes de alcatra finos demais. Caso contrário, há grandes chances de a carne ressecar, perdendo parte de sua suculência. 

Ossobuco  

Temos aqui mais um corte de carne de segunda — porém, altamente valorizado na gastronomia italiana. Retirado da traseira do animal, o ossobuco consiste em um tipo de músculo. 

É um ingrediente que pode ser usado com o seu tutano totalmente preservado, ficando excelente ao ser preparado com molhos espessos. 

Em geral, a receita ainda leva uma mistura de alho, salsinha e raspas de limão. Vale a pena experimentar! 

Contrafilé  

Apresentando um ótimo custo-benefício, o contrafilé apresenta sabor intenso e textura macia. No entanto, esse é um dos cortes de carne que mais exigem cuidados em seu preparo. 

O principal deles? Que se remova o seu nervo lateral. 

Além disso, é preciso assá-lo em altas temperaturas, a fim de impedir que a carne fique dura demais. Pode ser feito em formato de bife, em refogados ou, quem sabe, moído.  

Picanha 

Localizada na parte traseira do boi, a picanha é extremamente macia, com um sabor marcante e uma capa de gordura espessa. 

De modo geral, esse é um corte fácil de preparar, excelente para churrascos, assados, carne de panela ou bifes. 

O segredo para o sucesso é prepará-la com a sua gordura. Assim, é possível garantir a sua suculência, tornando-a a protagonista de qualquer prato. 

Fraldinha 

Uma opção perfeita para quem prefere consumir carnes magras. Ou, então, para aqueles que seguem uma alimentação restrita. 

Leve e suave, a fraldinha também é extremamente macia, podendo ser assada na brasa ou preparada em cortes mais grossos — evitando, assim, o seu ressecamento.  

Viu só? Como foi possível notar ao longo deste artigo, os cortes de carne bovina podem ser aproveitados de diferentes formas, resultando em pratos incríveis para todos os momentos.  

Caso tenha gostado deste conteúdo e queira conferir outros artigos como este, aproveite para acompanhar as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram, X e YouTube

Nelas, compartilhamos novidades e dicas exclusivas, que farão toda a diferença em seu dia a dia. Nos vemos em breve!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.