fbpx

Parrilla: conheça essa alternativa ao churrasco brasileiro

É difícil encontrar um brasileiro que não curte aquele churrasco com os amigos. No entanto, esse é um costume no Brasil, enquanto em outros países a prática é um pouco diferente. Na Argentina e no Uruguai, por exemplo, a população aprecia a parrilla. Você já ouviu falar nela?

Muito parecida com o nosso churrasco, essa opção também conta com características distintas, que vão desde o preparo até o modo de servir. Assim, caso esteja com planos de organizar uma confraternização memorável para reunir a galera, essa é uma ótima alternativa para inovar.  

Pensando nisso, vamos ajudar você a entender melhor o assunto e, quem sabe, incentivá-lo a “colocar a mão na massa”. Neste artigo, entenda tudo sobre a parrilla argentina e a parrilla uruguaia para surpreender a sua turma!

O que é parrilla?  

Primeiramente, é importante saber que parrilla é o termo utilizado tanto pelos argentinos quanto pelos uruguaios para se referir à churrasqueira. 

Nesses países, diferentemente do Brasil, as pessoas não assam a carne usando um espeto, mas sim posicionando os cortes sobre uma estrutura de metal conhecida como gradil.  

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Pensou que era só isso? Que nada! Para complementar, eles utilizam brasas e lenha na hora do preparo, ao contrário de nós, que usamos apenas o carvão.  

Também vale lembrar que o gradil, que é responsável por suportar a carne, deve ser posicionado de um modo levemente inclinado. 

Esse detalhe é importante para fazer com que a gordura seja gradativamente liberada ao longo do cozimento, sem correr o risco de respingar no fogo.  

Servindo a parrilla 

Em terras brasileiras, é comum que o churrasco seja servido com alguns acompanhamentos. Os mais famosos são o arroz branco, a farofa, a mandioca, o vinagrete, a salada e o pão de alho.

Contudo, os nossos vizinhos preferem não degustar a parrilla com esse tipo de guarnição — já que, segundo eles, tantas opções acabam por tirar o protagonismo da carne. 

Por isso, a parrilla argentina e a parrilla uruguaia são colocadas à mesa com pouquíssimos acompanhamentos. 

Em alguns casos, os cortes contam apenas com batatas e diferentes legumes assados. Bem interessante, não é mesmo?

Parrillada  

Ainda no quesito parrilla, existe a parrillada, palavra que se refere ao modo como os argentinos e uruguaios chamam o popular “churrasco de miúdos”, que também é feito no gradil. 

Nesse caso, os cortes frequentemente servidos são:   

  •  fígado;   
  •  glândula timo;   
  •  tripa;   
  •  rins.   

Portanto, é preciso ficar de olho. Se você pretende visitar a Argentina ou o Uruguai, sempre confira os cortes que serão servidos em sua parrilla. 

Para experimentar carnes mais básicas, que estamos acostumados a comer no Brasil, peça o tal do “asado”.  

Como preparar uma autêntica parrilla?  

Após entender tudo sobre a parrilla, chega o momento de aprender como preparar esse prato típico da Argentina e do Uruguai em poucos passos.

Em seguida, mostramos a você uma receita simples e excelente para receber os convidados. Aproveite para anotar!

Bife de chorizo 

Ingredientes   

  •  dois cortes de contrafilé Angosto (380 g cada);   
  •  sal;   
  •  óleo de girassol.   

Modo de preparo   

  • tempere cada bife utilizando o sal. Depois, com a ajuda de um pincel culinário, passe o óleo de girassol nos dois lados do corte;   
  • coloque a carne na grelha e deixe assar até o ponto desejado;   
  • retire e ponha em uma travessa adequada;   
  • você ainda pode decorar o prato com legumes também assados ou salada.   

Quais erros evitar ao fazer a parrilla?   

  • não cubra a carne com um jornal. Tal prática não é tão higiênica assim;   
  • utilize uma boa lenha. Prefira as madeiras sem umidade, preferencialmente de alfarrobo ou acácia;   
  • não corte a carne para conferir se ela está suculenta. Deixe que a peça asse sozinha, sem interferências;   
  • por fim, não coloque a carne congelada direto na grelha. Em vez disso, espere até que descongele naturalmente.  

Viu só? Fazer uma parrilla é muito mais fácil do que parece. Com essas dicas, você já conta com todas as informações necessárias para preparar um almoço ou jantar incríveis e encantar a sua turma.

Se curtiu e quer receber outros conteúdos como este, aproveite para acompanhar as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Até lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.