fbpx

Tipos de vinho: quais são os principais e como harmonizá-los?

Quem é apreciador de uma boa culinária certamente gosta de harmonizar bebidas com diferentes refeições. E caso você esteja entrando nesse universo, uma boa maneira de começar a entender melhor a respeito do assunto é conhecendo os principais tipos de vinho.

Podemos dizer que existem várias opções disponíveis no mercado, entre tintos, brancos, rosés e espumantes. Apesar de parecer que todas podem ser consumidas nas mesmas ocasiões, a verdade é que cada uma conta com as suas particularidades, que são responsáveis por garantir variadas sensações no paladar.

Inclusive, entender essas características é interessante não somente para tornar uma refeição mais equilibrada, como também para aumentar a sua sensação de bem-estar e garantir momentos incríveis com quem você mais gosta. Preparado? Confira a nossa seleção e tire as suas dúvidas agora mesmo!

Conteúdo do artigo

Os benefícios de um bom vinho

Extremamente saboroso e acessível, o vinho é uma das bebidas mais antigas e tradicionais que existem. Ao longo dos anos, especialistas se dedicaram a entender qual é a sua composição e como ela age no organismo.

De acordo com os entendidos no assunto, o vinho, quando consumido moderadamente, consegue garantir inúmeras vantagens para o bem-estar.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Uma delas diz respeito à saúde. Ao ingerir cerca de duas doses, é possível diminuir em até 20% o risco de complicações cardíacas. Isso porque o tipo de álcool presente nessa bebida consegue minimizar a formação de placas capazes de entupir as artérias.

O resultado é um aumento significativo do chamado “colesterol bom”, uma diminuição das inflamações e uma inibição de coagulação sanguínea.

Gostou? Ainda existem outros pontos positivos que merecem ser destacados. Veja abaixo quais são eles:

  • o vinho facilita a digestão;
  • diminui o risco de trombose, acidente vascular cerebral e derrame;
  • freia a piora de doenças crônicas;
  • previne contra o surgimento de câncer;
  • reduz o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

Tipos de vinho

Os principais tipos de vinho e como harmonizá-los

Que o vinho é uma bebida sofisticada, já sabemos bem.

Na composição dele, há inúmeros elementos responsáveis por definir a sua qualidade, como é o caso da coloração, da uva, do aroma, do nível de álcool e, inclusive, dos seus meios de produção.

Por isso, é interessante conhecer muito bem os tipos de vinho existentes e, a partir disso, identificar o rótulo que melhor se encaixa com o seu gosto e a sua refeição.

Vinho tinto

Aqui, temos o vinho mais clássico que existe: o tinto. Produzidas por meio da fermentação do suco da uva, ou mosto, essas opções são fabricadas a partir das clássicas uvas tintas ou pretas, as mais consumidas em território brasileiro.

O interessante é que, dentro dessa categoria, existem diferentes classificações de uvas. A primeira é a Cabernet Sauvignon, excelente para produzir bebidas marcantes e encorpadas, harmonizando com pratos de alto teor calórico e carnes vermelhas.

Depois vem a uva Merlot, que é um pouco mais leve e indicada para quem deseja combater os radicais livres. Essa alternativa também fica excelente quando combinada com massas e molho vermelho.

Aliás, nessa mesma categoria há a Pinot Noir, uma uva de cultivo difícil, ideal para climas bem frios e com grande destaque na cidade de Borgonha, na França. Para degustá-la, uma sugestão é consumir aves assadas, carnes de texturas extremamente macias ou risotos.

Vinho tinto

Vinho branco

Aqui temos os vinhos brancos. Refrescantes e frutados, eles apresentam a coloração dourada e podem ser tomados gelados, especialmente durante os dias mais quentes. Certamente, são excelentes opções para apreciar com frutos do mar, frutas e pratos leves.

Ainda assim, cada uva dessa categoria conta com as suas minuciosidades. A mais popular é a Chardonnay, também presente em espumantes e muito cultivada na França, na região denominada Champagne.

Em seguida estão outros tipos de vinho branco, como o Sauvignon Blanc, que apresenta boa acidez e pode ser consumido com saladas e queijos diversos.

Vinho branco

Vinho rosé

Seguindo a nossa relação dos tipos de vinho, está o rosé, outra opção para apreciar em períodos de altas temperaturas. Feita a partir de uvas tintas, mas em tonalidades variadas e sem a casca, essa bebida vem se tornando bem famosa em nosso país, principalmente no universo da gastronomia.

Em uma refeição, essa opção fica excelente quando harmonizada com peixes gordurosos, sendo o salmão um deles, preferencialmente grelhado.

Um benefício é que esses rótulos tendem a apresentar um valor mais acessível, podendo ser utilizados em eventos casuais diversos. Um encontro com os amigos ou um jantar romântico na praia são alguns exemplos.

Vinho rosé

Espumantes

Todos os tipos de vinho, sem exceção, passam por duas etapas de fermentação. A primeira é a normal, em que o açúcar da uva é transformado em álcool. Na segunda, há a possibilidade de incluir um pouco de gás carbônico, o que resulta na produção do espumante.

Por conta das suas características, os espumantes são constantemente utilizados para celebrar acontecimentos e realizações. Casamentos, aniversários e formaturas tendem a contar com a presença dessa bebida em seus cardápios, por exemplo.

E mais: assim como os demais vinhos, o espumante é encontrado em diferentes rótulos. A maioria deles pode ser harmonizada com peixes e frutos do mar, além de sobremesas e petiscos de entrada.

Espumante

Dica bônus para conhecer os tipos de vinho

Está com tempo de sobra durante essa quarentena? A nossa sugestão é que você ocupe a agenda realizando alguns cursos online sobre o universo dos vinhos. Em plataformas como UdemyEduK e Univinho, é possível conferir programações que abordam assuntos em todos os níveis de conhecimento.

Com todas essas informações, você terá uma excelente base para se especializar e criar o hábito de degustar vinhos. Mas lembre-se de manter o equilíbrio e prezar pela saúde, já que qualquer bebida alcoólica em excesso é prejudicial.

Após essa leitura completa, você conseguiu conhecer os principais tipos de vinho consumidos no Brasil e entender como harmonizá-los? Então, aproveite para testar novas receitas e, quem sabe, elevar o seu talento gastronômico.

Caso queira acompanhar outros artigos exclusivos como este, siga também os nossos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram. Nos vemos por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.