fbpx

Expressão emocional: por que isso é tão importante para os homens?

Que atire a primeira pedra aquele que nunca ouviu frases como \”isso não é coisa de homem\” ou \”homem não chora\”. 

Infelizmente, por muito tempo o público masculino foi afetado por esse tipo de comentário — que, na prática, incentiva a resolver conflitos, internos ou não, por meio da violência.  

Boa parte da sociedade acreditava que um \”homem de verdade\” era aquele que não expressava os seus sentimentos e mostrava a sua fragilidade. Mas, felizmente, esse pensamento está ficando para trás.  

Nos últimos anos, várias temáticas ganharam notoriedade nos debates sociais, fazendo com que os cidadãos reconheçam a importância de reivindicar os estereótipos de gênero e investir na saúde mental.  

Portanto, que tal entender mais sobre a expressão emocional masculina e como ela pode ser praticada no dia a dia? 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Para isso, convidamos você a se aprofundar neste artigo especial e se atualizar a respeito do assunto. Confira! 

Conteúdo do artigo

Por que os homens não expressam as suas emoções? 

Primeiramente, é bacana entender as razões que levam os homens a não expressarem medos, angústias e frustrações. 

Desde a infância, boa parte do público masculino foi ensinada a reprimir esses sentimentos. 

O motivo? Há séculos, a sociedade associa a masculinidade à força e ao poder. Ou seja, um posicionamento sem nenhum traço de vulnerabilidade. 

Assim, alguns homens se sentem, até os dias atuais, desencorajados a se expressar emocionalmente, com receio de serem vistos como inferiores ou fracos. 

E o resultado desse tipo de comportamento é um só: a nossa sociedade passou a enxergar os atos violentos como naturais, presentes no processo de desenvolvimento e socialização masculina. 

Para agravar o cenário, muitos homens não cuidam de si, especialmente quando falamos sobre saúde mental.  

Com foco em esconder certos sintomas, como os da depressão, eles buscam meios de \”aliviar\” os seus sentimentos — caindo em consumo excessivo de álcool, drogas ou outros comportamentos nocivos. 

Bem complicado!  

Qual é a importância de se expressar emocionalmente?  

Entre os principais benefícios da expressão emocional masculina, podemos destacar:

  • você terá maior equilíbrio psicológico, conseguindo fugir de quadros de estresse, ansiedade e, em casos mais graves, até depressão;
  • os seus relacionamentos serão fortalecidos, uma vez que será possível construir laços profundos, seja com os seus amigos, familiares ou cônjuges;   
  • a sua comunicação se tornará muito mais clara, aberta e objetiva. Como resultado, você poderá travar diálogos eficientes, capazes de solucionar variados conflitos.  

Como superar as barreiras culturais e abraçar a expressão emocional? 

A boa notícia é que nem tudo está perdido. Ainda que a masculinidade tóxica esteja enraizada em nossa sociedade, a verdade é que existem alguns caminhos para aqueles que desejam driblar esse cenário, abraçando a expressão emocional. Saiba quais são eles. 

Reconhecimento  

O primeiro passo é reconhecer os seus sentimentos. O ideal é que, nesse momento, você analise as suas reações e, a partir disso, permita-se sentir diferentes emoções, sem nenhum tipo de julgamento.  

Comunicação  

Assim que identificar o que se passa, você pode tentar se expressar de um jeito claro e sincero, sempre respeitando os limites do próximo. 

Uma dica é conversar com amigos íntimos, familiares de confiança ou um profissional especializado em saúde mental, como o psicólogo. 

Ajuda  

E por falar em auxílio profissional, é válido frisar a importância de um terapeuta no decorrer desse processo. 

Até porque, você há de concordar: o ato de expressar os nossos sentimentos pode ser, muitas vezes, um tanto desafiador. 

Consequentemente, não são raros os homens que necessitam de um acompanhamento especializado.

Ao longo desse tipo de tratamento, o psicólogo pode mostrar a você estratégias de autoconhecimento e controle emocional, por exemplo.

No dia a dia, essas ferramentas são indispensáveis para aqueles que pretendem se expressar de um jeito mais saudável e eficiente. Pense nisso!  

E então, após este conteúdo completo, você conseguiu entender qual é a importância da expressão emocional masculina? 

Daqui em diante, coloque essas recomendações em prática e, a partir disso, abrace o autoconhecimento — reconhecendo os seus sentimentos e os assumindo sem medo. O resultado será incrível!  

Se gostou da leitura e quer receber outros conteúdos como este, acompanhe agora mesmo as nossas páginas nas redes sociais: Instagram, Facebook, X e YouTube.

Nelas, você encontrará dicas e novidades sobre lifestyle, moda, comportamento e muito mais. Nos encontramos por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.