fbpx

Como desenvolver habilidades de comunicação essenciais na carreira?

No mundo acelerado de hoje, as habilidades de comunicação são fundamentais para o sucesso, tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Embora muitas vezes elas sejam vistas como algo natural, podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo.

Neste artigo, vamos mostrar como você pode se aperfeiçoar para alcançar os seus objetivos na carreira por meio da comunicação. Acompanhe!

Conteúdo do artigo

O que são as habilidades de comunicação?

As habilidades de comunicação são um conjunto de competências comportamentais que nos permitem transmitir ideias, sentimentos, conhecimentos e experiências. Tudo de forma clara e eficaz.

Portanto, são a base para quem deseja construir relacionamentos sólidos e alcançar sucesso em todas as áreas da vida.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Quais são as principais habilidades de comunicação?

Existem duas categorias principais de habilidades de comunicação:

  1. verbal: envolve o uso de palavras, estruturas e tom de voz para expressar os nossos pensamentos e sentimentos. Para ser eficaz, precisa de clareza, objetividade e empatia;
  2. não verbal: inclui gestos, expressões faciais, contato visual e postura corporal. Muitas vezes, as ações falam mais alto do que as palavras.

Como desenvolver as habilidades de comunicação?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as habilidades de comunicação, que tal conferir algumas dicas para desenvolvê-las de forma prática?

Saiba o objetivo da conversa e faça um script

Antes de iniciar uma conversa, tenha em mente o que deseja alcançar com ela. Elabore um roteiro mental para guiar a interação e manter o foco nos objetivos.

Isso é essencial para garantir um bom comportamento em reuniões, além de evitar rodeios ou perda de tempo do time ou do cliente.

Escute com atenção

Preste total atenção no interlocutor, sem distrações. Isso demonstra respeito e permite uma compreensão mais profunda das mensagens transmitidas.

Uma dica é não ficar pensando em uma resposta enquanto a pessoa fala. Deixe que ela expresse o que precisa e, então, formule a sua devolutiva.

Evite interrupções

Deixe o outro terminar de falar antes de responder. Interrupções podem criar conflitos e denotar falta de consideração.

Ao fazer isso, você também demonstra respeito e evita que façam o mesmo quando for a sua vez de se expressar.

Observe a expressão corporal

Fique de olho na sua própria linguagem corporal e na dos outros. Postura relaxada, gestos abertos e contato visual adequado contribuem para uma comunicação eficaz.

Vale reforçar que essas dicas também cabem para videoconferências. Busque olhar sempre para frente, evitando distrações como responder e-mails ou usar o celular.

Além disso, quando for a sua vez de falar, demonstre as suas habilidades de comunicação gesticulando e usando a expressão facial de forma adequada.

Estabeleça contato visual

Olhar nos olhos do interlocutor demonstra interesse e sinceridade. No entanto, evite o excesso, pois pode parecer intimidador.

Faça perguntas

Faça perguntas abertas para estimular a conversa e demonstrar interesse genuíno pelo que o outro tem a dizer.

Isso também pode ajudar você a confirmar o entendimento sobre o assunto abordado, o que evita ruídos na comunicação.

Use exemplos na sua argumentação

Exemplificar as suas ideias torna tudo mais concreto e fácil de entender. Essa é uma das habilidades de comunicação importantes, sobretudo, ao dar feedbacks para as pessoas.

Não fique sempre na defensiva

Esteja aberto a críticas construtivas e opiniões divergentes. Isso pode enriquecer a sua compreensão e melhorar a sua comunicação.

Tenha empatia

Procure se colocar no lugar do outro para compreender melhor os sentimentos e as perspectivas dele.

Essa é uma das habilidades de comunicação que funciona para criar laços com as pessoas, trazendo-as para perto de você.

Estude sobre o tema

Mantenha-se informado e atualizado sobre tópicos relevantes para as suas conversas. Isso aumentará a sua confiança e credibilidade.

Além disso, estude sobre habilidades de comunicação e temas relacionados, como oratória. Isso é bom para pessoas tímidas ou para quem precisa desenvolver esses pontos.

Pratique

A prática é essencial para o aprimoramento das habilidades de comunicação. Portanto, seja engajado em discussões, apresentações e conversas desafiadoras sempre que possível.

Peça feedbacks

Solicite feedbacks sinceros de colegas, amigos e familiares para identificar pontos de melhoria e aprimorar as suas habilidades de comunicação.

Desenvolver habilidades de comunicação eficazes é um processo contínuo, que pode abrir portas tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Portanto, não subestime o poder da comunicação e comece a aperfeiçoar as suas habilidades hoje mesmo!

Quer conferir mais dicas sobre carreira e acompanhar tudo o que rola no mundo da moda masculina? Acompanhe as nossas redes sociais! Estamos no Instagram, no Facebook, no X e no YouTube.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.