fbpx

Entrevista de emprego: o que dizer e o que não dizer?

Entrevista de emprego – Está procurando emprego, enviou o currículo e, agora, está chegando o momento de encarar as perguntas feitas pelo especialista, certo?

Para mandar bem nesta etapa é importante respirar fundo, ser verdadeiro e estrar preparado no que vai dizer, na forma como vai organizar sua fala e se preparar para as mais variadas perguntas.

Pensando nisso, o blog do Homem Moderno apresenta algumas perguntas básicas que a maioria dos entrevistadores faz e também algumas sugestões de respostas para fugir das respostas comuns que muita gente dá aos recrutadores.

Conteúdo do artigo

Entrevista de emprego: o que responder para os recrutadores?

Entrevista de emprego: o que dizer e o que não dizer?

Por que eu deveria contratá-lo?

Geralmente o candidato responde que porque ele é uma pessoa muito dedicada, esforçada, que aprende muito rápido e que fará o seu melhor para a empresa.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Mas o ideal aqui é responder com o que você poderá contribuir baseado na sua experiência. Por exemplo: “Trabalhei no crescimento das vendas on-line de um cliente e com a atualização profissional em Marketing Digital para redes sociais que fiz certamente poderei contribuir ainda mais para a oferta de trabalho que está sendo oferecida.

Quais são seus pontos forte e quais são os fracos?

Muitos respondem com as qualidades que são obrigatórias, ou seja: “sou pontual e cumpro as minhas funções com perfeição; o que leva a colocar como qualidade (ou defeito) o tal “sou perfeccionista”.

É melhor responder com o que de fato sua habilidade favoreceu algum trabalho ou empresa, por exemplo: Eu consigo me colocar no lugar do outro, portanto, tenho facilidade em ouvir as necessidades e buscar as melhores soluções.

Onde você se vê daqui a cinco anos?

A maioria responde que viajando para o exterior ou assumindo um cargo de diretor.

Mas o importante, nessa hora, é verificar e entender qual é o perfil e o porte da empresa. Numa empresa pequena, por exemplo, dificilmente você poderá ser diretor, então a melhor resposta seria dizer que você desejaria se tornar um especialista em sua função e passar por áreas da empresa que permitam tal contribuição e acessão profissional.

Como se descreve?

Muita gente tem medo de falar sobre a vida pessoal e se limita aos exageros das qualidades profissionais, coo se fosse “o melhor do mundo”.

Fale sim sobre suas competências profissionais, mas também cite um ou outro ponto que tem trabalhado para melhorar com cursos que está fazendo ou outros que pretende começar. Mas fale também sobre sua vida pessoal (filhos, esportes, viagens, hobby)

Por que você está procurando um novo emprego?

Essa é uma pergunta que faz com que muitos percam a oportunidade de uma vaga. As respostas mais comuns é porque a empresa atual não oferece mais desafios , oportunidades ou não pagava direito ou ainda porque o chefe estava pegando no pé. (mesmo se isso for verdade)

Prefira responder que você está em busca de uma empresa mais alinhada com os seus valores ou que quer trabalhar em uma nova área/com um novo produto.

10 dicas variadas para a entrevista de emprego

1) Uma pessoa pontual é bem vista, nenhum gestor gosta de contratar candidato que chega atrasado.

2) Ganha pontos quem faz uma pesquisa elaborada da empresa e quem faz perguntas pertinentes ao entrevistador.

3) Ser sincero sobre o que você precisa aprender (e como tem feito isso), falar de forma sensata de suas limitações (e como tem trabalhdo isso) é importante e demonstra uma maturidade que a maioria das pessoas no mercado de trabalho brasileiro não tem.

4) Se houver alguma pergunta esquisita, como: “quantos McDonald’s existem em São Paulo o recrutador não está fazendo uma pegadinha. Ele quer avaliar o seu raciocínio lógico. nesse caso vale: na minha cidade tem “x” pessoal e “y” McDonald’s. se na cidade de São Paulo tem “X” pessoas devem ter “Y” McDonald’s. Não importa se o número não esteja tão correto.

5) Vista-se de acordo com o perfil da empresa. Visite a empresa e observe o tipo de indumentária dos funcionários que fazem o trabalho interno. Mesmo que a empresa seja informal, evite bonés, bermudas ou roupas muito muito apertadas ou curtas. Os sapatos devem estar sempre limpos.

6) Evite exceder no uso de perfumes. Mas também não deixe de usá-lo.

7) Inventar ou mentir atributos profissionais na entrevista de emprego.

8) Falar demais ou falar pouco. Tenha uma comunicação adequada e com bom português.

9) Ser rude com a recepcionista ou o porteiro, paquerar o(a) entrevistador(a) mascar chicletes ou demonstrar inquietação na sala de espera ou durante a entrevista.

10) Cuidado com o que posta nas suas redes sociais. ela revela muito e muitos recrutadores estão de olho nelas. Mantenha seu perfil atualizado no LinkedIn. Aliás, você viu as nossas dicas para se destacar nessa rede social? Clique aqui para ler.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.