fbpx

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade: tire suas dúvidas sobre o HIIT

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade – e aí, querido leitor, tudo bem? Você já ouviu falar sobre o HIIT (High-Intensity interval training)? Se você é um cara ligadão no corpo, certamente que sim.

Mas se ainda não ouviu falar sobre esse método de treino que está cada vez mais sendo usado por pessoa que querem acelerar metabolismo, economizar tempo e suar a camisa, a gente vai te dar algumas explicações.

É um tipo de treinamento que pode ser realizado em proporções distinta, dependendo do condicionamento físico, do objetivo e intensidade de treino.

Conteúdo do artigo

Como surgiu o Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)?

O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) surgiu como um método de treino rápido, de 7 a 10 minutos de duração. É isso mesmo, caro leitor do blog do Homem Moderno! São apenas 7 a 10 minutos de treino, mas realizados com intensidade e esforço máximos.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

A estratégia por detrás desse treino é elevar a frequência cardíaca de forma rápida por um período curto, seguido de breve descanso.

Tipos de treinamento Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)

Você deve adaptar a estratégia abaixo que mais fizer sentido para a sua condição física.

– 30 segundos de corrida muito forte com 30 segundos de descanso

– 30 segundos de corrida forte com 1 minuto de descanso

– Ou 30 segundos de corrida intensa, com 1 minutos e 30 segundos de recuperação.

Há um limite do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)?

Antes de qualquer informação é necessário um ALERTA: qualquer atividade física deve ser acompanhada por um profissional ou por avaliação médica. Até porque, cada corpo tem o seu limite.

Dito isso, prossigamos!

A ideia do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) nada mais é do que fazer treinamentos extremamente intensos, ou seja, esforço máximo. Por exemplo: Se você correr muito rápido por 30 segundos e você ainda tivesse condições de correr mais 10 segundos é porque você não tinha dado o seu máximo nos 30 segundos.

É por isso que o HIIT é o tipo de treinamento que só funciona se acompanhado por um profissional, pois raramente alguém consegue chegar ao seu esforço máximo sozinho.

É, meu amigo, o HITT de 7 a 10 minutos são MUITO INTENSOS, exaustivos e até desconfortáveis.

Quais os benefícios do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)?

Vale a pena repetir. O HITT é o tipo de treinamento para quem deseja resultados rápidos. É, portanto, para quem tem pouco tempo apra realizar atividades e deseja, claro, resultados mais rápidos.

Quando o HIIT é realizado corretamente você conquistará inúmeros resultados como redução da gordura muscular, melhora das suas fibras musculares de contração rápida e melhorar a saúde do coração.

Os perigos do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)

Esse tipo de treinamento pode levar a lesões se treinar todos os dias, pois seu corpo estará exposto a estímulos intensos e estressantes, fazendo que seu corpo não descanse o suficiente. E isso pode trazer lesões musculares e nas articulações.

E não é só isso! O excesso pode levar também a um esgotamento mental. Você pode se sentir cansado, com fadiga.

O ideal é realizar o treino em dias alternados, de duas a três vezes por semana.

Praticado em excesso, aumenta os riscos de arritmias cardíacas, além de provocar danos estruturais ao coração. “Se você possui uma predisposição ou alguma patologia cardíaca, é importante realizar esse treino com segurança, após uma avaliação médica que aponte seu nível de aptidão física”, explica o fisiologista do HCor – Hospital do Coração, Diego Leite de Barros.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.