fbpx

Afinal, como tirar manchas de suor da roupa?

É normal transpirar. Assim como também é comum aparecerem marcas nos tecidos por conta disso. Por esse motivo, é importante saber como tirar manchas de suor da roupa.

Elas podem acontecer por diferentes razões e piorar com o tempo. Mas não precisa se desfazer das suas peças favoritas!

Nas linhas a seguir, entenda mais sobre o assunto, descubra como tirar manchas de suor da roupa e saiba como evitar que isso aconteça novamente.

Conteúdo do artigo

Por que as roupas mancham com suor?

Nosso corpo transpira para regular a temperatura e liberar toxinas. Contudo, esses sais eliminados se unem a bactérias e ingredientes de produtos como desodorantes e amaciantes.

Essa mistura penetra nos tecidos. Como resultado, temos não só o mau cheiro, como também as manchas, sobretudo se for uma camisa branca.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Geralmente, as manchas de suor da roupa são amareladas e espessas. No entanto, é possível eliminá-las, como você confere na sequência.

Como tirar manchas de suor da roupa?

Como tirar manchas de suor da roupa clara pode parecer um verdadeiro desafio. Afinal, é mais fácil remover essas marcas de tecidos escuros.

Ainda assim, há alguns truques e produtos específicos que podem ajudar com peças brancas, beges ou em outras cores claras. Confira!

Solução com bicarbonato de sódio

Verdadeiro curinga na hora da limpeza, o bicarbonato de sódio é um dos truques de como tirar manchas de suor da roupa. Afinal, ele tem as propriedades químicas de um sal.

Em um balde ou uma bacia, misture 1 litro de água e 5 colheres de bicarbonato. Depois, coloque a peça manchada e deixe agir por 30 minutos. Após esse tempo, lave-a à mão normalmente.

Vinagre branco

Outro queridinho na remoção de manchas é o vinagre de álcool, também conhecido como vinagre branco.

Aqui, vale um alerta: não utilize outro tipo, principalmente se a roupa for branca. Isso porque o líquido colorido pode manchar ainda mais.

Use 3 colheres de sopa de vinagre branco em uma bacia com 1 litro de água morna. Em seguida, coloque a peça manchada de suor de molho durante 10 minutos. Depois, lave normalmente à mão.

Sabão de coco

Uma dica de como tirar manchas de suor da roupa prática e barata é o sabão de coco. Ele é ideal, sobretudo, para aquelas peças mais delicadas ou para quem tem alergia a produtos químicos.

O processo é bem simples: basta esfregar a barra no local manchado. Entretanto, é importante que o tecido esteja seco. Depois, enxágue com água corrente e lave normalmente.

Água oxigenada

Para manchas mais resistentes, é possível usar água oxigenada, dessas que você encontra na farmácia mesmo.

Contudo, antes de colocar em prática essa dica de como tirar manchas de suor da roupa, faça um teste em um pedaço do tecido.

Isso porque o produto é mais forte do que os que mencionamos anteriormente e pode desbotar a peça se for usado de forma incorreta.

Se der tudo certo em seu teste, use água oxigenada 20 volumes apenas na área manchada. Deixe agir por aproximadamente 5 minutos, fazendo uma espuma.

Feito isso, enxágue bem o produto usando água corrente e lave a roupa manualmente em seguida.

Como evitar manchas de suor na roupa?

Depois de entender como tirar manchas de suor da roupa, é interessante saber também como evitar que elas reapareçam. Assim, você vai ter menos trabalho nas próximas lavagens.

A primeira dica é passar o desodorante e esperar alguns minutos antes de se vestir. Com o produto totalmente seco, é possível impedir manchas.

Vale também preferir antitranspirantes que trazem no rótulo a informação de que ajudam a evitar manchas, sobretudo em peças claras.

Outra dica é lavar a roupa o mais rapidamente possível após o uso, evitando que a mancha piore.

Por fim, na hora de passar, se houver qualquer mancha amarelada, o ideal é não usar o ferro diretamente sobre ela, pois isso ajuda a fixar a marca.

Aqui na Ferricelli você confere muitas outras dicas de moda e estilo. Siga os nossos perfis no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.