fbpx

7 dicas para acertar na compra de um carro usado

Os preços dos veículos estão nas alturas! Com isso, a procura pelo carro usado ou seminovo só tende a aumentar. E há várias maneiras de encontrar um automóvel desse tipo para comprar. 

Dá para ficar de olho nas ruas para achar um modelo que você goste com adesivo de “vende-se”. Ir a uma loja especializada também pode ser interessante, assim como pesquisar na internet.

No entanto, é necessário se atentar a alguns pontos para não errar na compra e se arrepender. Além disso, há golpes que é preciso evitar para sair com seu carro usado por aí sem preocupação.

Nas linhas a seguir, confira as principais dicas para comprar carro usado!

Conteúdo do artigo

1. Saiba quais modelos de carro usado evitar

Alguns modelos de carro usado podem não valer o investimento. Histórico de defeitos ou manutenção preventiva ou corretiva caras são fatores que colocam veículos na “lista negra”.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Automóveis que saíram de linha, que as peças são difíceis de encontrar — como os importados — ou que consomem muito combustível também costumam ser evitados.

Uma dica é procurar por carros que são bons, mas não são os preferidos da maioria das pessoas. Assim, você pode conseguir algum desconto.

Entre os exemplos estão veículos em cores que não sejam preto, branco e vermelho ou que não sejam importados.

2. Eleja seus carros usados favoritos

O ideal é que você escolha o modelo de carro usado que quer adquirir e fique de olho nas oportunidades. Dessa forma, evita comprar na emoção.

Caso esteja difícil encontrar seu automóvel favorito na sua cidade, considere ir a municípios próximos, pois pode valer a pena!

3. Tome cuidado com anúncios de carro usado

Dá para comprar desde sapato na internet até carro! E os anúncios podem ser tentadores. Em alguns casos, bons preços para as condições do veículo chamam a atenção.

Contudo, há diversos golpes aplicados nos mais variados sites. Portanto, para começar, desconfie quando o valor estiver muito abaixo do que outros vendedores pedem.

Verifique também as fotos. O anúncio precisa ter imagens reais do automóvel, ainda que a placa esteja coberta. Note se existem outras ofertas usando os mesmos cliques.

É esperado que a página tenha a descrição completa do carro usado. Observe se há alguma inconsistência ou se é “bom demais para ser verdade” (às vezes é).

Outra dica muito importante é nunca adiantar nenhum valor para o proprietário, principalmente se você ainda não tiver visto o veículo. Em geral, esses pedidos estão associados a golpes.

4. Marque encontros apenas em locais públicos

Na hora de comprar um carro usado, é essencial fazer uma inspeção e dar uma voltinha no veículo — o famoso test drive.

No entanto, o encontro para ver o automóvel precisa ser em um lugar público, que tenha movimentação de pessoas e câmeras de segurança.

Geralmente, os locais indicados são estacionamentos de shoppings e supermercados, ou mesmo postos de gasolina.

Prefira espaços abertos, que você tenha maior condição de luminosidade para olhar o carro com todo o cuidado necessário.

Sendo assim, é importante marcar o encontro durante o dia. 

Evite fechar negócio se estiver chovendo ou se houver qualquer condição que reduza as chances de você checar todos os pontos do veículo.

5. Faça uma inspeção minuciosa

Olhe tudo no carro usado que você quer comprar! Desde a lataria até peças que podem ter sido trocadas. 

Observe se ele já foi pintado e pergunte ao proprietário o motivo, para garantir que não tenha havido algum acidente que possa ter prejudicado o funcionamento do veículo.

Por garantia, levante até mesmo o tapete do porta-malas. Procure por sinais de infiltração, pontos de ferrugem ou indícios de conserto.

Caso você não tenha conhecimento suficiente para fazer essa inspeção, chame alguém de confiança para ir junto. 

De preferência, leve seu mecânico, para que ele possa avaliar o automóvel usado e dar seu parecer sobre o negócio.

6. Verifique a documentação do carro usado

Hoje em dia, é fácil saber se um carro usado tem dívidas ou se está com a documentação irregular.

Para isso, basta ter em mãos o número do Renavam, que fica no documento do veículo. A consulta pode ser feita tanto pelo site quanto pelo aplicativo do Detran do estado de registro do automóvel.

Contudo, caso o documento não esteja no nome da pessoa que está vendendo, acenda um sinal de alerta. Afinal, essa dupla transferência implica no pagamento de impostos duas vezes, além de multa.

7. Conheça os trâmites

Por fim, você precisa entender quais são os trâmites para a transferência e a regularização do carro usado.

Caso vocês tenham fechado negócio, o indicado é ir a um cartório para registrar a transferência. Combine horário e local. 

Lembre-se de que será preciso ter documentos originais em mãos, tanto das pessoas quanto do veículo. Além de documento com foto, leve comprovante de residência.

Quando estiverem no local, faça a transferência do valor combinado e siga as instruções do tabelião, como a assinatura do documento.

Depois dessa etapa, você pode seguir com o procedimento sozinho, junto ao Detran estadual. Também é possível contar com a ajuda de um despachante para finalizar a transferência do carro usado para o seu nome.

Então, é só aproveitar seu seminovo! Se essas dicas foram úteis, acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.