fbpx

Economia de combustível: 5 dicas que você deve seguir

Todo brasileiro que tem um automóvel na garagem acompanha as mudanças no preço da gasolina. Para você ter uma ideia, ela sofreu reajustes significativos em algumas regiões do país, chegando a alcançar R$ 7 o litro. Com essa alta, muitos motoristas saem em busca de dicas para garantir economia de combustível e poupar mais ao longo do mês

Afinal, quando utilizamos um veículo diariamente, seja para ir ao escritório, fazer compras ou visitar um familiar, acabamos notando algumas despesas significativas no orçamento. Inclusive, esses gastos independem da idade do carro, do seu modelo ou dos quilômetros rodados. 

No entanto, ao tomar cuidados simples na sua rotina, é possível economizar mais combustível e evitar sufoco financeiro ao fechar as contas. Obviamente, não deixaríamos você de fora dessa. Pensando no assunto, vamos compartilhar os principais truques e mostrar como colocá-los em ação. Bora conferir?

Conteúdo do artigo

1. Mantenha a manutenção em dia para ter mais economia de combustível

Alcançar uma boa economia de combustível não significa que você deva passar de posto em posto atrás do melhor preço por litro. Pelo contrário! A primeira — e mais importante — recomendação é analisar se o seu veículo está com a manutenção em dia. 

Quando temos esse cuidado, conseguimos evitar uma série de dores de cabeça durante passeios ou viagens, além de poupar mais dinheiro durante os momentos de imprevistos.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Explicamos: normalmente, as peças com defeitos ou quebradas tendem a triplicar o consumo de álcool ou gasolina. Isso acontece porque elas fazem com que o motor e outros pontos do carro funcionem com mais intensidade e dificuldade. 

Diante disso, a solução é uma só: visitar o seu mecânico com regularidade. Fora os benefícios já citados, esse novo hábito ainda ajudará você a prolongar a vida útil do seu bem e fugir de surpresas desagradáveis quando precisar se locomover.

Dica bônus

Tenha sempre um profissional de confiança por perto. Se possível, peça indicações, para não correr o risco de entregar o seu veículo nas mãos de um mecânico mal-intencionado.

Veja ainda a rotatividade de clientes na oficina e faça testes com os serviços mais básicos antes de contratar outros que exigem uma atenção maior.

Economia de combustível

2. Fique de olho no uso do ar-condicionado 

O Brasil é um país de clima tropical, conhecido pelas altas temperaturas durante o verão. E, em dias de calor intenso, é realmente difícil abrir mão do ar-condicionado para manter o interior do veículo climatizado e agradável. 

Entretanto, um detalhe que costuma passar despercebido por muitos motoristas é que o uso exagerado desse recurso também contribui para o consumo de combustível, uma vez que o equipamento funciona com o auxílio do motor.

Vale ressaltar que os carros com cilindrada menor também tendem a gastar mais quando estão com o ar ligado. 

Por isso, muita atenção! Para não ter surpresas financeiras no fim do mês, utilize o ar-condicionado somente quando for realmente necessário. Como alternativa, mantenha os vidros abertos para que o ar circule. Esse cuidado é vantajoso, até mesmo, para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. 

Como economizar combustível

3. Use o acelerador corretamente e economize combustível

Você sabia que afundar o pé no acelerador na hora de sair com o carro é, na maioria das vezes, totalmente desnecessário? Em geral, ao realizar esse movimento só colaboramos para intensificar o desgaste da embreagem e dos pneus. Além disso, a prática ajuda a gastar gasolina, diesel ou etanol. 

Portanto, muita calma nessa hora. Em vez de sair por aí acelerando sem precisar, considere fazer o movimento de forma suave. Também indicamos passar as marchas no modo de rotação “torque máximo”, para garantir mais desempenho e pouco consumo.  

Caso esteja em dúvida, dê uma conferida no manual do veículo e verifique a rotação de torque máximo do modelo. Na maioria das vezes, o automóvel é equipado com os chamados conta-giros, que devem ser utilizados exatamente para essa finalidade.

Economizar no combustível

4. Fuja do ponto morto

Muitas pessoas têm o costume de andar com o carro no ponto morto, como uma forma de cortar a injeção de gasolina ou etanol. Contudo, por mais que essa prática possa parecer econômica, a verdade é você deve evitá-la ao máximo para a sua segurança. 

Uma vez que o veículo está engatado, o seu sistema de freio se torna mais necessário, porque não há o auxílio do freio-motor.

Os modelos atuais de automóveis possuem a injeção eletrônica, que serve para gerenciar automaticamente o uso do combustível por meio de um chip. Por isso, ainda que o carro esteja engatado, o mecanismo não libera etanol ou gasolina em casos desnecessários. 

Em outras palavras, deixe de lado a ideia de usar o ponto morto. Para economizar e evitar problemas futuros, mantenha o veículo engatado em alta marcha e, de preferência, não acione o acelerador. 

Como economizar combustível

5. Adquira combustíveis de alta qualidade

No Brasil, não é raro encontrar postos de gasolina que vendem combustíveis por valores mais baixos, mas que são adulterados. Ou seja, a popular “gasolina batizada”, que pode apresentar em sua composição outras substâncias, como a água e o álcool. 

Portanto, se você deseja conservar ao máximo o seu carro, evite esses locais e verifique a qualidade do combustível adquirido. De todo modo, é interessante ressaltar que, no Brasil, não é proibido adicionar etanol na composição da gasolina — desde que o nível do componente não ultrapasse os 27%. 

Já quando a adição for além disso, é provável que o automóvel sofra vários danos desagradáveis, como os temidos “engasgos”, que tanto atrapalham as atividades do motorista ao longo do dia. 

Economia de combustível

Diz aí: com essas dicas você já se sente pronto para ter mais economia de combustível e aproveitar o seu orçamento da melhor maneira possível? Siga as nossas recomendações à risca e, no fim do mês, a diferença em seu bolso será significativa!

E se quiser continuar por dentro de outros conteúdos especiais como este, acompanhe agora mesmo as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Nelas, compartilhamos dicas e informações úteis para a rotina do homem moderno. Esperamos você por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.