fbpx

Sapato masculino estiloso: quais são os principais elementos?

Atualmente, diversas marcas investem no desenvolvimento de coleções exclusivas para os homens, pois eles estão mais vaidosos do que nunca. Assim, o setor de calçados também cria modelos diferenciados, prontos para se adaptarem aos diversos looks. Mas, afinal, será que você sabe o que torna um sapato masculino estiloso?

Podemos dizer que existem vários elementos que fazem com que um calçado tenha mais personalidade e fuja do básico. Entre eles estão o formato, o material, a cor, o acabamento e demais detalhes, tais como fivelas ou aplicações. Por isso, vamos ajudar você a identificar essas características e entender como cada uma delas pode colaborar para um visual único.

Certamente, após a leitura, você conseguirá acertar em cheio nas suas escolhas e fazer com que as suas combinações tenham ainda mais autenticidade. Vem!

Conteúdo do artigo

Um sapato masculino estiloso se destaca pelo formato

Ao falarmos sobre um sapato masculino estiloso, não podemos deixar de avaliar o formato. E esse cuidado deve ser ainda maior quando se trata dos modelos formais e sofisticados.

Como você já deve saber, as versões tradicionais mais utilizadas no momento são aquelas que contam com o bico arredondado. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Entretanto, com o objetivo de transmitir ainda mais personalidade em uma produção, muitos homens preferem modelos com o bico fino.

Há ainda aqueles que preferem o bico quadrado, que é bem moderno e carrega uma proposta mais urbana.

Apesar de parecer algo simples e superficial, essa particularidade consegue levar para o calçado um visual diferenciado, principalmente naqueles looks em que não é possível ousar demais. Esse é o caso das combinações para o escritório ou as reuniões de negócios.

O material do calçado também faz diferença

Engana-se quem imagina que a indústria calçadista utiliza apenas o couro na confecção de sapatos masculinos estilosos!

Para conseguir oferecer mais conforto, funcionalidade e, claro, beleza ao consumidor, outros materiais são integrados ao processo de fabricação. 

E, dependendo da alternativa escolhida, é provável que o seu visual fique completamente diferente, com resultados que vão do despojado ao elegante.

Saiba mais sobre as principais opções:

  • couro: é o material mais clássico e utilizado no setor. Elegante, ele é considerado nobre e resistente. Pode ser usado em composições formais ou informais;

  • camurça: originário do couro, esse material é mais macio e rústico. Em algumas ocasiões, transmite a impressão de que há pequenos pelos na sua superfície. É uma excelente solução para mocassins ou botas, com foco em modelos do tipo country;

  • lona: é uma alternativa presente em tênis casuais, esportivos e demais calçados que têm uma proposta de conforto e bem-estar. Alguns mocassins, por exemplo, podem surgir com essa característica. Feito de algodão, o material é resistente e durável. Ótimo para montar looks com camisetas, jeans e trajes básicos;

  • nobuck: tem origem animal. Em sua fabricação, o material é lixado até alcançar um visual opaco, mas com textura suave. Por isso, pode ser muito confundido com a tradicional camurça, embora o seu processo de produção seja diferente. É menos rústico, mas, ainda assim, aparece em tênis de trilhas e botas de cano curto. Os docksides também entram nessa categoria.

Sapato masculino estiloso

A cor também conta muito

Agora, vamos falar de um detalhe básico, mas muito poderoso em um calçado — a sua tonalidade.

Normalmente, ao falarem a respeito de um sapato masculino, muitas pessoas apontam que esse elemento deve ser neutro e discreto. Por essas e outras, as versões pretas são as que contam com maior procura no mercado. 

Mas o que você acha de ir além? Em uma rápida busca nas lojas mais atualizadas, é provável que você encontre uma ampla variedade de calçados que tenham cores diferenciadas. Para se ter uma ideia, existem as versões vermelhas e as amarelas, que ficam ótimas em looks neutros ou coloridos. 

Já se tiver receio em ousar demais, tudo bem! Como solução, vale apostar em um modelo azul. Extremamente versátil, essa opção é ideal para sair do básico e, de quebra, conversa com jeans e outros tons semelhantes. 

De olho no acabamento do seu calçado masculino

Seja qual for a matéria-prima do seu sapato masculino, é possível que o acabamento do produto também ajude a adicionar uma pitada de estilo.

Um dos mais tradicionais é o encontrado nos calçados do tipo brogue. Clássico, esse modelo tem origem irlandesa e é ideal para eventos formais, contando com alguns furinhos e recortes na área do cabedal. 

Contudo, não acaba por aí. Além desse efeito, existem outros acabamentos interessantíssimos, que são amplamente utilizados pelos homens modernos.

Outra solução bem procurada é o verniz. Após um longo período deixado de lado, esse modelo finalmente voltou com tudo para a moda masculina — ainda mais nas composições noturnas ou típicas da temporada outono/inverno. 

Com o verniz, o seu look ganhará mais brilho e, até mesmo, conseguirá carregar um ar vintage, já que esse acabamento era muito comum na década de 1980.

Aliás, como estamos falando de um item bem chamativo, a recomendação é usá-lo em ocasiões especiais. Exemplos são os casamentos, os brunches e demais encontros sofisticados, onde você deseja marcar presença. 

Sapato masculino estiloso

Os detalhes não podem ficar de fora

Sem dúvida, os detalhes fazem toda a diferença em um sapato masculino estiloso!

Ainda que você adquira um calçado extremamente simples, há situações em que uma mera aplicação é capaz de transformar todo o visual do produto.

Em muitos casos, uma fivela ou um recorte diferente já ajuda a fazer com que o seu visual fique moderno ou original.

Conheça alguns desses recursos:

Diz aí: gostou de saber mais sobre o sapato masculino estiloso? Agora, você já se sente preparado para investir em um modelo desse tipo e elevar as suas composições a outro nível?

Então, aproveite o momento para conferir a nossa loja virtual. Em nosso portfólio de produtos, é possível encontrar inúmeros modelos repletos de personalidade, que são ideais para fazer com que qualquer produção básica fique charmosa e diferenciada. Aproveite!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.