fbpx

Sapato masculino azul: aprenda a usar uma opção diferenciada

Quando falamos sobre calçados, é comum imaginarmos os modelos neutros, pautados por tons como preto ou marrom. Porém, no universo da moda, existe uma versão que ganha cada vez mais o closet dos homens modernos — o sapato masculino azul.

Desde 2018, as opções de tonalidades diferenciadas surgem timidamente no street style, sendo soluções incríveis para quem deseja fugir do óbvio e criar produções autênticas. Entretanto, apesar de toda a originalidade que o produto carrega, precisamos concordar que nem sempre é fácil coordenar um calçado azul nas produções do dia a dia.

A pergunta é: conseguimos usar essas alternativas com roupas sociais? Ou então com cores marcantes? Para saber mais, basta continuar a leitura deste artigo especial e aprender, de uma vez por todas, como repaginar as suas combinações.

Conteúdo do artigo

Quais são os modelos de sapato masculino que encontramos em azul

Inicialmente, se você acompanha o nosso blog, já deve ter notado que o universo da moda masculina está em constante transformação. Vez ou outra, nos deparamos com algumas tendências inéditas e outras que são revisitadas após algumas décadas.

O sapato masculino azul é uma delas. Popular nos últimos anos, essa proposta faz parte do conjunto de “calçados coloridos” que surgiu com o objetivo de deixar as produções dos rapazes modernos mais despojadas e personalizadas.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Contudo, por se tratar de um tom mais casual, é normal que, na maioria das vezes, os formatos descontraídos também sejam novidades. Entre os principais, estão:

  • o tênis casual ou esportivo;
  • os mocassins;
  • os sapatênis;
  • os drives.

Se você for um rapaz que gosta de inovar, também é possível encontrar determinados modelos formais com essa cor. Há, por exemplo, o brogue, o oxford e o nobuck — em versões mais escuras e discretas.

Sapato masculino azul

Como usar sapato masculino azul sem erro

Depois que conhecer mais sobre a febre do sapato masculino azul, chega o momento de aprender como incluir esse modelo em suas produções — sejam elas mais “arrumadas” ou não. A seguir, compartilhamos alguns truques acessíveis, práticos e infalíveis.

Não use roupas da mesma cor do sapato

Primeiramente, que tal analisar a cor das vestimentas que vão compor o seu look? Ao usar um sapato masculino azul, é necessário investir em peças que sejam capazes de criar um visual harmônico, alinhado e pronto para transmitir a imagem que você deseja.

Como estamos falando de um calçado chamativo por si só, não há a necessidade de complementar a produção com mais elementos da mesma tonalidade. Em vez disso, invista em opções discretas, que conversem bem com essa proposta.

Desde já, as nossas indicações são:

Calçado masculino azul

Preste atenção na cor do cinto

A cor do cinto sempre divide opiniões entre os especialistas em estilo. No entanto, a maioria deles concorda que a melhor saída nesse caso é recorrer aos modelos de cores básicas — ainda mais se a ideia é criar um look sério e equilibrado.

Para não ter erro, vá de preto. Porém, se alguma peça do seu visual contar com tons terrosos, considere usar o clássico cinto marrom. Quer investir em um modelo azulado, assim como o calçado? Tudo bem! Nesse caso, prefira os acessórios mais escuros e, se possível, mantenha a sua blusa ou camiseta para fora da calça.

Em segundo lugar, se for utilizar uma cor chamativa como o vermelho, tome cuidado para que a peça não “achate” a sua silhueta.

Vamos a um exemplo: imagine que você está vestindo uma calça jeans com camiseta preta e sapato azul. Então, decide utilizar um cinto vermelho. Nessa condição, é capaz que o acessório fique chamativo demais e acabe “cortando” o seu visual em duas partes.

Consequentemente, para evitar o problema, as opções neutras devem ser sempre priorizadas.

Sapato masculino azul

Escolha a tonalidade do sapato masculino azul

Nesse sentido, é fundamental ressaltar que existem inúmeras variações de azul por aí. As tonalidades mais claras e chamativas devem ser reservadas aos eventos casuais, como um encontro de família, um happy hour ou um passeio no fim de semana.

Em contraponto, temos as opções de tons “fechados”, que são aquelas escuras, discretas e, em muitas situações, confundidas com os modelos pretos. O ideal é utilizar essas alternativas para os seus compromissos formais e sofisticados. Pode ser uma reunião de negócios, um casamento ou uma festa da empresa.

Enfim, indicamos que você fique de olho nas meias que serão usadas. Jamais combine o seu sapato com uma meia preta ou branca. Para esses looks, as melhores saídas são as versões na mesma tonalidade do calçado, assim como as estampadas ou listradas.

Já caso queira apostar no calçado com bermuda, shorts ou calça capri, é interessante descartar o uso da meia.

Calçado masculino azul

Tome cuidado ao usar o calçado azul com jeans

O jeans é um dos tecidos mais presentes no closet do homem moderno. E como não poderia deixar de ser, o sapato masculino azul conversa muito bem com as vestimentas compostas por esse material.

Porém, como sabemos, o denim traz um visual azulado e, em algumas situações, pode fazer com que o seu look fique carregado demais quando coordenado com calçados da mesma cor.

Assim sendo, existem certos segredos que devem ser seguidos para conquistar um visual bacana. Listamos os principais abaixo:

  • utilize somente uma peça em jeans;
  • invista em um tom diferente de azul para o calçado, podendo ser mais claro ou mais escuro;
  • considere coordenar o jeans com elementos terrosos ou claros.

Sapato masculino azul

Dica extra da Ferricelli

Por fim, uma boa maneira de unir tendência e conforto é utilizar os sneakers da nova linha Flutue. Febre internacional e nacional, esses modelos são produzidos em materiais nobres, possuem um visual moderno e podem ser usados em vários momentos do seu dia.

Aliás, um ponto que merece destaque é que também contamos com um modelo de tênis azul, composto por um solado EVA bicolor — o responsável por oferecer leveza, amortecimento e durabilidade na sua pisada. Vale experimentar!

Gostou de descobrir como usar o seu sapato masculino azul de um jeito simples e certeiro? Então, não perca tempo. Aproveite para acessar a nossa loja virtual e escolher já o modelo que melhor combina com o seu estilo!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.