fbpx

Como beber gim: saiba mais sobre a bebida da moda

Sim, leitor, chegou o momento de aprender como beber gim! Nos últimos anos, o consumo dessa bebida sem igual aumentou significativamente no Brasil e conquistou o paladar de muitas pessoas por aí.

Para você ter uma ideia, é difícil encontrar restaurantes que não contem com essa opção no cardápio. Da mesma forma, as prateleiras dos mercados estão sempre repletas de rótulos para todos os gostos.

Diferentemente do que muitos acreditam, gim não é tudo igual. Assim como outras bebidas, tal qual o vinho, é preciso escolher com atenção a garrafa desejada e aprender como harmonizar da melhor forma com os mais variados pratos.

O nosso time está sempre de olho nas tendências, sejam elas de moda ou gastronomia. Por isso, vamos compartilhar com você dicas preciosas sobre como beber gim e aproveitar os seus momentos livres em grande estilo. Acompanhe para saber mais!

Conteúdo do artigo

Afinal, o que é o gim e qual é a sua origem?

Faz pouco tempo que o gim se tornou conhecido em terras brasileiras. Ainda assim, hoje em dia, basta uma breve visita a bares, lanchonetes e restaurantes para vermos diversos clientes aproveitando essa bebida para lá de saborosa.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

No entanto, será que você sabe o que é o gim e qual é a sua origem? Em resumo, trata-se de um destilado muito parecido com a vodca, só que com um toque mais forte e marcante.

Na produção, são usados inúmeros ingredientes, como trigo, cevada e milho fermentados, até alcançar um mosto que, posteriormente, é destilado. O resultado é uma bebida intensa, com uma alta graduação de álcool: entre 38 e 50%.

De acordo com os especialistas, a origem é holandesa e a fama é inglesa. O início de tudo se deu no século XVII, graças a um médico, Francisco de la Boie, que estava em busca de um remédio com ação diurética para driblar os problemas renais.

Foi então que, no meio de sua pesquisa, ele decidiu incluir o zimbro na mistura de um destilado de cereais, alcançando, assim, a versão mais próxima do tradicional gim.

Rapidamente, a bebida se popularizou e se tornou a favorita dos soldados ingleses. Daí em diante, cada vez mais pessoas começaram a experimentá-la, até que ela se tornou conhecida no mundo inteiro. Demais!

Como beber gim

Quais são os principais tipos de gim?

Primeiramente, você precisará ficar de olho nas particularidades de cada rótulo antes de adquirir o seu gim.

Ao saber o que está dentro de cada garrafa, ficará mais fácil escolher aquela que melhor conversa com o seu paladar, além de preparar receitas únicas.

A seguir, mostramos as versões mais consumidas.

  • London Dry: é a alternativa mais produzida no mundo, usada em muitos drinks. De origem britânica, a bebida possui pouco açúcar e toque seco, sendo formulada com zimbro e botânicos, livre de sabores artificiais;
  • Pink Gin: consiste em uma espécie de London Dry, mas com menos álcool e a adição das saborosas frutas vermelhas, que garantem um visual rosado. É ideal para coquetéis leves e combina com pratos que utilizam frutas;
  • Plymouth: nascido no século XVIII, esse tipo de gim carrega um sabor cítrico e com grande presença de cardamomo;
  • Genever: é um dos mais antigos que existem, criado no século XVII, na Holanda. Produzido com vinho de malte e zimbro. No Brasil, existem poucos rótulos — entre eles, algumas opções envelhecidas em barris de carvalho.

Como beber gim? As melhores harmonizações

Mas não basta conhecer as características das bebidas presentes nas prateleiras dos mercados!

Para aprender como beber gim, você precisará harmonizar a bebida durante as refeições. Aqui, indicamos que haja um certo contraste entre o drink e o prato que será degustado.

Em muitos casos, as pessoas ainda usam o gim para limpar o paladar e, com isso, conseguem apreciar melhor os ingredientes que serão consumidos.

Nesse sentido, o coquetel composto por gim, limão, pepino e gengibre é uma excelente saída para quem deseja comer carnes gordurosas. Entre elas, destacamos:

  • a picanha;
  • o cupim;
  • a costela.

Em contraponto, se a ideia é experimentar um drink bem cítrico, como os feitos com limão, laranja e xarope de guaraná, aposte em pratos com uma pitada de pimenta e vitalidade. Pode ser uma comida mexicana, uma entrada tailandesa ou um prato peruano.

E não acaba por aí. Fora essas sugestões, existem outras receitas deliciosas que podem ser harmonizadas com gim:

  • gnocchi;
  • queijo de cabra;
  • sushis de salmão;
  • chips de pepino ou batata-doce.

Como beber gim

Como preparar um bom gim?

Depois de aprender como beber gim, vem o momento de saber como colocar a mão na massa e preparar alguns coquetéis infalíveis.

A dica é investir no preparo que melhor harmoniza com os pratos a serem servidos, de acordo com a ocasião e, claro, o seu paladar.

Gim & Tonic

Ingredientes

  • 50 ml de gim London Dry;
  • água tônica;
  • 2 rodelas de limão siciliano;
  • 1 ramo de alecrim;
  • gelo.

Modo de preparo

Em uma taça, coloque o gelo e o gim. Em seguida, adicione a água tônica e as rodelas de limão. Finalize, acrescentando o alecrim para decorar e servindo a bebida bem gelada.

Negroni & Tonic

Ingredientes

  • 20 ml de gim;
  • 80 ml de água tônica;
  • 20 ml de Campari;
  • 20 ml de Carpano;
  • gelo.

Modo de preparo

Em um copo alto, coloque o gim, o Campari, o Carpano e a água tônica. Depois, adicione o gelo e misture tudo com uma colher. Se desejar, é possível decorar o coquetel com um twist de limão ou laranja.

Atenção: lembre-se de beber com moderação. Dessa maneira, você conseguirá aproveitar melhor os momentos entre amigos e, em contraponto, evitará prejudicar a sua saúde. Combinado?

Por fim, esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre como beber gim.

Caso o conteúdo tenha sido interessante, compartilhe agora mesmo o link dele nas redes sociais. Certamente, os seus amigos vão adorar se aprofundar no tema e caprichar nos drinks dos próximos encontros!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.