fbpx

5 destinos nacionais para amantes de cerveja

É difícil encontrar um homem que não curta tomar uma cervejinha gelada. Portanto, se você é um desses caras, saiba que está mais que na hora de se aventurar pelo nosso país e descobrir quais são os principais destinos nacionais para amantes de cerveja.

É isso aí! Como você já deve saber, o Brasil é bem extenso. E, em cada região, é possível encontrar fábricas com produções artesanais que vendem rótulos para todos os gostos. Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo são estados que se destacam nesse sentido.

Agora, só falta você se animar e cair na estrada atrás dessas receitas, não é? Para incentivar nessa jornada, listamos os destinos nacionais que merecem a sua visita. Então, faça as malas, prepare o paladar e saiba mais!

Conteúdo do artigo

5 destinos nacionais para quem curte cerveja

1. Blumenau

Localizada no estado de Santa Catarina, Blumenau é uma das cidades mais famosas quando o assunto é cerveja boa. Anualmente, ela é responsável por organizar um dos eventos mais esperados pelos cervejeiros de plantão: a Oktoberfest. Trata-se de um festival repleto de tradições germânicas, com muitas comidas típicas e, claro, cervejas alemãs de primeira.

Em 2019, a programação começa em 21 de setembro e vai até 6 de outubro. Portanto, se você quer curtir essa experiência, comece a se programar desde já!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

blumenau-cerveja

Contudo, não vá achando que Blumenau se resume à Oktoberfest! Além desse evento famosíssimo, a cidade marca presença nas listas de roteiros para os apaixonados de cerveja por abrigar várias cervejarias artesanais. Dentre as principais, estão:

  • Bierland;

  • Zehn Bier;

  • Saint Bier;

  • Eisenbahn.

2. Belo Horizonte (Minas Gerais)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, não poderia ficar de fora da nossa lista dos principais destinos nacionais para amantes de cerveja. Afinal, a cidade conta com inúmeros bares bacanas, onde é possível apreciar uma infinidade de rótulos para qualquer tipo de paladar — desde aqueles que são apaixonados por opções encorpadas até os que preferem a boa e velha pilsen.

De todas as localidades, o bairro de Santa Tereza, na zona leste, é um dos mais boêmios para quem quer apreciar uma gelada com os amigos.

belo-horizonte-cerveja

Você ainda pode aproveitar a viagem e dar um pulinho em uma das principais cervejarias do estado, a Wäls. Com uma pegada gourmet e sofisticada, a marca utiliza técnicas muito características do processo de criação de outras bebidas para, então, produzir as suas cervejas especiais.

Lá, é possível visitar o famoso Atelier Wäls, onde você terá a oportunidade de experimentar as mais variadas opções de cerveja e, de quebra, realizar uma boa refeição no restaurante local. E aí, bora?

3. Petrópolis (Rio de Janeiro)

Pertinho de Minas Gerais está Petrópolis, no Rio de Janeiro, um dos destinos nacionais que valem a visita. Repleta de história e popularmente chamada de “cidade imperial”, ela também é conhecida por abrigar a primeira fábrica de cerveja do país, a Bohemia.

Certamente, se você é um fã convicto de cerveja, já ouviu falar nesse nome. Pois bem, ela foi fundada em 1853 por Henrique Leiden. Eventualmente, o fundador passou a empresa para as mãos de Henrique Kremer, que liderou a fábrica e conseguiu expandi-la significativamente.

petropolis-cerveja

Hoje, décadas após a sua inauguração, o local oferece um tour para mostrar ao público tudo o que rola dentro da fábrica. Inclusive, esse é um dos programas mais badalados de Petrópolis. E não é para menos: os visitantes têm a oportunidade de conhecer todos os detalhes da história da cerveja, desde o local onde tudo começou até as conquistas dos dias atuais.

Ainda é possível acompanhar o processo de produção da bebida e, principalmente, apreciar um bom chopp no fim da visita. No rooftop, os clientes podem curtir a vista e o menu de um restaurante fantástico! Além da boa gelada, croquetes, bruschettas e pratos com carnes suculentas esperam por você!

4. Ribeirão Preto (São Paulo)

Poucos imaginam, mas no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, existe a fábrica da Colorado. Desde 1996, a marca atua no país e, inclusive, é considerada uma das precursoras brasileiras em cerveja artesanal.

É, sem dúvida, um dos melhores destinos nacionais para quem deseja conhecer de perto os processos de fabricação da bebida e experimentar os principais rótulos de uma das mais tradicionais cervejarias da atualidade.

colorado-ribeirao-cerveja

E tem mais! Segundo os cervejeiros de carteirinha, Ribeirão Preto é um verdadeiro oásis. Fora a Colorado, há outras cervejarias imperdíveis para quem está a fim de fazer a “Rota da Cerveja Artesanal”. Uma vez na região, é possível fazer a visitações em mais seis cervejarias, sendo:

  • Cervejaria Lund;

  • Pratinha;

  • SP 330;

  • Cervejaria Walfänger;

  • Weird Barrel;

  • Invicta.

5. Franca (São Paulo)

Se você pensava que Franca, em São Paulo, era conhecida apenas como capital do calçado e do basquete, saiba que está bem enganado! A cidade atrai cada vez mais turistas interessados em visitar destinos nacionais com boas cervejarias artesanais. Dá para imaginar?

Atualmente, é possível aproveitar a visita para harmonizar os mais variados tipos de cerveja com os pratos deliciosos e sofisticados que são servidos nos restaurantes locais. E se for em boa companhia, melhor ainda!

Entre as cervejarias famosas da região estão a Bratz e a Rural. A primeira tem mais de 70 anos no mercado e se destaca pela água utilizada na fabricação dos seus produtos: a do aquífero Guarany, uma das reservas mais puras do mundo. Já a segunda é uma marca criada por dois irmãos e que, mensalmente, produz mais de 1.800 litros de cerveja.

Outra curiosidade é que em Franca há muitos bares que produzem as suas próprias bebidas e, posteriormente, vendem os pints aos clientes. Feitoria da Cerveja, Empório Santo Malte, Matheus e Rosária e Raposo do Ártico são os principais.

Diz aí, ficou com vontade de largar tudo e se jogar em um desses destinos nacionais para amantes de cerveja? Então, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais. Quem sabe um amigão não topa entrar nessa aventura com você?


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.