fbpx

5 ideias interessantes de trabalhos manuais para homens

Sem dúvida, vivemos na era da tecnologia. Afinal, temos tudo o que precisamos com apenas alguns cliques: delivery de comida, transporte e até entregas de roupas. Ou seja, com a chegada da internet, a nossa rotina se tornou muito mais fácil. Por isso, existem práticas que ignoramos ou para as quais não damos tanta importância, como os trabalhos manuais. 

Durante muito tempo, os rapazes tiveram a fama de ser adeptos dessas atividades. Há, por exemplo, aqueles que passaram a vida realizando projetos artesanais, enquanto outros se aprofundaram na jardinagem, na pescaria ou qualquer outro trabalho prazeroso. 

Portanto, o que acha de resgatar esses hábitos e ocupar melhor o seu tempo livre? Neste artigo, queremos convidar você a exercitar o seu talento nos trabalhos manuais. Justamente para ajudar, listamos quais são as principais técnicas e as formas de levá-las para a sua rotina atual. Acompanhe e divirta-se!

1. Reparos domésticos são excelentes trabalhos manuais

Se você não está acostumado a realizar trabalhos manuais, tudo bem! Uma maneira simples de dar o primeiro passo nessas atividades é investir nos reparos domésticos. Assim, além de treinar as suas habilidades, será possível manter a sua casa mais organizada e pronta para o que der e vier. 

Aliás, existem várias práticas que fazem parte dessa categoria. Uma delas é a pintura de paredes. Fora isso, vale a pena aprender como consertar aquela torneira que quebrou, trocar a resistência do chuveiro ou qualquer outra reforma básica que o imóvel precise.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Nesse sentido, as seguintes ferramentas não devem faltar na sua casa: 

  • pincéis de pintura; 

  • chave de boca; 

  • brocas; 

  • chave de fenda; 

  • alicate; 

  • chave inglesa; 

  • furadeira; 

  • chave Philips; 

  • martelo; 

  • chave de teste; 

  • trena.

Dica bônus: também é necessário ter sempre à mão alguns acessórios que garantam a sua segurança. Luvas de borracha, óculos de proteção e até um avental estão na lista.

2. Atividades de jardinagem fazem bem para a mente

A jardinagem é uma técnica voltada para projetar e preservar as áreas ao ar livre, as deixando integradas às construções. Para que isso seja possível, o indivíduo precisa ter um bom conhecimento a respeito de ecologia e botânica, além de um pouco de estética.

Esse é um dos trabalhos manuais mais procurados pelos homens, especialmente por conta do isolamento social. Desse modo, caso você viva em um imóvel com um amplo jardim ou quintal, essa é uma ótima oportunidade para se aprofundar na jardinagem e fazer com que o ambiente fique mais belo. 

Aliás, quando investimos nesse hábito, temos a chance de nos aproximarmos da natureza, ocuparmos a mente e, consequentemente, fugirmos dos pensamentos negativos. Ou seja, os benefícios são inúmeros!

Para começar, vale seguir as etapas abaixo: 

  • escolha um lugar para começar a montar o seu jardim; 

  • utilize ferramentas básicas: enxada, ancinho, pás e ferramentas de mão; 

  • faça testes no solo e deixe o local preparado; 

  • selecione as suas mudas e sementes; 

  • plante e cultive.

Trabalhos manuais para homens

3. O artesanato ajuda a lapidar talentos e até a ganhar dinheiro

Está a fim de fazer um dinheiro extra? O artesanato pode ajudar você a alcançar excelentes resultados. Recentemente, muitos rapazes começaram a treinar as suas habilidades para criar peças incríveis, que possam ser comercializadas para aumentar a renda no fim do mês.

O segredo é descobrir com qual tipo de criação você tem mais afinidade e, a partir daí, colocar a mão na massa. No começo, recomendamos que pesquise bastante e confira algumas inspirações em sites como o Pinterest e acompanhe tutoriais no YouTube. 

No momento em que você se sentir pronto para começar, lembre-se de adquirir os materiais necessários, sempre dando preferência aos itens de alta qualidade. Se puder utilizar elementos recicláveis para estimular as práticas de sustentabilidade, melhor ainda!

Veja algumas opções bacanas:

  • criação de móveis com design diferenciado; 

  • restauração de móveis antigos;

  • produção de artigos decorativos;

  • elaboração de peças em couro;

  • fabricação de cerveja artesanal.

Use a imaginação!

4. Invista em trabalhos manuais de ourivesaria

Quando falamos em trabalhos manuais para homens, as técnicas de ourivesaria saem na frente. Nos últimos tempos, muitos rapazes abraçaram essa ideia, não apenas para ter um hobby, mas, principalmente, para buscar sucesso nessa profissão. 

Basicamente, estamos falando da arte de fabricar joias utilizando diversos metais, como a prata e o ouro. Um ourives pode criar uma série de peças incríveis e valiosas: colares, pulseiras, anéis, pingentes, brincos e braceletes são algumas delas.

Existem também aqueles que aplicam essas técnicas em materiais mais acessíveis, sendo um deles o latão. Aliás, essa pode ser uma boa ideia para quem está apenas no começo da jornada e deseja aprimorar o seu trabalho.

E o melhor? Depois de se sentir mais confiante e os seus trabalhos manuais derem resultado, é possível até considerar a abertura de uma oficina. Para isso, estude bastante, converse com especialistas nesse nicho e acompanhe, sempre que puder, os tutoriais disponíveis na internet.

Trabalhos manuais para homens

5. Para relaxar, a pesca é a solução ideal

Pescar é uma atividade manual ideal para quem quer fugir da rotina e ficar mais perto da natureza. Mas para isso, é importante ter um certo preparo, ainda mais se você for iniciante. 

Comece identificando a melhor época para pescar. Normalmente, o período entre outubro e março é o mais indicado, já que você conseguirá encontrar diversas espécies de peixes, principalmente em áreas de água salgada. Utilize sempre os equipamentos ideais: vara, carretilha, anzol e isca.

Durante a pesca, procure não puxar a vara com muita força, caso o peixe morda a isca. Do contrário, é provável que o acessório arrebente e o seu trabalho vá para os ares. Neste vídeo, você também pode conferir dicas bacanas para não cometer erros.

E aí, curtiu as nossas ideias de trabalhos manuais para homens? Acredita que uma dessas opções pode servir para deixar a sua rotina mais relaxante, divertida e até render uma grana extra? Esperamos que sim!

Aproveite o momento para compartilhar o artigo nas redes sociais. Assim, os seus amigos também poderão se aprofundar no assunto e, quem sabe, até acompanhar você nessas aventuras!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.