fbpx

6 dicas básicas para cultivar a autoestima masculina

Um dos melhores sentimentos que alguém pode ter é o de estar bem consigo mesmo. Porém, em uma sociedade tão competitiva, isso não é tão simples. A autoestima masculina tende a ser comprometida.

Quando isso acontece, começamos a sentir menos confiança e, em alguns casos, pouco prazer e satisfação em realizar tarefas que sempre nos motivaram.

É aí que o sinal de alerta deve ser ligado. Para continuarmos a enxergar o nosso potencial e, consequentemente, conquistarmos os nossos sonhos, precisamos nos valorizar.  

Mas afinal, como dar o primeiro passo para essa mudança? Hoje, separamos algumas dicas que podem ajudar você a transformar esse pensamento. 

A seguir, confira as nossas recomendações para elevar a autoestima masculina e aproveitar os benefícios desses novos hábitos!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Conteúdo do artigo

1. Tome cuidado com a autocrítica 

Um dos segredos para aumentar a autoestima masculina é saber reconhecer os seus pontos positivos. Isso mesmo!

Aqui, a ideia é ter em mente que ninguém é 100% perfeito e, portanto, você também não precisa ser.  

A principal dica é procurar trabalhar os seus defeitos, mas sem deixar de observar as suas qualidades, sempre aprendendo com as suas vivências.

2. Aposte em bons relacionamentos 

Quer elevar a autoestima masculina? Cerque-se de boas relações.

Afinal, não há nada pior para a nossa confiança do que ter por perto pessoas que nos criticam a todo instante — e, em muitos casos, sem nenhuma razão.  

Essa situação faz com que, aos poucos, nos sintamos desmotivados e, até mesmo, incapazes de realizar os nossos projetos. 

Mas mudar esse quadro é simples. Esteja ao lado de familiares e amigos com boas energias, que coloquem você para cima e, especialmente, tenham objetivos parecidos com os seus.  

3. Trace objetivos e metas 

A falta de motivação é um dos grandes vilões da baixa autoestima masculina. Por isso, se você deseja mudar esse cenário, uma boa saída é começar a traçar objetivos para a sua vida.  

Comece, por exemplo, determinando metas diárias, sem muita complexidade, que possam ser conquistadas com certa facilidade. 

Depois, você pode aumentar esse desafio, até se sentir muito mais realizado por alcançar os seus desejos.  

Caso sinta necessidade, há a possibilidade de utilizar aplicativos específicos, que são excelentes para a organização de tarefas. Alguns deles são o Wunderlist e o Trello, disponíveis para diferentes dispositivos.  

4. Tenha hobbies 

De nada adianta trabalhar a autoestima masculina apenas para a vida profissional, concorda?

Se o objetivo é ter muito mais bem-estar e satisfação, até nas mínimas situações, é importante realizar, frequentemente, atividades que consigam proporcionar prazer.  

A ideia é ter alguns hobbies e colocá-los em prática. Pode ser a leitura, o esporte, um trabalho manual ou, quem sabe, viagens constantes

Quanto mais você praticar essa recomendação, maiores serão as chances de se sentir motivado e ficar de bem com a vida.  

5. Cuide do corpo e da mente

A prática de atividades físicas é a maneira mais completa e eficiente para cuidar tanto do corpo quanto da mente.

Ao realizar musculação, caminhada, corrida, natação ou qualquer outra modalidade, você conseguirá ter disposição e autoestima, contribuindo, também, para a melhoria da saúde mental.  

O motivo? Ao nos movimentarmos, liberamos o hormônio do bem-estar, a endorfina, que contribui para uma maior sensação de relaxamento e prazer. 

Mas é importante destacar que os exercícios auxiliam na prevenção de diferentes doenças e devem estar associados a alimentação, hidratação e sono de qualidade. Combinado? 

E, claro, se sentir necessidade, você também pode buscar a ajuda de profissionais, como personal trainers, nutricionistas, psicólogos ou médicos.

6. Entenda o seu estilo para aumentar a autoestima masculina

Por fim, uma das maneiras mais simples de aumentar a autoestima masculina é cuidar do seu look! 

Sem dúvidas, uma produção bem alinhada deixará você preparado, visual e psicologicamente, para enfrentar qualquer situação.  

Sabendo disso, procure conhecer o seu estilo, investindo em roupas, calçados e acessórios que estejam alinhados ao seu gosto pessoal.  

Nessa etapa, apostar em produtos de qualidade é indispensável. Assim, será possível transmitir uma impressão maior de cuidado e compromisso com a sua aparência.   

E então, com essas dicas você acredita que ficará mais fácil elevar a sua autoestima? Esperamos que sim! 

Caso queira começar agora mesmo, acesse a loja virtual da Ferricelli e conheça as nossas opções de calçados para incrementar o seu visual!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.