fbpx

Tempo de qualidade: você sabe o que isso significa?

Em um mundo com cada vez mais distrações, fica difícil dedicar tempo de qualidade ao autocuidado, às relações e até mesmo ao trabalho.

Isso pode levar a um afastamento, que gera a sensação de vazio e tende a causar outros problemas, como ansiedade.

No entanto, há maneiras de treinar o seu comportamento e passar a ter tempo de qualidade dedicado ao que realmente importa! Acompanhe a leitura para saber mais.

Conteúdo do artigo

Afinal, o que é tempo de qualidade?

Chamamos de tempo de qualidade aquele período em que conseguimos nos dedicar plenamente a uma atividade. Geralmente, essa expressão está ligada aos relacionamentos. 

Quer ver um exemplo simples? É muito comum sairmos com os amigos e alguns deles (ou todos) passarem boa parte do encontro no celular.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Isso impede que conversas profundas aconteçam. Em muitos casos, nem se presta real atenção no que o outro diz.

Dessa forma, é mais difícil estreitar laços e manter relações duradouras, mesmo que haja amor, consideração e respeito entre as partes.

O tempo de qualidade também se aplica à vida profissional. Afinal, em um dia a dia corrido e cheio de entregas, muita gente se distrai com mensagens, conversas ou conteúdos na internet.

Isso leva à redução na produtividade. Atividades que você faria rapidamente acabam levando horas. Às vezes, nem são concluídas no mesmo dia.

Como ter tempo de qualidade?

Apesar de não ser um conceito complexo, colocar em prática o tempo de qualidade ainda é um desafio para muita gente.

Contudo, seguindo algumas dicas e buscando maior organização, você vai conseguir melhorar esse aspecto da sua vida. Assim, poderá potencializar suas relações e até alavancar sua carreira!

Estabeleça uma rotina

Organizar os seus dias vai ajudar você a dedicar tempo de qualidade a tudo o que precisa. 

Isso significa que é preciso estabelecer momentos para realizar cada atividade. E, claro, repeti-los ao longo das semanas.

No início, pode ser um pouco difícil. Entretanto, a persistência é o que leva a construir uma rotina que favoreça a organização, contribuindo para a saúde mental e para os relacionamentos.

Separe um tempo para realizar suas atividades profissionais, outro para o autocuidado e um terceiro para fazer aquilo que você gosta. 

Tenha ainda um espaço na sua agenda para se dedicar à família e aos amigos.

Inclusive, se for pai, lembre-se de que a infância é um momento muito importante para estabelecer vínculos e criar memórias afetivas que serão lembradas para sempre.

Planeje a sua semana

Ainda que você tenha uma rotina pré-estabelecida, sabemos que as coisas mudam. Por exemplo, pode surgir uma reunião no trabalho, que requer preparação.

Também pode pintar uma reunião na escola dos seus filhos, chegar o seu aniversário de namoro ou casamento e por aí vai.

Há muitas variáveis que podem exigir certo planejamento para que você consiga dedicar tempo de qualidade ao que é importante.

Portanto, antes de começar a semana, organize tudo o que precisa fazer. De preferência, anote, para não esquecer.

Uma dica interessante é colocar lembretes no calendário do celular ou ativar o despertador quando estiver perto da hora de alguma atividade específica.

Esteja presente de verdade

Faça um exercício: tente ficar longe do celular e de outras distrações. Concentre-se no momento e no que está à sua volta!

Isso vai ser bom para você se acostumar a ficar sem coisas que fazem parte do nosso dia a dia e tendem a atrapalhar para ter tempo de qualidade.

Exerça a escuta ativa

Sabe quando você fala e a pessoa está no celular ou parece nem prestar atenção? É importante demonstrar não só respeito, mas também carinho quando alguém está falando.

Afinal, seja uma relação pessoal ou profissional, as pessoas merecem o seu tempo de qualidade. E isso, claro, vai fazer bem a você, pois ajudará na conexão com o outro e na geração de vínculo.

Gostou dessas dicas? Estamos sempre em busca de conteúdos para ajudar! 

Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder as novidades. Estamos no Instagram, no Facebook, no Twitter e no YouTube.


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.