fbpx

Afinal, como conciliar vida pessoal e profissional?

É difícil encontrar um só homem que não batalhe para ter uma promoção no trabalho. Sabe aquele cargo dos sonhos, almejado por anos? Muitas vezes, lutamos a vida inteira para alcançá-lo. Entretanto, também desejamos ter sucesso no campo particular. E é nesse momento que alguns não sabem o que fazer. Afinal, conciliar vida pessoal e profissional pode ser um grande desafio.

A princípio, você pode acreditar que ter esse êxito é quase impossível. No dia a dia, com tantos desafios a serem enfrentados, tudo parece bem complicado. No entanto, nada de desespero. Nos últimos anos, os CEOs mais renomados do mundo corporativo resolveram compartilhar dicas valiosas para quem deseja trilhar uma trajetória de sucesso total.

E nós, como queremos que os nossos leitores saiam na frente, viemos até aqui compartilhar esses truques na íntegra. Neste artigo, confira recomendações incríveis e aprenda, de uma vez por todas, como equilibrar vida pessoal e profissional!

Conteúdo do artigo

Estabeleça prioridades para conciliar vida pessoal e profissional

Primeiramente, é preciso saber o que é e o que não é prioridade. Isso ajudará você a gerenciar melhor o tempo e ter mais facilidade para conciliar vida pessoal e profissional.

Comece observando a sua agenda e as obrigações da semana. Se possível, assinale as atividades que são mais importantes e aquelas que podem ser deixadas para depois. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Caso identifique a necessidade de abrir mão dos encontros com a família e os amigos, tudo bem! Procure formas de compensar o tempo perdido. Alguns truques são:

  • sair mais cedo do trabalho em algum dia da semana;
  • almoçar em casa;
  • evitar trabalhar aos sábados, domingos e feriados. 

Se tiver filhos, procure estar presente nas principais atividades deles. Faça um esforço e leve ou busque as crianças na escola. Ou, então, esteja em casa na hora de dormir. São mudanças sutis, mas muito significativas.

Faça um planejamento de sua rotina

Um bom planejamento é essencial para ter sucesso na vida pessoal e profissional. Com desorganização você não conseguirá dar conta de tarefas no trabalho e, tampouco, das obrigações em casa. 

Contudo, é necessário investir em disciplina e, sempre que possível, fugir das distrações — como aquele encontro com os amigos que pode comprometer a sua agenda na manhã seguinte. 

Em vez disso, reserve algum tempo para elaborar um planejamento completo. Crie uma lista com as suas principais tarefas e os seus respectivos prazos.

Para facilitar, tal organização pode ser feita tanto com agendas quanto com aplicativos próprios para essa finalidade. As nossas sugestões são: 

  • Trello; 

  • Evernote; 

  • PomoDoneApp.

E mais! Caso sinta dificuldade em encaixar algumas tarefas, não tenha medo de pedir ajuda. Você pode, por exemplo, solicitar uma força extra para cônjuges, parentes, amigos, chefes ou colegas de trabalho. Contar com os outros é essencial para manter o equilíbrio.

Crie limites para conciliar vida pessoal e profissional

Alguns homens não conseguem evitar as distrações cotidianas. Outros passam o dia conectados às obrigações.

Nenhum desses cenários é benéfico para a sua vida pessoal e profissional. Aqui, o segredo é estabelecer limites — sempre garantindo momentos de descanso para esvaziar a mente e ter mais disposição para enfrentar os próximos desafios.

Durante o seu planejamento semanal, lembre-se de estipular períodos para os momentos de trabalho, a vida em família e, claro, os períodos de relax total. Assim, será possível otimizar as suas tarefas, evitar o sobrecarregamento e, como resultado, ser mais produtivo em todas as esferas.

Dedique um tempo para si mesmo

Até aqui, falamos bastante sobre os truques para alinhar vida pessoal e profissional. Mas será que você tem se dedicado o suficiente a si mesmo? Além de pensar em trabalho e em suas obrigações sociais, aproveite alguns momentos para focar apenas em seus desejos.

Nesses períodos, faça o que faz bem a você. Pode ser praticar uma atividade física, ter outros cuidados com a saúde, escolher as melhores roupas para sair e por aí em diante.

Ainda é interessante, vez ou outra, se autopresentear. Até porque todo esse esforço que você faz merece, sim, algumas recompensas. Essa atitude é ótima para renovar as energias, elevar a sua autoestima e garantir motivação para o que der e vier.

E então, com essas dicas você acha que ficará mais simples alinhar vida pessoal e profissional? Siga as nossas recomendações e, em pouco tempo, será possível notar a diferença. 

Aproveite para acompanhar também as nossas páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube. Nelas, compartilhamos outros conteúdos exclusivos para o seu bem-estar!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.