fbpx

4 dicas essenciais de higiene pessoal masculina

A chegada da pandemia do novo coronavírus obriga as pessoas a reverem os seus hábitos diários. Isso porque o vírus é transmitido por meio de gotículas e, uma vez em contato com as nossas mucosas, pode cair diretamente na corrente sanguínea. Nessa situação, a melhor maneira de contorná-lo é seguir algumas normas de etiqueta ao espirrar ou tossir e, principalmente, investir em higiene pessoal.

Tal cuidado vale para todos. Homens e mulheres devem praticar o distanciamento social e se cuidar ao máximo. Mas quais são os métodos mais eficientes e como eles devem ser adotados no dia a dia? Se você está preocupado com a sua saúde, não saia daí. Hoje, vamos mostrar um panorama sobre a situação atual e recomendações para que as chances de contrair o vírus diminuam. Acompanhe!

Conteúdo do artigo

A importância da higiene pessoal na prevenção do novo coronavírus (Covid-19)

Toda pessoa bem informada já deve ter ouvido falar do novo coronavírus, que causa a Covid-19. Atualmente presente em todos os continentes, a doença surge como uma gripe comum, mas, em alguns casos, pode ser fatal.

Isso fez com que muitas autoridades e populações começassem a rever os seus hábitos de higiene pessoal — especialmente porque a transmissão pode ocorrer através do contato humano. Por enquanto, para combater o problema, a arma mais eficaz que temos é redobrar os nossos cuidados básicos diários.

De acordo com o Ministério da Saúde, essas práticas devem ser realizadas mais de uma vez por dia. Por exemplo, ao acordar, antes e após cada refeição e, inclusive, antes de deitar para dormir após uma rotina repleta de afazeres.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

E as tosses e os espirros?

Há quem acredite que para garantir mais saúde e bem-estar, basta lavar as mãos com frequência durante o dia. Não é só isso. Além da higiene pessoal, é interessante sempre colocar o antebraço no rosto ao tossir ou espirrar. Esse cuidado é essencial para evitar que gotículas fiquem aglomeradas na palma da sua mão e contaminem pessoas ou superfícies.

4 hábitos de higiene pessoal masculina que devem ser seguidos

E se, em meio à situação que vivemos, você aproveitasse para colocar os seus hábitos de higiene pessoal em dia? Normalmente, quem vive uma rotina agitada mal se dá conta de que existem práticas essenciais que devem ser mantidas para se proteger contra doenças causadas por vírus ou bactérias.

Para intensificar a limpeza, é interessante utilizar produtos específicos que sejam capazes de suprir as suas necessidades. Indivíduos com a pele oleosa, por exemplo, devem procurar sabonetes, shampoos e demais cosméticos formulados exclusivamente para esse perfil.

O mesmo vale para rapazes que têm a pele seca demais ou apresentam alergias. Já para que o seu visual fique alinhado, há outros detalhes que merecem atenção, como a barba e os dentes. Vamos saber mais sobre tudo isso!

1. Lave o rosto

Com que frequência você lava o seu rosto? Para lá de eficiente, essa prática é necessária para que a sua higiene pessoal básica seja perfeita. Como estamos falando de uma área que fica bem próxima ao couro cabeludo, é normal que toda a região apresente uma grande concentração de oleosidade, que causa espinhas, cravos ou inflamações.

Além disso, o rosto pode entrar em contato com muitas bactérias ou vírus, ainda mais se você tem o costume de coçar a área ou passar a mão nela periodicamente. Portanto, uma boa solução é higienizar o local duas vezes ao dia. Lembre-se de escolher um sabonete facial para o seu tipo de pele, de modo a garantir um resultado mais eficiente.

2. Cuide da barba

Não é somente o seu cabelo que deve ser tratado! A barba também necessita de cuidados.

Assim como outras partes do corpo, essa região está bastante propensa a acumular bactérias e sujidades ao longo do dia. Até porque, a todo momento estamos passando a mão nos fios, comendo, cheirando ou mantendo o rosto em contato com superfícies diversas.

Sendo assim, mantenha sempre os pelos bem aparados. Também é interessante lavá-los diariamente e aplicar um shampoo específico. Se quiser hidratar a barba, existem excelentes produtos para esse fim, que ajudam a higienizá-la e deixá-la macia. Vale a pena!

3. Invista na higiene bucal

Não é apenas o mau hálito que pode surgir quando deixamos de escovar os dentes. Inúmeras complicações de saúde podem ter origem na boca, sendo o tártaro, as cáries e os canais bons exemplos disso.

Incômodos e capazes de comprometer toda a rotina, esses problemas ainda conseguem afetar o visual dos dentes, fazendo com que a nossa imagem pessoal fique completamente abalada.

Quer evitar que isso ocorra? Escove os dentes sempre após as principais refeições. Também prefira utilizar cremes dentais de qualidade e trocar a sua escova, pelo menos, a cada três meses.

4. Não abra mão da água e do sabão

Pode até parecer exagero nosso, mas muitos homens ainda subestimam o poder de um bom banho! Ideal para relaxar o corpo, a ducha faz parte dos cuidados básicos de higiene pessoal masculina. Ao entrarmos no chuveiro, conseguimos eliminar toda a sujeira da pele e alguns micro-organismos responsáveis por diversas doenças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa prática consegue reduzir os riscos de desenvolver complicações. Gripe, infecções estomacais e dores de garganta estão no topo da lista. A pedida perfeita é sempre lavar bem o corpo utilizando água e sabão. Aproveite para higienizar todas as dobras, meios dos dedos e demais áreas que acumulam impurezas.

As mãos, por sua vez, devem ser lavadas em diferentes momentos do dia, como:

  • depois de voltar para a casa;
  • antes de preparar as refeições;
  • antes e depois de comer;
  • após mexer no nariz, tossir ou espirrar;
  • depois de tocar em animais;
  • após visitar uma pessoa doente;
  • depois de tocar em feridas ou machucados;
  • após mexer em dinheiro;
  • depois de usar o transporte público

Diz aí: gostou de conferir nossas recomendações de higiene pessoal masculina? Após essa leitura, esperamos que você continue se cuidando para evitar se contaminar ou colocar outras pessoas em risco.

Depois que toda essa turbulência passar, também é interessante continuar com os cuidados, uma vez que eles são excelentes para evitar outras doenças e fazer com que o seu visual fique impecável.

Caso tenha gostado, aproveite para compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais ou no WhatsApp. Em momentos como este, espalhar boas informações é essencial!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.