Homens: como tratar a caspa?

Como tratar a caspa? Isso tem cura? Quais os produtos indicados pra combatê-la? Essas são algumas dúvidas quando aquele “pozinho” branco começa a aparecer nas roupas, principalmente quando usamos camisa/camiseta preta, não é?

Caspa, eu? Sim. Mas você não está sozinho. Esse problema é algo comum e que atinge homens (e mulheres) entre 20 e 50 anos. Mas pode ocorrer também na fase da adolescência (puberdade), quando os hormônios dão aquele salto.

Coceira, irritação no couro cabeludo, pó branco nas roupas, enfim, quem sofre com o problema vive querendo se ver livre e busca soluções para tal. Não tem “cura, mas é possível tratar e controlar.

Mas, afinal, o que é caspa?

É um processo de descamação da pele do couro cabeludo. Também conhecida pelo nome de dermatite seborreica, ela pode ser leve, média ou grave. Ela aparece no couro cabeludo influências genéticas, alterações hormonais que aumentam a oleosidade do couro cabeludo, má alimentação e falta de cuidados com a higienização do cabelo.

Quais os fatores para o couro cabeludo apresentar caspa?

Um microrganismo: O malassezia globosa é um microrganismo que aparece naturalmente no couro cabeludo de qualquer pessoa.

Oleosidade do couro cabeludo: O microrganismo reduz a oleosidade do couro cabeludo. Isto cria uma substância que irrita a pele chamada ácido oleico.

Sensibilidade da pele: A pele de cerca de 50% das pessoas reage de maneira adversa ao ácido oleico. Esta sensibilidade causa o problema.

Possíveis causas que ajudam o aparecimento de caspa.

Má alimentação;
Ingestão de muito açúcar e gordura animal;
Banho com água muito quente;
Estresse;
Fungos (cabelo úmido);

Quais os tipos de caspa que existe?

Caspa Seca: é a mais comum. Produz escamas finas e brancas que se desprendem facilmente do couro cabeludo e “enfeitam” a roupa dando aquela sensação desagradável de neve.

Caspa seborreica: é quando há uma produção descontrolada de gordura no couro cabeludo. As escamas são grossas e gordurosas.

Como tratar a caspa?

Lavar muito bem os cabelos. Ao usar um shampoo para o problema, por exemplo, deixo-o agir por no mínimo dois minutos na cabeça para fazer efeito;

Evite usar água quente para lavar o cabelo: Banho quente não combina com o tratamento;

Não durma com o cabelo molhado: Cabelos úmidos ajudam na proliferação de fungos;

Não exagere no condicionador: Jamais aplique o creme na raiz. Deixe-o para as pontas do cabelo;

Evite produtos químicos: Eles irritam o couro cabeludo e podem agravar o quadro;

Mantenha alimentação saudável: Consumia alimentos ricos em zinco, como as sementes de girassol, o sésamo, alimentos com vitamina B, como a carne, os peixes azuis e os cereais integrais e também as frutas e vegetais frescos. Reduza a ingestão de pão, doces e alimentos com levedura influenciará também no crescimento do fungo Pityrosporum Ovale, o que pode ajudar a reduzir a caspa.

Dicas de shampoos para eliminar/controlar a caspa

shampoo-anti-caspa

Shampoo Anti-caspa Power, da Nivea

Esse shampoo promete controle eficaz do problema, cabelo fortalecido, possui compatibilidade com a pele comprovada dermatologicamente.

Shampoo Anti-Caspa Cool

Se você tem ainda aquele comichão no couro cabeludo esse shampoo promete controlar o problema, sensação de frescura intensa e compatibilidade com a pele aprovada dermatologicamente.

Shampoo Anti-Caspa Pure

Se o problema for esse e cabelo oleoso esse shampoo promete controlar, dar uma sensação de frescura de limpeza e tem compatibilidade com a pele comprovada dermatologicamente.

Nossa sugestão é que você marque uma consulta com um bom dermatologista para que ele faça uma avaliação do seu couro cabeludo e faça a indicação do melhor produto para o seu problema.


Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

3 comentários em “Homens: como tratar a caspa?
  • 10/07/2017 em 07:55
    Permalink

    Tratamento

    É possível encontrar no mercado de perfumaria shampoos anti-caspa, porém existem outros cuidados necessários que podem evitar a necessidade do uso deles, como:
    • Controlar o nível se estresse, que afeta o corpo em outras áreas também;
    • Evitar a ingestão de alimentos gordurosos, pois aumentam a oleosidade da pele;
    • Lavar sempre os cabelo e secar bem após o banho, evitando banhos muito quentes e retirando por completo o shampoo e condicionador;
    • Evitar químicas agressoras do couro cabeludo como tinturas, laquês e cremes de hidratação profunda.
    É possível realizar o tratamento desse descontrole sebácea por meios naturais, destacamos algumas dicas que podem ajudar:
    • Esfregar o sumo das folhas do couve no couro cabeludo.
    • Aplicar o suco do tomate.
    • Assar a polpa do abacate, espremer através de um pano fino e limpo, extraindo o óleo e esfregando no couro cabeludo 2 vezes ao dia.
    • Suco de limão puro no cabelo diariamente.
    • Polpa da folha de babosa.
    Lembrando que antes de qualquer coisa, a visita a um dermatologista é essencial.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *