fbpx

Promoção no trabalho: como encarar esse novo desafio?

Quem não deseja ser reconhecido profissionalmente? Além de garantir uma boa independência financeira, o sucesso faz com que o indivíduo trabalhe com o que gosta e se sinta mais realizado. No entanto, quando a promoção no trabalho finalmente chega, algumas pessoas ficam perdidas e não sabem como agir.

Acredite ou não, um colaborador que acabou de conquistar uma posição de alto nível em uma empresa passará a enfrentar uma série de desafios que exigirão não somente uma boa capacidade de tomada de decisões, mas também uma aparência mais sóbria, que esteja de acordo com a sua atuação no mercado.

Você acabou de ser promovido no trabalho e faz parte desse time? Então, o que acha de descobrir quais são os cuidados que deve tomar daqui para frente? No artigo de hoje, listamos todos os pontos a serem analisados ao longo do caminho. Continue conosco e saiba mais!

Conteúdo do artigo

Invista no autoconhecimento

Imagine a seguinte situação: após muito estudo e diversas experiências, você conseguiu a tão sonhada promoção no trabalho. Porém, acabou descobrindo que tal realização não condiz com o seu perfil. Ou pior, que a nova rotina o deixa insatisfeito e desmotivado. Embora não exista mal nenhum em recomeçar a carreira, a verdade é que ninguém gostaria de viver algo assim.

A melhor forma de evitar isso é investir em autoconhecimento. Ao entender as suas necessidades e identificar as atividades que o completam, será possível ter motivação em sua rotina profissional. Caso você esteja com dificuldades para passar por essa etapa, vale considerar os seus pontos fortes, pensar naqueles que podem ser aprimorados e, depois disso, sair em busca do que, de fato, deseja.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Em certas situações, ainda há a possibilidade de contar com o apoio de um especialista, como o psicólogo vocacional. Com esse tipo de acompanhamento, será possível se conhecer profundamente, enfrentar os seus medos e definir quais são as atividades que mais lhe dão prazer.

Promoção no trabalho

Continue a se atualizar

Não é porque você foi promovido no trabalho que pode se acomodar nos estudos. Pelo contrário! Como falamos, essa realização costuma exigir ainda mais conhecimento do profissional. Sendo assim, a melhor saída é continuar a se qualificar para conseguir atender as demandas da empresa.

Ao ocupar uma posição superior na corporação, será necessário mostrar total domínio na área e, inclusive, estar por dentro das principais transformações no mercado.

Nesse sentido, o estudo deve vir sempre em primeiro lugar. Para tanto, considere realizar cursos presenciais ou online, participar de eventos ou, até mesmo, fazer aquela tão sonhada especialização acadêmica.

Saiba lidar com as pressões

Não importa o seu ramo de atuação: após ser promovido no trabalho, você passará a sofrer mais pressão para entregar bons resultados. Afinal, os seus superiores vão querer ter a certeza da sua competência para ocupar tal cargo e da sua desenvoltura para contornar os momentos de crise.

Nesse cenário, é de extrema importância apresentar certas habilidades, como estar disponível para lidar com os mais diversos compromissos, solucionar grandes demandas e encarar qualquer imprevisto que aparecer durante a jornada.

Tem dificuldades para lidar com situações de pressão? Então, comece cuidando da sua saúde mental. Atualmente, os executivos de sucesso investem em diferentes técnicas para não se prejudicarem durante os períodos conturbados.

Esse é o caso de fazer pausas sempre que possível, praticar meditação, realizar atividades físicas nos horários livres, se alimentar bem ou, simplesmente, investir em um hobby. São saídas para permitir que a sua mente se acalme e você tenha mais ânimo para vencer os próximos desafios.

Não hesite em pedir ajuda

Você já tentou de tudo: cursos, palestras e atividades físicas. Mesmo assim, sente que não consegue lidar com a promoção no trabalho? Para não pirar, tente pedir ajuda.

Isso mesmo! Gestores renomados contam com uma boa rede de apoio para driblar as dificuldades e combater a pressão de cargos de alto nível. Esse acompanhamento pode vir de várias pessoas, como algum colaborador de sua confiança, um profissional do RH da própria empresa ou um coach especialista em carreiras.

Tomando tais cuidados, será mais fácil se adaptar à sua nova realidade e ampliar o seu potencial dentro da corporação. Lembre-se: não é vergonha pedir ajuda, pois todos os seres humanos estão suscetíveis a períodos de fraqueza ou insegurança.

Cuide da sua imagem pessoal após a promoção no trabalho

Um bom líder não é aquele que tem atitudes tiranas ou autoritárias! Mas sim o profissional que consegue conduzir bem o seu time, ser empático e enxergar as dificuldades dos colaboradores — até que todos consigam alcançar resultados satisfatórios para a empresa.

Também é de extrema relevância cuidar bem da sua imagem. De acordo com o traje utilizado, será possível evidenciar a sua responsabilidade e postura como gestor, estando de acordo com a sua posição hierárquica dentro da organização e transmitindo mais confiança.

Contudo, isso não quer dizer que será preciso deixar o seu estilo pessoal de lado. Atualmente, o mercado de moda masculina é bastante variado. Portanto, você não terá dificuldade de encontrar peças capazes de melhorar o seu look no escritório.

Ainda que o dress code do local carregue uma proposta despojada, é interessante investir em peças mais formais e coordená-las com outras básicas. Dos elementos que não podem faltar, está o blazer, a camisa social, a calça de alfaiataria e o sapato oxford. Quer dispensar o uso da gravata e tornar a produção mais clean? Tudo bem!

Para os dias em que a formalidade pode ser completamente deixada de lado, o uso do sapatênis também é bem-vindo. Combine o modelo com jeans de lavagem escura, polo ou camisa de manga longa. O resultado ficará incrível.

Promoção no trabalho

Com as nossas dicas, ficou mais fácil saber como se portar após ser promovido no trabalho? Torcemos para que a sua jornada seja de ótimo desempenho e muito sucesso.

Agora que você já está por dentro desse universo, aproveite para dar uma espiada na loja online da Ferricelli e conferir calçados perfeitos para transmitir uma boa impressão no ambiente profissional.

São modelos extremamente confortáveis, de alta qualidade e com um preço acessível que certamente caberá no seu bolso!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.