fbpx

5 dicas para causar uma boa impressão no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho geralmente é marcado por nervosismo e expectativas, até para quem é mais experiente. Afinal, esse é o início de um desafio após o processo seletivo para uma vaga.

Nesse momento de ambientação, todos querem causar uma boa impressão, certo? E para ajudar, reunimos algumas sugestões valiosas. 

Elas vão desde looks para o trabalho até dicas de comportamento. Confira!

1. Vista-se bem para o primeiro dia de trabalho

Seu primeiro dia de trabalho começa antes mesmo de você sair de casa ou se conectar para fazer home office. Para causar uma boa impressão, é claro que é importante se vestir bem, concorda?

Mas antes de escolher o outfit, é preciso conhecer o dresscode da sua nova empresa, principalmente se sua posição for para atuar presencialmente.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

É provável que você já tenha recebido alguma orientação do setor de Recursos Humanos ou do seu novo gestor. Também é possível considerar o que observou durante o processo seletivo.

Caso não tenha informações suficientes, pesquise as menções à companhia em redes sociais como o LinkedIn para observar as fotos de outros funcionários.

Independentemente se a empresa permite o uso de bermudas ou restringe o jeans, é interessante usar roupas neutras, que não chamem muito a atenção.

Cores como preto, branco, cinza, bege, marrom e até um sapato azul-marinho tendem a cair bem no primeiro dia de trabalho.

2. Seja pontual

Essa dica é válida para toda a sua carreira. Mas, claro, no primeiro dia de trabalho ela é indispensável. Afinal, vai ter muita gente observando você no início.

Então, depois de arrumado para começar nesse novo desafio, trate de ir logo para o seu escritório, seja ele físico ou digital. O ideal é chegar até com um pouco de antecedência, uns 10 ou 15 minutos adiantado.

Para isso, você deve se preparar para o primeiro dia de trabalho, entendendo qual o melhor meio de transporte e que horas precisa sair para chegar a tempo, caso a posição seja presencial. No home office, nada de enrolar para levantar da cama e se arrumar!

Além de ser pontual no horário de entrada, também é fundamental cumprir prazos de entrega de tarefas e documentos.

3. Observe e pergunte no primeiro dia de trabalho

No seu primeiro dia de trabalho, é comum que as pessoas apresentem muitas novidades, mostrando como funcionam sistemas e regras na empresa.

Fique de olhos e ouvidos bem abertos para absorver tudo. Aprender rapidamente vai facilitar a sua adaptação e o seu desenvolvimento. Se necessário, anote o que achar importante para não esquecer.

Contudo, se não tiver entendido algo, pergunte para não ficar com dúvidas. Esse é justamente o momento para isso, então as pessoas vão compreender seus questionamentos.

Agora, tudo fica mais fácil quando você estuda sobre a empresa. 

Pela internet mesmo, é possível descobrir informações a respeito do segmento e das conquistas recentes da companhia, entre outros dados relevantes que podem ajudar no dia a dia.

4. Demonstre interesse

Certamente, a proatividade conta pontos a favor. 

Você pode, já no primeiro dia de trabalho, conversar com o seu chefe sobre as expectativas dele. Assim, vai saber o que fazer e não vai precisar ficar perguntando.

Além disso, aproveite para se colocar à disposição para o que ele necessitar. Faça o mesmo com os seus colegas, principalmente quando perceber que eles precisam de ajuda.

5. Procure se relacionar logo no primeiro dia de trabalho

Estabelecer relações com as pessoas é outra dica essencial no primeiro dia de trabalho. Quando chegar, apresente-se para aqueles que vão dividir o mesmo ambiente.

Seja gentil, mas tome cuidado para não ser invasivo. Você está chegando agora, então é bom ir com calma. Portanto, nem precisamos dizer para ficar longe de conflitos nesse momento inicial, certo?

Depois do expediente, é possível tentar estreitar o relacionamento fazendo contato pelas redes sociais, como o LinkedIn, que é ótimo para ampliar e fortalecer o networking.

Gostou das nossas dicas? Aqui você encontra muitas informações para o homem moderno, assim como sapatos incríveis, que vão ajudar a causar uma boa impressão no seu primeiro dia de trabalho. Acesse a loja online da Ferricelli para conferir!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.