fbpx

5 dicas básicas para quem quer começar a pedalar

Pedalar é um ótimo exercício físico, tanto para quem quer cuidar da saúde mental quanto para quem está atrás de um shape sarado

E, dependendo de onde você pratica, ainda pode relaxar e aproveitar a vista.

No entanto, embora pareça algo simples, que aprendemos na infância, muita gente tem dúvida sobre ciclismo na fase adulta.

Afinal, como escolher a bicicleta ideal? Qual tipo de roupa usar? É necessário ter um bom condicionamento físico? 

Para ajudar a entender todas essas questões, separamos algumas dicas para quem quer começar a pedalar. Acompanhe nas linhas a seguir!

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

1. Comece a pedalar

Primeiramente, é preciso ter em mente que o ciclismo é como qualquer outro exercício. 

Sendo assim, se você está sedentário ou sem pedalar há muito tempo, pode ser que seu corpo enfrente algumas dificuldades no início.

Não deixe o medo ou a preguiça dominarem. Procure um lugar agradável e amplo para começar. Dê preferência a ciclovias e áreas planas, que exijam menos esforço.

Aliás, é importante não exigir do corpo além do que ele é capaz de suportar. Vá com calma que, aos poucos, você se acostuma e consegue pedalar distâncias maiores e com mais força.

2. Saiba como escolher a bicicleta

O primeiro passo para quem vai começar a pedalar é, claro, ter uma bicicleta. Se você é iniciante, não vai adiantar investir muito em uma bike de última geração.

Sendo assim, o ideal é pesquisar por modelos que sejam apropriados para quem está começando. 

Além de procurar dicas na internet, converse com especialistas e vá a lojas específicas pedir orientações a vendedores.

Isso porque vários aspectos influenciam na decisão final. Além do seu biotipo, como altura e peso, faz diferença o local onde você pretende pedalar. Sem falar que a bicicleta precisa ser confortável.

Seja no asfalto ou em trilhas, há modelos mais adequados, que contam com especificações de suspensão, freios e demais elementos pensados para o tipo de terreno.

Existem ainda outros detalhes técnicos, como o tamanho do quadro e da rota, a altura do selim etc.

3. Invista nas roupas e nos acessórios certos para pedalar

Cada esporte tem suas características, o que exige vestimentas e apetrechos apropriados.

No caso do ciclismo, é importante você ter uma camisa e uma bermuda específicas, com forros para evitar assaduras, além de bolsos estratégicos.

Isso garante praticidade e conforto na hora de pedalar, já que o tecido é pensado para fazer com que o suor evapore mais rapidamente. Ele ainda protege o corpo em uma eventual queda.

Em relação aos acessórios, itens de segurança como capacete são indispensáveis, tanto para os iniciantes quanto para os experientes. Afinal, é o que vai proteger sua vida em caso de acidentes.

Conforme for pegando o gosto pelo esporte, você pode investir em outros apetrechos, como óculos, luvas ou um calçado especial.

4. Priorize a sua segurança

Especialmente para quem vai pedalar em vias movimentadas, é essencial tomar algumas medidas de segurança. 

Roupas em cores chamativas ajudam os motoristas a enxergar os ciclistas. Podemos dizer o mesmo de adesivos refletivos para colar na bike. 

Além disso, há outros itens que podem ser interessantes, como uma campainha para sinalizar a sua presença, assim como luzes na parte de trás e na frente da bicicleta.

Também é importante que pelo menos no início você prefira pedalar por lugares com os quais tenha familiaridade. Ciclovias e ciclofaixas oferecem mais segurança, principalmente para iniciantes.

Agora, para quem já pegou confiança suficiente para andar no trânsito, é fundamental manter uma distância segura dos outros veículos. Afinal, qualquer contato pode fazer você cair e se machucar feio.

O ideal é procurar vias com pouco movimento e pedalar na mão dos carros, o que certamente reduz as chances de acidentes graves.

5. Prepare um “kit sobrevivência” antes de pedalar

Quando começar a prática do esporte, você também vai iniciar o aprendizado de como o seu corpo vai responder. 

Por isso, é importante levar itens como uma garrafinha de água, para manter a hidratação, e alguns lanchinhos, como frutas ou barrinhas de cereal.

Esteja pronto para imprevistos no trajeto, principalmente se for fazer uma trilha ou pedalar em um lugar mais afastado.

Entre os exemplos estão bomba de ar e kit para remendar pneu e câmara, além de chaves para ajustar banco, pneus e outras partes da bike.

E, claro, se você não sabe usar nada disso, deverá aprender pelo menos o básico para uma manutenção de emergência. Isso inclui trocar pneu, regular freios e câmbio. 

Assim, garante que não vai precisar esperar por socorro e até perder o treino.

Gostou dessas dicas para começar a pedalar? Então, acompanhe a Ferricelli nas redes sociais para ficar por dentro de outros assuntos interessantes. Estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube e no Twitter!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.