Outubro Rosa: homens… ajudem as mulheres nessa causa

Homens podem e devem apoiar a campanha Outubro Rosa. E aí, pessoal. Tudo certo? O blog do Homem Moderno traz um assunto sério e que tem relação sim contigo.

Você já deve ter ouvido falar sobre OUTUBRO ROSA, uma campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama por meio de diagnóstico precoce – Diagnóstico no primeiro estágio da doença tem 88,3% de sobrevida, em média.

Em 2015, a fábrica da Ferricelli, localizada em Franca-SP, a capital do calçado masculino, parou sua produção para ouvir detalhes sobre o Câncer de Mama com a enfermeira Marina Nascimento Peixoto, coordenadora responsável pela Medicina Preventiva do Hospital Regional de Franca. Veja como foi esse dia clicando aqui.

E por que o homem deve apoiar a campanha Outubro Rosa?

Todo homem consciente deve apoiar o Outubro Rosa, colocando uma peça Rosa, um laço rosa no peito, divulgando a campanha em suas redes sociais ou conversando com as mulheres mais próximas de você (esposa, mãe, irmãs, amigas de trabalho ou da faculdade).

O motivo é bem simples, mas perigoso: é que o Câncer de Mama é o que mais causa morte entre as mulheres no mundo.

O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Clique e veja a cartilha produzida pelo INCA.

#Outubro Rosa: números do Câncer de Mama

Ronaldo Correa, oncologista do Instituto Nacional do Câncer (INCA), fala sobre esse importante exame.

Os números que no momento temos para o Brasil são relativos a 2016. Os resultados mostram que quando se trata de cânceres que mais vai acometer mulheres, o câncer da mama representa 28,1% dos números de casos, ou seja espera-se que 57,960 mulheres fossem diagnosticada no Brasil no ano de 2016.

A taxa é de 56,2 casos para cada 100 mil mulheres. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as brasileiras depois do câncer de pele não melanoma.

Mais da metade dos casos de câncer de mama (51,3%) estimados para este ano devem ocorrer no Sudeste do país, segundo o Inca. Essa é a região do país que apresenta a maior quantidade de casos esperados da doença: 29.760, no total.

A segunda região com mais casos é o Nordeste (19,3%), seguida pelo Sul (18,9%). Em quarto e quinto lugar aparecem o Centro-Oeste (7,3%) e Norte (3,2%).

Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, agência da Organização Mundial da Saúde, 1 a cada 4 tipos de câncer que afetam as mulheres é de mama.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. De acordo com a Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, 14,7% dos casos de morte por câncer em 2012 eram de pacientes com câncer de mama. A taxa de mortalidade para aquele ano era de 521.907 casos.

Os casos de câncer de mama nos Estados Unidos foram estimados para 2017 em 252.710, incluindo 40.610 mortes, segundo o Instituto Nacional do Câncer (NCI).

Câncer de mama: Diagnóstico precoce da sobrevida às mulheres

Se você se preocupa e ama as mulheres de suas vidas cuide para que ela faça os exames necessários. É possível fazer o autoexame. É simples. Imprima o folheto acima e o repasse para as mulheres da sua vida.


Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *