Ferricelli abraça a campanha Outubro Rosa 2015

Outubro Rosa 2015: A Ferricelli– marca de calçados masculinos com sede em Franca-SP – aderiu ao projeto “Outubro Rosa” de conscientização sobre o câncer de mama e convidou todos os colaboradores da empresa para participar da campanha na tarde da quarta-feira (22/10).

Os funcionários desligaram suas máquinas e pararam a produção para ouvir detalhes sobre o Câncer de Mama com a enfermeira Marina Nascimento Peixoto, coordenadora responsável pela Medicina Preventiva do Hospital Regional de Franca.

Segundo Marina, a grande importância sobre esse tipo de campanha é falar sobre a importância a detecção antecipada do câncer de mama. “Ao fazer o auto-exame e ao detectar o câncer de mama precocemente existe a possibilidade de cura”. Marina disse também sobre a importância de as empresas não medirem esforços para realizar tipos de campanhas como a do Outubro Rosa. “É uma sementinha que a gente espera que as pessoas repliquem isso nos seus círculos de amizades, entre a família”.

Já para Fabiano Parra Rodrigues, um dos diretores da Ferricelli, é importante o alerta para o quadro de funcionários da empresa. “Quando você recebe informações preciosas você tem a oportunidade de se cuidar. Campanhas desse tipo podem salvar vidas”. Sobre parar a produção o diretor diz que nesse caso isso não é uma perda, mas um ganho. “Nós nos preocupamos com o bem-estar dos nossos colaboradores. Pra você ter uma empresa bem as pessoas precisam estar bem”, disse.

Galeria de imagens do evento Outubro Rosa (clique na foto para ampliar)

Outubro Rosa: Números do Câncer de Mama no Brasil

O Câncer de Mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Veja a cartilha do INCA.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Estimativa de novos casos: 57.120 (2015 – INCA)

Número de mortes: 14.388, sendo 181 homens e14.207 mulheres (2013 – SIM)

Detecção Precoce do Câncer

Outubro Rosa 2015: O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A orientação atual é que a mulher faça a autopalpação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame, como preconizado nos anos 80. Essa mudança surgiu do fato de que, na prática, muitas mulheres com câncer de mama descobriram a doença a partir da observação casual de alterações mamárias e não por meio de uma prática sistemática de se autoexaminar, com método e periodicidade definidas.

A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento).

A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença.

O que é a mamografia e para o que ela serve?

Ronaldo Correa, oncologista do Instituto Nacional do Câncer (INCA), fala um pouco sobre esse importante exame no vídeo abaixo. Outubro Rosa 2015.


Equipe de Conteúdo Ferricelli

Somos uma equipe multidisciplinar da Ferricelli composta por designers, jornalistas, e outros profissionais focados em trazer conteúdo de qualidade para nossos leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *