fbpx

Calçado confortável: quais são as suas características?

Um calçado confortável vai muito além de ter sapatos que não apertam. Afinal, eles podem levar a dores nos pés, nos joelhos e nas costas, além de bolhas e outros problemas que causam incômodo.

Para evitar que isso aconteça, é importante ficar de olho em algumas dicas e preferir marcas especializadas como a Ferricelli.

Acompanhe a leitura do nosso artigo e descubra como escolher um calçado confortável!

Conteúdo do artigo

Calçado confortável precisa ser do tamanho certo

É muito comum pensar que não vai fazer tanta diferença comprar um sapato um tamanho a mais ou a menos. Sobretudo se for um produto em promoção, que você não quer deixar de garantir o preço baixo.

No entanto, o uso durante o dia a dia pode ser bastante incômodo. É por isso que a primeira dica para adquirir um calçado confortável é escolher o item do número certo.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Se for comprar na loja física, experimente os dois pés do sapato e ande um pouco para conferir se ele não aperta ou machuca. 

se você é um homem moderno e vai fazer a compra online, verifique a tabela de medidas para ter certeza de qual numeração escolher.

Material faz toda a diferença em calçado confortável

Outro ponto para ficar de olho ao escolher um calçado confortável é quanto ao seu material de fabricação. Inclusive, isso interfere na durabilidade, o que é mais um detalhe importante.

Nesse sentido, o sapato de couro está entre os queridinhos. Quando bem tratada, a matéria-prima se mantém conservada e bonita por muitos anos. Sem falar que é maleável e macia, proporcionando conforto.

O mesmo pode acontecer com calçados em nobuck ou camurça. No entanto, esse é um material mais delicado, que requer cuidado para não estragar sua aparência.

Contudo, hoje em dia há diversas tecnologias aplicadas para deixar o sapato confortável, independentemente da sua matéria-prima.

Bico do sapato deve acompanhar formato do pé

Já o bico do sapato interfere tanto no conforto quanto no estilo. 

De maneira geral, um calçado confortável tende a ter a parte da frente arredondada, sendo ideal para diferentes formatos de pés. Sem falar que esse tipo de modelo nunca sai de moda.

Já o sapato de bico fino pode ser bastante desconfortável para quem tem pés largos. Sobretudo se for necessário passar muito tempo em pé.

Essa característica ainda é capaz de apertar demais, pressionando terminações nervosas. Como resultado, é possível ter formigamento ou parestesia.

Observe também a sola e a palmilha do calçado

Para garantir um calçado confortável, observe a flexibilidade da sola. O ideal é que ela seja um pouco maleável, para acompanhar o movimento dos pés ao caminhar.

Outro ponto importante é conferir se há algum tipo de acabamento extra, que dê resistência e proporcione amortecimento. 

Portanto, no momento de comprar um sapato confortável, verifique as tecnologias presentes no produto.

Isso é importante ainda para garantir segurança no dia a dia. Afinal, a depender do tipo da sola e do seu material, ela pode ser mais ou menos escorregadia.

Suporte para calcanhar deixa calçado confortável

Para escolher um calçado confortável, fique de olho também no suporte que ele oferece ao calcanhar. Isso ajuda na hora da passada, oferecendo mais estabilidade.

Não necessariamente o produto precisa ter um salto alto. No entanto, principalmente em sapatos sociais, é importante que haja uma pequena elevação na parte de trás da sola.

Escolha de acordo com a finalidade

Por fim, é essencial ter em mente a finalidade do calçado, para encontrar o modelo que seja o mais confortável possível.

Se for para trabalhar e passar muito tempo sentado, por exemplo, talvez o sapato não precise de tanta tecnologia na sola e palmilha.

Agora, no caso de um tênis para caminhada, garanta que ele tenha amortecimento e seja confortável para essa prática.

Também é importante considerar o design do produto. Afinal, deve estar de acordo com o ambiente e o uso do sapato.

Agora que você já sabe como escolher um calçado confortável, que tal conferir alguns modelos ideais para diferentes ocasiões? Acesse a loja da Ferricelli e fique por dentro de novidades e tendências!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.