fbpx

Calçado masculino: o que ele revela sobre a sua personalidade?

Já não é segredo que a nossa aparência pode, sim, dizer muito sobre quem somos. Isso acontece por uma série de razões, mas, principalmente, porque as roupas, de acordo com as suas características, conseguem refletir personalidade, gostos e lifestyle. E isso vale para o calçado masculino. De acordo com um levantamento norte-americano realizado em 2012, muitas pessoas revelam traços de humor por meio dos sapatos e o restante da população consegue captar todos esses sinais.

Elaborada pela Universidade do Kansas, a pesquisa ainda mostrou que muito do que somos pode ser transmitido por meio do estilo, do modelo, da cor e, inclusive, do calçado utilizado. Para ilustrar: indivíduos mais extrovertidos têm o costume de vestir versões chamativas. Aqueles que gostam de calçar produtos caros, por sua vez, querem mostrar que ganham bem. Já os coturnos são excelentes para transmitir atitude. Bem interessante!

Pensando justamente nessa questão, trouxemos para o artigo de hoje um conjunto de dicas e informações a respeito do tema. Ao longo da leitura, você vai entender melhor como evidenciar o seu jeito de ser utilizando os sapatos corretos e conferir dicas próprias para evitar cair em ciladas. Confira!

Conteúdo do artigo

O que cada modelo de calçado masculino transmite?

Ainda de acordo com o estudo sobre calçado masculino, existem outras características capazes de revelar a nossa personalidade. Normalmente, os rapazes que utilizam sapatos com salto são ansiosos ou nervosos. Em contraponto, as pessoas reservadas tendem a preferir as opções pautadas por tons sóbrios. É o caso de cores como cinza e preto, que conseguem surgir de modo mais discreto em uma produção.

Em uma breve busca nas lojas especializadas, podemos encontrar uma vasta variedade de produtos, que se alteram de acordo com o perfil e as necessidades do público. Fato esse que faz com que muitos homens fiquem inseguros na hora de escolher o modelo ideal. Até porque, como acertar em cheio na decisão e, ao mesmo tempo, adquirir um calçado que seja confortável e consiga conversar bem com inúmeras combinações?

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

O segredo, caro leitor, é entender o que, de fato, cada alternativa disponível é capaz de transmitir. Abaixo, listamos os produtos mais procurados pelos consumidores e as suas principais características. Anote todas!

Botas de couro

Há décadas, as botas de couro são utilizadas pelos rapazes que desejam transmitir originalidade e confiança. Elas também são excelentes para garantir um ar urbano no visual, já que podem ser coordenadas com jeans, camisas de manga longa, camisetas e jaquetas pesadas.

Ao usá-las, você conseguirá mostrar para as pessoas que possui um espírito livre e não tem medo de encarar desafios. Essa ainda é uma excelente solução para quem deseja se jogar em aventuras, como um show com os amigos ou uma viagem de última hora.

Sapatênis

Carregando um “quê” despojado e alinhado, o sapatênis é ideal para o homem que preza pela praticidade. São indivíduos que possuem uma agenda bastante agitada, andam a pé e, por esse motivo, preferem investir em calçados confortáveis e incapazes de comprometer o look.

É uma opção recomendada para diversas situações: aquele passeio no shopping, um encontro com os amigos e, inclusive, um dia de trabalho, de acordo com o dress code exigido pela empresa.

Oxford

Você é um homem que gosta de causar uma boa primeira impressão? Então, a melhor saída é investir no oxford. Tradicional e elegante, esse calçado fica ótimo quando usado com terno, gravata e camisa social.

Para tanto, o modelo precisa estar devidamente amarrado, transmitindo, assim, segurança e status. O oxford mais usado é o preto, mas também há a possibilidade de apostar nas versões marrons, que conversam melhor com os ambientes casuais.

Mocassim

Quem preza pelo uso do mocassim costuma valorizar o conforto e a sofisticação. Ele é indicado para rapazes que, vez ou outra, gostam de montar looks despojados e manter o estilo em alta. Excelente para garantir a sensação de bem-estar, o modelo pode ser usado com calças e bermudas, mas sem meias.

No mercado da moda masculina também existem as opções esportivas, que apresentam cores neutras e solados baixos. Em uma produção formal, o mocassim fica ótimo quando usado com blazers, calças de sarja, tricôs e camisas polo.

Quais detalhes fazem diferença em um calçado masculino?

Não basta escolher um calçado masculino que consiga transmitir o seu humor e a sua personalidade. Em uma produção, existem outros elementos que influenciam na imagem que você transmite para amigos, parentes e colegas de trabalho.

Vamos aos exemplos: homens que sempre calçam sapatos novos conseguem passar a ideia de cuidado e vaidade. O mesmo não ocorre com quem não se importa com essa questão e usa calçados velhos.

Quando temos o hábito de utilizar produtos rasgados e sujos, é provável que as pessoas formem uma ideia de desleixo e despreocupação sobre a nossa imagem. Por essa razão, é sempre interessante manter o visual dos sapatos em dia, fazendo limpezas e evitando calçar produtos desgastados.

Aqui, as cores também merecem uma atenção especial. Rapazes que optam por calçados neutros e discretos mostram que não gostam de cometer exageros e, logo, investem somente em alternativas que dificilmente vão comprometer um look.

Aqueles que elaboram produções pautadas por tons vibrantes e marcantes, por sua vez, repassam a ideia de jovialidade, alegria e despojamento. Por isso, não é difícil encontrar tênis esportivos desenvolvidos a partir de tons como azul, laranja, verde e amarelo.

A dica é usar as cores que melhor conversam com a sua personalidade, mas sempre priorizando o equilíbrio e fugindo dos excessos — especialmente no escritório. Assim, não tem como errar!

Após essa leitura, esperamos que tenha ficado fácil identificar o calçado masculino que melhor se encaixa no seu perfil e consegue transmitir um pouco de sua personalidade nas diferentes ocasiões do cotidiano.

Agora que você já virou um especialista no assunto, o que acha de aproveitar o momento e visitar a loja online da Ferricelli?

Lá, é possível encontrar versões que se encaixam em todos os estilos, são confortáveis e estão alinhadas às últimas tendências. Esperamos você!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Marco Belloto

Meu nome é Marco Bellotto, sou Personal Stylist da Loja Ferricelli e quero agradecer sua leitura. Continue em nosso blog e tenha acesso a várias dicas de moda para seu estilo. Nossas dicas são cheias de personalidade, totalmente práticas e vão te ajudar a montar looks com visual e estilo incríveis - mais fácil do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.