Você já conhece a Loja do Homem Moderno?

Como se comportar em reuniões: 9 atitudes para evitar

Como se comportar em reuniões – E aí, querido leitor, tudo bem? O blog do Homem Moderno tem buscado diversificar os temas tratados aqui, afinal, não é só de moda e sapatos que vive o homem.

Por isso temos tratados sobre os mais variados assuntos do Universo Masculino, de saúde a assuntos do dia a dia, como, por exemplo, questões profissionais.

E o post de hoje é exatamente sobre isso. Estamos compartilhando dicas de como se portar em reuniões, com 9 atitudes que devem ser evitadas em reuniões com chefes e outras pessoas importantes.

Afinal, participar de uma reunião com pessoas que decidem o seu futuro profissional é uma oportunidade de se destacar positivamente, claro.

9 atitudes para você se comportar bem em reuniões

Como se comportar bem em reuniões: Não chegue em cima da hora

Chegar atrasado não é legal. Mas também entrar quando a sala já está cheia pode tirar a sua oportunidade de sentar em local estratégico causar constrangimento, pois talvez você tenha que ficar afastado do restante da sua equipe, em um local nada estratégico.

Portanto, se no dia você tiver alguma reunião se planeje para ela antes do dia de ela se realizar. Tente chegar ao menos quinze minutos antes do horário programado ao local da reunião, assim você demonstra interesse e comprometimento.

Como se comportar bem em reuniões: Fique por dentro da pauta

Não chegue boiando na reunião. Quanto mais você souber sobre o tema que será discutido, melhor. Nada de improvisos na hora “H”. Tenha todos os dados em mãos e esteja preparado para responder eventuais perguntas da sua área. Portanto, conhecer o mercado e a concorrência também vai contar pontos a seu favor.

Ter informações alinhadas com a pauta a ser tratada gera credibilidade e cria as bases para um diálogo mais favorável.

Como se comportar bem em reuniões: Nada de puxa-saquismo

Seja profissional. Participar de uma reunião como “vaquinha de presépio”, concordando com tudo que o chefe diz, não é bom. Fique focado, perceba onde você pode contribuir e apresentar detalhes ou dados sobre o assunto que o chefão, eventualmente, desconheça.

Como se comportar bem em reuniões: Fale o necessário

Um bom curso de oratória pode lhe ajudar a apresentar suas ideias de maneira mais profissional. Escolha bem as palavras e mantenha um tom de voz adequado, mesmo em situações tensas. Isso demonstra maturidade. Fale menos e ouça mais. Mas quando for falar faça com objetividade.

Como se comportar bem em reuniões: evite interromper os outros

Cortar a fala do outro é igualmente prejudicial, principalmente se você estiver forçando sua participação em relação aos colegas. Portanto, encontre o momento certo para dar a sua participação e, claro, se tiver algo realmente relevante para dizer. Mas não se esqueça de respeitar as ideias do colega, mesmo se elas forem diferentes da sua.

Como se comportar bem em reuniões: Não falar nada

Se falar muito não é bom, entrar mudo e sair calado não é legal. Passar despercebido pode transmitir a imagem de desleixado ou desinteressado. Tudo bem que talvez você tenha receio de participar. Mas se seguir os conselhos acima você terá a oportunidade de falar algo e, de fato, contribuir para a reunião.

Mas se o demo lhe dominar, faça anotações, isso pode ajudar a passar a sensação de interesse.

Como se comportar bem em reuniões: Resolver outras coisas

Resolver outras urgências durante a reunião para ganhar tempo é algo que deve ser evitado. Pare de ficar mexendo no celular. Isso gera desconforto nas pessoas.

Você está na reunião para acompanhar o que está sendo dito e para contribuir quando necessário. Deixe para fazer suas coisas quando a reunião terminar ou antecipe-se, como sugerimos mais acima.

Como se comportar bem em reuniões: abusar de termos técnicos

Termos técnicos, principalmente se tiver pessoas de outras áreas na reunião, não ajudam em nada. Pelo contrário, fica chato. Em vez disso, dê exemplos e faça comparações para ser facilmente entendido.

Como se comportar bem em reuniões: falar muito de si mesmo

Você se dedicou bastante ao projeto? Bacana. Mas não é necessário falar apenas de como se dedicou ao projeto ou de sua importância no desfecho do resultado que está sendo apresentado. Valorize a participação dos colegas e, principalmente, mostre o que a empresa vai ganhar ao aceitar o que está sendo proposto.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Conteúdo protegido!