fbpx

6 dicas para ser um pai presente na vida do seu filho

A chamada paternidade ativa se tornou essencial na relação com os filhos. Afinal, ser um pai presente é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças.

Em um mundo em constante evolução, a figura paterna também se transforma. Os dias em que os pais eram vistos apenas como provedores financeiros ficam para trás.

Se você quer entender como ser um pai presente, acompanhe a leitura. Neste artigo, vamos explorar o que é a paternidade ativa, qual é a importância desse papel e como colocar isso em ação!

Conteúdo do artigo

O que é a paternidade ativa?

A paternidade ativa é um conceito que vai além do simples papel de gerar e prover. Ser um pai presente significa se envolver de maneira significativa na vida dos filhos.

Isso inclui compartilhar responsabilidades, experiências e emoções. Portanto, implica em estar por perto física e emocionalmente, contribuindo para o crescimento e bem-estar das crianças.

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

Qual é a importância de ser um pai presente?

A presença na vida de uma criança é essencial por diversas razões. Aqui estão alguns dos principais motivos para você trabalhar na relação entre pai e filho:

  • desenvolvimento emocional: um pai envolvido e amoroso ajuda a construir a autoestima e a segurança. Por sua vez, isso contribui para relacionamentos saudáveis no futuro;
  • aprendizado: pais ativos podem oferecer uma gama diversificada de experiências e conhecimentos, enriquecendo a aprendizagem das crianças;
  • comportamento: um pai presente é um modelo importante para os seus filhos. Sendo assim, demonstra comunicação, respeito e empatia para ser um exemplo valioso;
  • compartilhamento de responsabilidades: dividir as tarefas parentais alivia a pressão sobre a mãe e cria um ambiente mais equilibrado para o desenvolvimento da criança.

Como ser um pai presente na prática?

Agora que entendemos a importância de ser um pai presente, vamos explorar algumas maneiras de colocar esse conceito em prática.

1. Dividir os cuidados com a mãe

Assumir responsabilidades na rotina, como cuidar da alimentação ou da higiene da criança, demonstra apoio. Além disso, fortalece os vínculos familiares, não só com o cônjuge, como também com o filho.

2. Reservar tempo para a criança

Seu filho deve ser uma prioridade. Portanto, dedique tempo exclusivo para brincar, conversar e se envolver nas atividades favoritas dele. Isso cria momentos especiais de conexão.

No entanto, para que seja efetivo, esse precisa ser um tempo de qualidade. Ou seja, você tem que se desconectar do celular, do trabalho e de outros afazeres para dar atenção total à criança.

3. Demonstrar interesse pela vida do filho

Crie o hábito de fazer perguntas sobre o dia da criança. Busque entender as suas atividades e conhecer os seus amigos.

Mostre genuíno interesse em sua vida. Isso desenvolve a comunicação e fortalece o laço entre vocês. Contudo, é importante criar um ambiente em que o seu filho sinta que pode confiar em você.

4. Dialogar sempre

A comunicação aberta é crucial. Esteja disponível para ouvir as preocupações e os sentimentos da criança, criando um ambiente de confiança.

Portanto, não julgue ou minimize o que ela sente. Em vez disso, escute com atenção o que tem a dizer e ofereça a ajuda necessária.

5. Ser um modelo de comportamento

Sem dúvidas, as crianças aprendem pelo exemplo dos pais e de outras pessoas que fazem parte da sua rotina.

Sendo assim, adote comportamentos que você acredita serem benéficos para o seu filho. Além disso, demonstre os valores que deseja transmitir a ele.

6. Ser afetuoso

Abraços, carinhos e palavras de amor são essenciais para um bom desenvolvimento emocional das crianças.

Além de ajudar elas a crescerem mais confiantes, isso também faz de você um pai presente, que tem um laço genuíno com o seu filho.

Da mesma maneira como acontece em outras relações, ser um pai presente requer comprometimento e esforço. Contudo, os benefícios para a família são inestimáveis.

Quando os pais estão ativamente envolvidos na vida de seus filhos, contribuem para o florescimento de indivíduos mais seguros, saudáveis e felizes. 

Portanto, lembre-se: ser um pai presente é um investimento que vale a pena fazer!

Gostou dessas dicas? Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais para entender mais sobre o universo masculino. Estamos no Instagram, no Facebook, no X e no YouTube!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.