fbpx

4 dicas para restaurar carro antigo como hobby

Você sabia que hoje em dia muitas pessoas decidem restaurar carro antigo somente como hobby? Isso mesmo! 

Tal prática não serve apenas para manter os veículos bonitos para exposições ou museus, mas também pode ser encarada como uma terapia.  

Afinal, todo o processo exige dedicação, estudo e atenção, fazendo com que cada etapa finalizada seja uma fonte de prazer para aqueles que realizam essa façanha.  

No entanto, quando falamos a respeito do assunto, há quem pense que tal atividade é muito complicada. Não se engane, viu? 

Assim que começar a restaurar carro antigo, da mecânica ao acabamento, você já poderá sentir os benefícios dessa iniciativa. 

Baixe o e-book: Guia de Combinar roupas e Sapatos

No artigo de hoje, ensinamos como realizar toda a empreitada com sucesso. Para entender, basta conferir este conteúdo especial e anotar as nossas recomendações!

Conteúdo do artigo

1. Considere o seu orçamento 

Sem dúvida, o orçamento é o primeiro passo para restaurar carro antigo. Você precisa definir quanto pode gastar nessa missão, sempre encarando o projeto de um modo realista.  

Logo, será preciso calcular: 

  • o valor da aquisição do veículo que será reformado;
  • as peças e os materiais necessários;
  • as ferramentas e os demais equipamentos utilizados;
  • a mão de obra, caso solicite a ajuda de terceiros;
  • uma reserva financeira para driblar imprevistos ao longo do caminho.  

2. Escolha o modelo do carro 

Outro ponto que deve ser considerado diz respeito ao modelo de veículo escolhido. 

Nessa fase, você deverá, sim, considerar o seu gosto pessoal, mas também verificar se as peças necessárias para a restauração poderão ser encontradas com facilidade.  

Em geral, quanto mais antigo for o carro, mais difícil será encontrar determinados itens — o que tornará a aquisição deles mais cara do que o normal.  

Caso essa seja a sua primeira restauração, talvez seja válido investir em um modelo que não seja tão raro assim. 

Desse modo, você conseguirá aprender e treinar bastante para, então, ter um segundo trabalho ainda melhor.  

3. Adquira as peças necessárias 

O ideal é ter todas as peças em mãos antes de começar a restaurar carro antigo. Tal cuidado evitará a interrupção do processo e, consequentemente, o aumento do prazo para a finalização.  

Porém, algumas podem ser bem raras ou apresentar um valor elevado. Com isso em mente, a sugestão é garimpar no mercado de reposição, especialmente em lojas de autopeças ou em sites específicos.  

Você também pode visitar desmanches ou, em casos extremos, apostar em uma fabricação personalizada — produzindo peças sob medida. 

Seja como for, não descarte a possibilidade de conversar com um especialista antes de dar qualquer passo importante. 

4. Comece a restaurar carro antigo  

Assim que passar pelas etapas anteriores, finalmente chega o momento de iniciar a restauração, conforme o passo a passo a seguir.

A mecânica

Basicamente, esta é a parte fundamental para que o veículo funcione de maneira plena e, claro, confiável. 

Em resumo, a mecânica envolverá a revisão e o reparo do motor, da transmissão, da suspensão, dos freios e dos sistemas elétricos. 

Tal tarefa exige habilidades específicas e, em certas situações, você pode sentir a necessidade de contar com um profissional experiente no assunto: o mecânico. 

A funilaria 

A próxima fase é partir para a funilaria. A recomendação é que você reúna o máximo de referências de veículos antigos para se inspirar e, assim, obter resultados incríveis com a sua restauração.  

Neste contexto, será preciso utilizar técnicas específicas para remover a pintura e manter a carroceria \”crua\”. 

Corrija amassados, ferrugens e demais imperfeições. Depois, prepare o local e aplique uma nova tinta, de acordo com as suas preferências. 

A montagem 

Então, você poderá fazer a montagem, que consiste na última etapa da restauração do carro antigo. Assim, é interessante reunir todos os componentes e peças que foram substituídos ou restaurados. 

Posteriormente, monte o veículo com atenção e cuidado, garantindo que todos os detalhes estejam em seus devidos lugares. 

Ao terminar a tarefa, realize testes e ajustes para checar se ele está em condições seguras para ser utilizado.

Como vimos, restaurar carro antigo não é tão difícil assim. Basta ter cuidado, dedicação e, sempre que necessário, conversar com pessoas que já viveram essa experiência. 

Se você gostou da leitura e deseja continuar se aprofundando em assuntos como este, aproveite para acompanhar as nossas redes sociais: Facebook, X, Instagram e YouTube. Nos encontramos por lá!


Quer saber como se vestir melhor usando as próprias roupas?

Preparamos este e-book com várias dicas de combinação de roupas e calçados, para que usando as peças do seu guarda-roupas você possa ficar sempre com o visual nos trinks! Que tal conferir?

E-book como combinar sapatos e roupas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.